Os bebês menores de seis meses não sabem respirar pela boca

4 de junho de 2017

É muito importante manter limpo o nariz dos bebês porque quando eles são menores de seis meses ainda não sabem respirar pela boca. Quando o pequeno está resfriado e as suas vias respiratórias estão congestionadas a sua qualidade de vida pode piorar, porque eles respiram com dificuldade, afetando o seu sono, alimentação, e desenvolvimento em geral.

Ter o nariz congestionado pode ser muito desconfortável, além disso no caso dos bebês, devido ao seu sistema respiratório não ter amadurecido o suficiente, eles não podem ajudar-se a si mesmos respirando pela boca. Neste sentido, é vital ajudá-lo a limpar o seu nariz com aspirações nasais e outras técnicas que vamos ver mais na frente.

Como afeta ao bebê não saber respirar pela boca?

Não há necessidade de explicar tudo o que nos pode afetar o fato de não podermos respirar, no caso dos adultos, isto é bastante incômodo,  mas temos a opção de fazer entrar um pouco de ar pela boca.

No entanto para os bebês menores de seis meses é um verdadeiro trauma ter o nariz congestionado pela mucosidade, ou entupido de alguma outra maneira, pois eles não têm adequado o seu sistema para respirar de outro jeito.

Por outro lado, também não é fácil ensinar-lhes a respirar pela boca, pois esta dificuldade é algo que está no seu sistema; nesse caso, o melhor que podemos fazer por ele é ajudá-lo a descongestionar o seu nariz.

 

Se a obstrução das vias respiratórias é por causa de um resfriado é importante consultar um especialista e ajudá-lo a descongestionar-se; no entanto, é conveniente estar atentos de que não exista nenhum obstáculo externo que impeça a sua respiração regular.

Entre as principais condições que podem causar uma obstrução respiratória no bebê encontramos a falta de apetite ou dificuldade para alimentar-se, e a interrupção do sono. Se o bebê está resfriado pode ser que não coma com normalidade, especialmente porque é alimentado no peito ou mamadeira, pelo qual necessitará manter limpo o seu nariz.

O sono do bebê também pode sofrer sérias alterações se ele não puder respirar bem, pois o desconforto de ter o nariz entupido, não o deixará dormir com facilidade e lhe ocasionará interrupções frequentes.

A falta de ar ao tentar dormir pode produzir sérios problemas no sono e, portanto, no desenvolvimento do bebê; tanto se é produzido pela presença de um resfriado, como se acontece por causa de alguma obstrução mecânica.

Como ajudá-lo a respirar melhor?

É fundamental ter em conta que diante de um resfriado do bebê devemos atuar rapidamente a favor do seu descongestionamento nasal, especialmente porque quando são tão pequenos a sua dificuldade respiratória poderia causar-lhe problemas maiores.

É conveniente manter o seu nariz limpo o tempo todo, pois nesses primeiros meses ele aprenderá a respirar para sempre, ao mesmo tempo que seu sistema se desenvolve em sua totalidade.

Da mesma forma, é especialmente importante descongestionar o seu nariz antes de comer e de dormir, que é quando a dificuldade se torna mais perceptível. Com cada gole o bebê precisará respirar, pelo qual a alimentação poderia complicar-se; igualmente, ao dormir é primordial que as suas vias respiratórias estejam totalmente limpas.

Para ajudá-lo a respirar melhor podemos aproveitar as seguintes recomendações

● É muito benéfico fazer lavagens nasais com água do mar, inclusive quando não tenha o nariz congestionado porque ajuda a hidratar a mucosa e previne o acúmulo de contaminantes.

● Certifique-se de que o seu nariz esteja limpo antes de comer.

● O amadurecimento total do seu sistema respiratório não chegará até aproximadamente os 16 anos, motivo pelo qual é conveniente que a lavagem nasal se converta em um hábito de higiene.

Aspirar o excesso de mucosidade das fossas nasais com regularidade, pois isto não somente o ajuda a respirar melhor na hora de comer e dormir, mas também favorece a prevenção da otite e outros transtornos respiratórios.

A estrutura do sistema respiratório do bebê causa-lhe dificuldades naturais para respirar, por isso  recomenda-se estar atento perante qualquer possível obstrução das vias.

Evitar a congestão ou a presença de obstáculos externos perto do seu nariz é vital para que a sua respiração se desenvolva conforme necessário.