Desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos
Você já se perguntou como é possível que seu filho, que antes tinha dificuldades para engatinhar, agora pratica esportes e faz acrobacias? Em seguida, vamos examinar as características do desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos de idade.
Desde os reflexos neonatais até a escrita de frases, o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos é um estágio de evolução e aprendizagem contínuo, tanto para elas quanto para seus pais.
Neste período, uma série de mudanças nas habilidades motoras permitem a coordenação de ossos, músculos, tendões e nervos. A capacidade de caminhar e a precisão para pegar as coisas são duas habilidades que definem os seres humanos.
Começam a se desenvolver no momento do nascimento, e alguns órgãos são vitais nesse processo, entre os quais destacamos:
- Cérebro.
- Medula espinhal.
- Nervos periféricos.
- Músculos.
- Articulações.
O sistema nervoso, responsável pelo desenvolvimento motor, amadurece em uma ordem preestabelecida. A sequência é clara e previsível, por isso permite monitorar e detectar possíveis anomalias.
O primeiro sinal de desenvolvimento motor nas crianças
O primeiro sinal de atividade motora está na cabeça. O recém-nascido pode virar de um lado para o outro quando está de barriga para cima. Se estiver virado para baixo, consegue levantá-la um pouco.
Pouco a pouco, o bebê vai desenvolver o movimento das mãos, essencial para o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos.
Há várias etapas pelas quais a criança passa. Quando nasce mede, em média, 50 centímetros e pesa 3,5 quilos. Ele tem cabeça e olhos grandes, um nariz pequeno e bochechas gordas. A partir daí, começa a curva do desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social.
“No desenvolvimento motor de crianças, alguns órgãos têm papel fundamental, como o cérebro, a medula espinhal, os nervos periféricos, os músculos e as articulações”.
A partir dos dois meses de idade, começa a coordenação dos olhos com as mãos. A criança vê um objeto e tenta agarrá-lo, até que com a prática ele consegue pegar.
Sorri e mostra a língua
De três meses a um ano de idade, podemos diferenciar três estágios bem marcados em termos de desenvolvimento motor da criança:
- Aos três meses, o bebê começa a sorrir e a mostrar a língua. Ele consegue ficar sentado com apoio. Com o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos, elas também começam a balbuciar. Mantêm as mãos abertas e seguram um objeto com os dedos e a palma da mão.
- A partir dos seis meses, o bebê começa a engatinhar e senta sem ajuda. Alguns meses depois, ele poderá se sustentar em pé sozinho e dar alguns passos. Embora desajeitadamente, ele segura objetos com as duas mãos sem envolver os dedos e solta. Também consegue levar a mão até o lado oposto do corpo.
- Mais ou menos a partir dos 6 meses, sua independência e curiosidade aumentam. Leva tudo à boca, por isso é uma etapa que exige muita atenção por parte dos pais.
Caminhando com ajuda
Com um ano, descobre as escadas, que consegue subir com ajuda. Constrói uma torre de dois cubos, joga e busca a bola com as mãos e os pés. Ele também é capaz de pegar objetos com o indicador e o polegar.
Ele começa a comer sozinho e se senta em uma cadeirinha. Sua autonomia aumenta, mas também suas manhas e os ciúmes.
Aos dois anos sobe e desce as escadas sozinho, pula com os dois pés e chuta uma bola. Seu desenvolvimento social e cognitivo aumenta e interage mais com outras crianças.
É capaz de desenhar linhas e folhear livros. Ele se alimenta com uma colher e forma frases, embora às vezes incoerentes.
Desce no escorregador
Correr rápido, copiar um círculo ou ficar em um pé só são habilidades que são desenvolvidas após os 3 anos. Cortar com tesoura, montar um quebra-cabeça de três peças, descer no escorregador e caminhar na ponta dos pés também.
Aos quatro anos, a criança fica em um pé só por mais tempo. Pula, escala e dança com habilidade. Ela se inclina e toca o chão com as mãos e abre uma fechadura com uma chave. Expressa pensamentos, aperfeiçoa desenhos e gosta de brincadeiras e jogos em grupo.
Completou 5 anos: já escreve palavras
A partir dos cinco anos, a criança pode descer escadas com um pé em cada degrau. Copia triângulos, números e palavras simples, em letras maiúsculas e minúsculas. Também faz nós e corta com as tesouras seguindo as linhas. Também já consegue escrever frases.
Nesta idade, a criança pode mudar de direção enquanto corre e anda em uma tábua, mantendo o equilíbrio. Também pula para trás.
Aparece a dominância lateral
Posteriormente, começa a estabelecer a preferência por uma mão, um olho e um pé, processo conhecido como dominância lateral. Se conseguir a correspondência entre os três órgãos, falamos em lateralidade homogênea. Caso contrário, ela será cruzada.
O desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos alcançou, a esta idade, uma gama bastante ampla de atos próprios, o que aumentará em precisão, resistência, velocidade, coordenação e força durante o crescimento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Madrona, P. G. (2004). Desarrollo psicomotor en educación infantil (0-6 años). Wanceulen SL.
- Cratty, B. J. (1979). Perceptual and motor development in infants and children. https://eric.ed.gov/?id=ED164540
- Wade, M. G., & Whiting, H. T. A. (Eds.). (1986). Motor development in children: Aspects of coordination and control. M. Nijhoff.