6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

Última atualização: 08 fevereiro, 2018

As crianças precisam se exercitar. Ao contrário dos adultos é importante se manterem ativos a maior parte do tempo. Existem múltiplas atividades para crianças de 2 a 5 anos que melhoram sua psicomotricidade, que pode ir se modificando com o crescimento.

A partir do primeiro ano de vida é muito importante promover atividades que ajudem o bebê a desenvolver sua motricidade fina e grossa, e também sua linguagem. Desde os 2 anos de idade já é possível praticar muitas atividades com ele, e a partir dos 5 anos é recomendável incentivá-lo a participar de esportes mais difíceis.

6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

Natação

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Não beneficia apenas os músculos, mas também o sistema respiratório e o coração.

Com dois ou três anos a criança já pode começar a ter aulas, mas é necessário que você esteja ciente de certas medidas de segurança. O melhor é que essa atividade seja sempre supervisionada por um monitor especializado e pelos próprios pais.

Aprender a nadar ajuda a criança a perder o medo da água e ensina a relaxar. Além disso ela poderá aproveitar outras atividades aquáticas no futuro.

Andar de bicicleta

A criança pode começar com a ajuda de um triciclo, e ir subindo em dificuldade. O ciclismo é um esporte muito funcional, porque a sua prática além de ser muito divertida, estimula suas capacidades motoras.

Andar de triciclo é uma boa atividade para as crianças de 3 anos, que já dominam bem a arte de caminhar, correr e pular com os dois pés. O meio de transporte vai evoluindo em tamanho à medida que o bebê cresce. Assim como a natação é um esporte que se adapta a todas as idades, mas é preciso também prestar atenção às medidas de segurança.

6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

Atividades para crianças com bola

É possível realizar esse exercício desde os 2 anos, e as crianças geralmente adoram. Com esse esporte gastam muita energia, já que exercitam quase todas as suas articulações. Depois dos 5 anos já podem começar a participar de aulas de futebol de uma maneira formal.

Treinar para esse esporte permite o desenvolvimento da sua velocidade e resistência, além de ensiná-los a trabalhar em equipe.

“Eu falhei uma ou outra vez na minha vida, por isso obtive sucesso” – Michael Jordan

Ginástica rítmica ou artística

A ginástica rítmica é um dos exercícios preferidos pelas garotas, ainda que possa ser praticado por ambos os sexos. Permite que se exercite todo o seu corpo, além de desenvolver o sentido de ritmo e a elasticidade. Pode-se praticar desde cedo e como toda a atividade, sua dificuldade vai aumentando à medida que a criança cresce e adquire mais habilidades.

Atividades para crianças relacionadas a dança

As crianças dançam de uma forma livre desde que são bebês. A dança é uma atividade perfeita para qualquer criança, e que além de ser um esporte, é reconhecida como arte.

Praticar dança gera um excelente sentido de harmonia, ritmo e equilíbrio, além de ensinar a expressar emoções. Elimina tensões e permite que conheçam outras crianças com o mesmo gosto pela dança.

6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

Alguns conselhos para os pais sobre as atividades para crianças

A quantidade de atividades esportivas que uma criança de 2 anos pode fazer é infinita. Nada deveria privá-lo de experiências tão boas e positivas como andar de bicicleta, dançar, correr, pular e fazer atividades na água. 

Atualmente é muito importante minimizar as rotinas que incentivam o sedentarismo, já que é comprovado que a inatividade infantil pode causar muitos problemas na idade adulta. Muitas crianças sofrem de diabetes e sobrepeso por conta da uma má alimentação e da falta de rotinas de atividades físicas.

Não é necessário que a criança pratique algum esporte em particular. O importante é que a partir do momento que aprenda a caminhar seja incentivada a se mover. É possível começar com atividades fáceis e apropriadas à sua idade e sua situação.

O esporte não distingue sexos. Ambos os gêneros podem praticar qualquer tipo de esporte que desejem, porque nenhum é melhor que o outro. As crianças precisam saber disso para não serem influenciadas por informações erradas e perigosas.

Por último, é vital saber que esses tipos de atividades esportivas precisam ser iniciadas desde cedo. É preciso criar uma rotina agradável se queremos que as crianças mantenham esse costume na idade adulta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.