Deveres das madrinhas: conheça 7 deles e sua importância

18 Janeiro, 2019
A figura da madrinha não se limita apenas a ocasiões religiosas ou datas especiais. É uma figura central na vida de uma criança. Sempre se deseja tê-la ao lado para tudo o que for necessário.

Alguma vez você já se perguntou quais são os deveres das madrinhas? Além de proteger e cuidar de seu afilhado, a madrinha tem mais responsabilidades adquiridas com o título. Se você vai ter o privilégio de amar um bebê, deve prestar atenção às responsabilidades que te esperam.

Ser nomeada madrinha é mais do que um cargo importante ante a chegada de um bebê. Ser madrinha é adotar uma posição de preferida ao acompanhar aquela criança em sua vida.

Embora a ideia de ser madrinha esteja intimamente relacionada à religião, ela não precisa se restringir a essa tarefa. Quando você ler os principais deveres das madrinhas, vai descobrir muito mais sobre esse título tão reconfortante.

Deveres das madrinhas

  • Dar apoio, confiança e amor ao seu afilhado. Você é alguém próximo a ele, portanto deverá criar um vínculo direto e oferecer um espaço de confiança, no qual possa expressar seus pensamentos e sentimentos.
    • De você, não poderá faltar o amor e o apoio que ele necessitar.
  • Esteja presente em sua vida ativamente. Não basta comparecer no momento em que te nomeiam madrinha e só. As datas designadas como aniversários ou momentos importantes para o seu afilhado também exigem sua presença.
    • Não se esqueça que, nas recordações, aparecerão aquelas pessoas que significaram algo importante em sua vida. Não perca a oportunidade de acompanhá-lo em momentos cruciais.
madrinha brinca com o afilhado

  • Seja um bom modelo. Será inevitável que você se torne um modelo para o seu afilhado. Todas as pessoas ao redor dele se tornam um exemplo de como o mundo funciona e de como se integrar a ele.
    • Portanto, você deve se tornar aquilo que quer que ele seja: por você e por ele, para você e para ele.
  • Ofereça-lhe ferramentas para a vida. Outra de suas missões é fornecer recursos ao seu afilhado para que ele possa enfrentar as situações que aparecerão em sua vida.
    • Habilidades como resiliência, empatia e o gerenciamento de emoções podem ser essenciais no seu dia a dia.

Outros deveres das madrinhas

Enquanto o precedente poderia ser tomado como as noções básicas de ser uma madrinha, há também outras questões que devem ser consideradas. Por exemplo:

  • Mostrar interesse em sua educação. Neste ponto, é importante que você entenda a educação como o conjunto de aprendizados que seu afilhado receberá ao longo de sua vida. Tanto no nível escolar quanto no nível espiritual, moral e religioso.
    • É importante que você saiba concordar com os pais em que sentido a educação do seu afilhado será dirigida. Envolva-se e saiba o que eles querem ensinar e de que maneira.
  • Suporte para os pais. Não se esqueça de que o seu trabalho é realizado em consonância com o trabalho dos pais, que são, sem dúvida, as figuras mais importantes no desenvolvimento da criança.
    • Obviamente, não é preciso concordar em tudo, mas é necessário ser coerente com o que se pretende mostrar ao seu afilhado. Caso contrário, discrepâncias podem confundi-lo.
  • Amá-lo incondicionalmente. Você deverá fazer parte de sua vida, para que ele entenda que é amado pelo que é, e não pelo que faz. Uma criança que se sente amada como tal, vai crescer com um bom grau de autoconfiança e capacidade.
    • Além disso, o vínculo entre vocês será fortalecido e haverá um amor recíproco e incondicional em ambos os sentidos.

“Você é alguém próximo a ele, então você deve criar um vínculo direto e oferecer um espaço de confiança, no qual ele possa expressar seus pensamentos e sentimentos”

madrinha e afilhada brincando

Conclusão sobre ser madrinha

Ser madrinha implica muito mais do que, a priori, parece. Embora essa tarefa seja tradicionalmente associada a um título religioso, atualmente engloba muito mais.

Sem dúvida, não é um papel fácil, pois ser madrinha significa oferecer à criança mais um pilar em sua rede social de apoio e amor incondicional. Você deve decidir até que ponto está disposta a se envolver em sua vida e, acima de tudo, como pretende fazer isso.

Encorajamos você a aceitar a posição porque, apesar de tudo, os deveres das madrinhas são apenas parte de tudo que implica estar tão perto de uma criança. Com o tempo e com base no amor incondicional, você se tornará uma parte fundamental da sua vida.