O valor das rotinas em casa

· 25 de maio de 2017

O valor das rotinas em casa é imenso, tanto para a harmonia na dinâmica familiar como para infundir bons hábitos em nossos pequenos. Os lares onde reinam a falta de autoridade e a falta de estrutura formam crianças igualmente desrespeitosas e desorganizadas. Vamos levar você a refletir sobre as rotinas do seu lar e analisar sua eficácia.

Rotinas com bebês

Se você quer ter algum tempo disponível para si mesma, as rotinas são indispensáveis quando se tem um ou mais bebês em casa. Criar horários (aproximados) é a melhor maneira de ter um dia previsível, organizado e de poder fazer planos com “seu tempo”.

Com isso nos referimos ao fato de que os bebês devem ter uma rotina de alimentação, banho, estímulos e tomar sol com horários que lhe permitam organizar o seu dia, enquanto eles vão regulando seus períodos pouco a pouco.

Naturalmente, tudo com critério, já que, por exemplo, para um bebê de apenas um mês é muito difícil se ajustar a horários de alimentação e sono, embora você já possa ir organizando uma sequência de mamadas, estímulos sensoriais e sonecas. Você também pode respeitar os horários de tomar sol e banho, que dependem totalmente de você.

A maioria dos bebês até os dois ou três meses geralmente já têm intervalos de mais ou menos três horas para comer. Peça ajuda de uma consultora em amamentação ou de seu pediatra se você acredita que não está conseguindo isso, pois um bebê que come bem deve dormir bem, e é somente assim que você poderá ir criando uma rotina eficaz. Um bebê que não se alimenta bem geralmente dorme pouco, chorando mais e ficando mais irritado.

Rotinas com crianças pequenas

Quando os pequenos começam a frequentar o berçário ou a escola é importante ajustar a rotina do lar. Deve-se considerar que as horas de sono irão satisfazer seu filho para que ele tenha energia para brincar e se divertir e assim aproveitar tudo o que a escola tem a oferecer.

menina-dormindo

Tenha em mente o seguinte:

  • Considere os horários em que a criança deve ir dormir e depois se levantar. A rotina da manhã é muito mais importante,pois o dia deve começar bem tanto para elas como para você.
  • A maioria das crianças precisa de tempo para acordar, tomar o leite e escolher o que vestir. Trate de ter tempo para elas sem ter que apressá-las.
  • Quando chegar em casa de novo, a rotina volta a ser importante para infundir bons hábitos às crianças. Ensine-as a lavar as mãos quando chegar, trocar de roupa, ou o que convenha segundo a dinâmica da sua família.
  • Lembre-se de ter horários fixos para o banho e para as refeições, assim como para brincar.
  • Cuide para que ao comer também haja hábitos corretos, como manter-se sentadas na cadeira e usar o guardanapo, por exemplo. Você pode encorajá-las também a tentar usar os talheres.
  • Também é importante que ao terminar de brincar elas logo comecem a recolher os brinquedos na medida em que conseguirem.

Rotinas com crianças mais velhas

As crianças maiores já começam a ter outras responsabilidades, como deveres escolares, o que você deve incluir como parte da rotina diária.

  • Organize a rotina da manhã com cartazes com fotos ou imagens em que elas possam visualmente saber o que devem fazer: tomar banho, se vestir, tomar café da manhã… Inclua ali cada atividade que lhe interesse que esteja presente na rotina da manhã.
  • Ao chegarem em casa, também deve haver horários para comer, ver televisão, brincar, fazer o dever de casa e tomar banho.
  • Cada uma dessas atividades deve ter também seu próprio processo. Ou seja, na hora de tomar banho a criança deve ser capaz de fazer isso sozinha, ou com pouca ajuda, vestir sua roupa, recolher a roupa suja e colocá-la no cesto, e deixar o banheiro arrumado, por exemplo.
  • Nessa etapa da rotina, criar bons hábitos escolares é indispensável. A tarefa deve ser feita na mesma hora e em lugar apropriado, com iluminação e ventilação suficientes, pouco ruído e distrações. Ao terminar, a criança deve recolher tudo e arrumar sua mochila para o dia seguinte.
  • Na hora da refeição, peça a elas que colaborem para por a mesa, e ao terminar que recolham seu prato e o levem para a cozinha.
crianca-rotina

As rotinas são sinônimo de perseverança

Saiba que criar rotinas eficazes em casa demanda disciplina e perseverança de sua parte, além de esforço e critério para organizá-las da melhor maneira. No entanto, os resultados não serão demorados e valerão muito a pena.

Ser disciplinada e perseverante na hora de criar as rotinas implica seguir com elas um dia após o outro, com determinação inabalável. Se você for deixar o assunto dos processos e horários somente para os dias em que quiser repreender seus filhos, e o resto dos dias você sabotar os horários que já foram estabelecidos ficará muito mais difícil conseguir incorporar rotinas na sua dinâmica familiar.

Amor e bom humor

Amor e bom humor são a chave para instaurar rotinas em casa sem fazer com que a convivência se torne tensa. Educar seus filhos não é questão de repreender, educar é criar com amor, paciência e perseverança.