6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

· 21 de setembro de 2017

As crianças precisam se exercitar. Ao contrário dos adultos é importante se manterem ativos a maior parte do tempo. Existem múltiplas atividades para crianças de 2 a 5 anos que melhoram sua psicomotricidade, que pode ir se modificando com o crescimento.

A partir do primeiro ano de vida é muito importante promover atividades que ajudem o bebê a desenvolver sua motricidade fina e grossa, e também sua linguagem. Desde os 2 anos de idade já é possível praticar muitas atividades com ele, e a partir dos 5 anos é recomendável incentivá-lo a participar de esportes mais difíceis.

6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

Natação

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Não beneficia apenas os músculos, mas também o sistema respiratório e o coração.

Com dois ou três anos a criança já pode começar a ter aulas, mas é necessário que você esteja ciente de certas medidas de segurança. O melhor é que essa atividade seja sempre supervisionada por um monitor especializado e pelos próprios pais.

Aprender a nadar ajuda a criança a perder o medo da água e ensina a relaxar. Além disso ela poderá aproveitar outras atividades aquáticas no futuro.

Andar de bicicleta

A criança pode começar com a ajuda de um triciclo, e ir subindo em dificuldade. O ciclismo é um esporte muito funcional, porque a sua prática além de ser muito divertida, estimula suas capacidades motoras.

Andar de triciclo é uma boa atividade para as crianças de 3 anos, que já dominam bem a arte de caminhar, correr e pular com os dois pés. O meio de transporte vai evoluindo em tamanho à medida que o bebê cresce. Assim como a natação é um esporte que se adapta a todas as idades, mas é preciso também prestar atenção às medidas de segurança.

6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

Atividades para crianças com bola

É possível realizar esse exercício desde os 2 anos, e as crianças geralmente adoram. Com esse esporte gastam muita energia, já que exercitam quase todas as suas articulações. Depois dos 5 anos já podem começar a participar de aulas de futebol de uma maneira formal.

Treinar para esse esporte permite o desenvolvimento da sua velocidade e resistência, além de ensiná-los a trabalhar em equipe.

“Eu falhei uma ou outra vez na minha vida, por isso obtive sucesso” – Michael Jordan

Ginástica rítmica ou artística

A ginástica rítmica é um dos exercícios preferidos pelas garotas, ainda que possa ser praticado por ambos os sexos. Permite que se exercite todo o seu corpo, além de desenvolver o sentido de ritmo e a elasticidade. Pode-se praticar desde cedo e como toda a atividade, sua dificuldade vai aumentando à medida que a criança cresce e adquire mais habilidades.

Atividades para crianças relacionadas a dança

As crianças dançam de uma forma livre desde que são bebês. A dança é uma atividade perfeita para qualquer criança, e que além de ser um esporte, é reconhecida como arte.

Praticar dança gera um excelente sentido de harmonia, ritmo e equilíbrio, além de ensinar a expressar emoções. Elimina tensões e permite que conheçam outras crianças com o mesmo gosto pela dança.

6 atividades para crianças de 2 a 5 anos

Alguns conselhos para os pais sobre as atividades para crianças

A quantidade de atividades esportivas que uma criança de 2 anos pode fazer é infinita. Nada deveria privá-lo de experiências tão boas e positivas como andar de bicicleta, dançar, correr, pular e fazer atividades na água. 

Atualmente é muito importante minimizar as rotinas que incentivam o sedentarismo, já que é comprovado que a inatividade infantil pode causar muitos problemas na idade adulta. Muitas crianças sofrem de diabetes e sobrepeso por conta da uma má alimentação e da falta de rotinas de atividades físicas.

Não é necessário que a criança pratique algum esporte em particular. O importante é que a partir do momento que aprenda a caminhar seja incentivada a se mover. É possível começar com atividades fáceis e apropriadas à sua idade e sua situação.

O esporte não distingue sexos. Ambos os gêneros podem praticar qualquer tipo de esporte que desejem, porque nenhum é melhor que o outro. As crianças precisam saber disso para não serem influenciadas por informações erradas e perigosas.

Por último, é vital saber que esses tipos de atividades esportivas precisam ser iniciadas desde cedo. É preciso criar uma rotina agradável se queremos que as crianças mantenham esse costume na idade adulta.