Dia Mundial das Mães e dos Pais
Você sabia que o dia 1º de junho é o Dia Mundial das Mães e dos Pais? Foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, com o intuito de reconhecer o esforço e homenagear o trabalho de mães e pais em todo o mundo.
Nessa data especial, a mãe e o pai compartilham o protagonismo, já que ambos os pais são os principais responsáveis pela criação, o cuidado e a educação dos filhos.
“Ser pai não significa apenas ter um filho. É dar testemunho de sua vida.”
-Jodi Picoult-
Dia Mundial das Mães e dos Pais
Ser mãe ou pai é um trabalho que deve ser realizado 7 dias por semana, 365 dias por ano e 24 horas por dia. Portanto, é uma das responsabilidades mais importantes que uma pessoa pode assumir.
Durante os primeiros meses de vida, o papel dos pais é essencial para a sobrevivência do recém-nascido, tanto física como emocional e afetivamente. Mas quando os filhos começam a ser um pouco mais independentes, o cuidado, o apoio, a atenção e a educação que as mães e pais dão aos filhos ainda são vitais para o seu desenvolvimento adequado.
Por esse motivo, a Assembleia Geral da ONU decidiu reconhecer seu mérito e estabeleceu no calendário o dia 1º de junho como a data oficial para essa homenagem. Com as seguintes palavras se justificou a criação dessa celebração:
“Destacando o papel fundamental dos pais na educação dos filhos, o Dia Mundial das Mães e dos Pais também reconhece que a família tem a responsabilidade primária pela alimentação e proteção das crianças. Para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade, as crianças devem crescer em um ambiente familiar e em uma atmosfera de felicidade, amor e compreensão. “
Conciliar trabalho e vida familiar
Da mesma forma, no dia 1º de junho pretende-se reivindicar os direitos das famílias e, especificamente, dos progenitores. Portanto, governos e empresas são solicitados a tomar as medidas adequadas para garantir que mães e pais possam conciliar facilmente a vida profissional com a vida familiar.
Nesse sentido, é necessário levar em consideração que se os progenitores são os principais responsáveis pelo cuidado e a educação dos pequenos, é lógico pensar que eles devem passar mais tempo com os filhos, para que as crianças possam crescer saudáveis e felizes. Isso é essencial para o desenvolvimento e o progresso de qualquer sociedade e comunidade.
“A marca mais importante que vou deixar neste mundo é o meu filho.”
-Sarah Shahi-
Sobre o Dia Mundial das Mães e dos Pais
Agora você já sabe que o Dia Mundial das Mães e dos Pais é um dia para reivindicar o papel das famílias na construção de uma sociedade melhor. Para isso, ao contrário do que se pensava antigamente, tanto as mães quanto os pais devem ter um peso equitativo na criação dos filhos. Ou seja, ambos devem participar ativamente da educação dos filhos, sendo um exemplo de igualdade e destruindo estereótipos de gênero.
“Amor é quando a felicidade dos filhos é mais importante do que a sua própria.”
-Jackson Brown Jr.-
Tanto a mãe quanto o pai devem demonstrar o amor incondicional que sentem pelos filhos por meio de pequenos gestos que são realizados no dia a dia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ruiz de la Cuesta Fernández, S., & Bajo García, I. (2006). Conciliación de la vida familiar y laboral. Feminismo/s, nº 8 (dic. 2006); pp. 131-142. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/1185