O desenvolvimento da personalidade em crianças
A personalidade é uma construção psicológica que se refere a um conjunto de traços emocionais, cognitivos e comportamentais, mais ou menos estáveis e duradouros, que caracterizam uma pessoa e a diferenciam das demais. Porém, precisamos saber que não nascemos com um caráter claramente marcado, mas sim que o desenvolvimento da personalidade ocorre de forma progressiva e ao longo do tempo.
As experiências e relações afetivas que são estabelecidas durante os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da personalidade. Você quer saber como isso evolui durante a primeira infância? Descubra todas as etapas pelas quais os pequenos passam!
O desenvolvimento da personalidade em crianças
De acordo com o psicólogo francês Henri Wallon, é possível diferenciar várias etapas no desenvolvimento da personalidade durante a primeira infância. A seguir, vamos descrever quais são elas.
O desenvolvimento da personalidade desde o nascimento até os 3 anos
A partir do momento em que os bebês nascem, eles já começam a desenvolver a sua personalidade. Assim, aos poucos, até os 3 anos de idade, as crianças adquirem as seguintes competências relacionadas com a construção da sua própria identidade:
- Diferenciam entre o eu e o não-eu, isto é, entre o mundo interno e o externo. Dessa forma, as crianças começam a se perceber como pessoas individuais e diferentes das outras.
- Tornam-se conscientes das suas próprias ações (o que elas mesmas fazem) e das diferenças com as ações de outras pessoas (o que os outros fazem).
- Aprendem a diferenciar entre o que pertence a elas e o que é propriedade de outros.
Dos 3 aos 6 anos
Entre os 3 e os 6 anos de idade ocorre o estágio do personalismo, que se divide em três fases distintas:
- Fase de oposição e inibição: aos 3 anos, as crianças precisam reafirmar a sua identidade, favorecendo o desenvolvimento da independência. Por isso, elas constantemente mostram uma atitude de oposição, rejeição e negativismo para com os outros, especialmente para com os adultos de referência. Essa fase também é conhecida como fase da teimosia.
- Fase de graça: aos 4 anos, as crianças precisam do afeto e da aprovação contínua dos outros. Para isso, tentam seduzir as pessoas em seu entorno imediato por meio de gestos, palavras e ações. Essa é a fase do narcisismo.
- Fase de imitação ou representação de papéis: entre os 5 e os 6 anos, as crianças pequenas tentam assimilar, internalizar e copiar as características das pessoas que admiram, geralmente um dos pais, de modo que se identificam com eles.
Quais fatores influenciam o desenvolvimento da personalidade das crianças?
Conforme vimos até agora, existem diferentes períodos pelos quais as crianças passam para desenvolver a própria personalidade. Além disso, existem vários fatores que influenciam e condicionam esse processo:
- Fatores hereditários: é a herança genética herdada dos pais. Refere-se aos aspectos mais estáveis e imutáveis da personalidade que são observados em crianças desde muito pequenas.
- Fatores ambientais: o ambiente em que as crianças crescem desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da personalidade, pois, dependendo do contexto cultural e social em que vivem e das relações afetivas que estabelecem com o entorno, elas vão interpretar o mundo e responder a ele de diferentes maneiras. Assim, entre os fatores ambientais, estão os seguintes:
- Experiências afetivas e sociais: são todos os eventos relevantes que ocorrem no ambiente próximo das crianças. As primeiras experiências são marcadas pelos laços de apego criados com os cuidadores principais. Mais tarde, conforme as crianças vão crescendo, elas precisam enfrentar situações afetivas e sociais cada vez mais complexas. Por exemplo: o nascimento de um irmão, a entrada na escola, etc.
- Valores e crenças: as crianças, desde muito cedo, assimilam e adquirem os valores e as crenças transmitidos pelos pais e, por isso, os seus comportamentos são determinados por um conjunto de regras e normas sociais.
“Todos nós nascemos com um mapa genético único, que estabelece as características básicas da nossa personalidade, bem como nossa saúde física e nossa aparência. No entanto, todos sabemos que as experiências de vida nos mudam”.
-Joan D. Vinge-
Em resumo: os primeiros anos de vida das crianças são cruciais para o desenvolvimento da personalidade.
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