3 dicas para fazer BLW em tupperwares

Vamos mostrar uma série de pontos-chave que você deve levar em consideração para poder executar o BLW em tupperware para melhorar a dieta do bebê.
3 dicas para fazer BLW em tupperwares
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 06 novembro, 2022

O baby led weaning (BLW) é um método de alimentação de bebês que se tornou popular nos últimos anos. Consiste basicamente em oferecer às crianças os alimentos em seu formato original para que possam manuseá-los e se adaptar gradualmente às suas características organolépticas. Isso evita rejeições no futuro. Além disso, também pode ser colocado em prática usando tupperwares.

Antes de começar, devemos enfatizar que durante todas as fases da vida a dieta deve ser a mais variada possível. Assim, são evitados déficits nutricionais que podem condicionar negativamente a eficiência da fisiologia humana. Por outro lado, deve ser equilibrada, exceto na infância, quando um certo caráter hipercalórico é positivo.

Dicas para fazer BLW na tupperware

A seguir, mostraremos as melhores dicas para fazer BLW na tupperware. Dessa forma, você poderá transportar as preparações para praticamente qualquer lugar, o que facilita a alimentação dos pequenos em épocas como o verão. Bastará apenas um pouco de organização para alcançar vários benefícios.

O método baby lead weaning consiste em incorporar alimentos sólidos em vez de mingau para que o bebê se alimente sozinho e se familiarize com as texturas, cheiros e sabores dos alimentos.

1. Use gelos reutilizáveis

Ao transportar os tupperwares é importante mantê-los refrigerados. Assim, você evita que os alimentos percam qualidade do ponto de vista organoléptico ou que bactérias patogênicas cresçam dentro dele. A melhor alternativa para conseguir uma boa conservação é a utilização de gelos reutilizáveis, que é ainda mais positiva do que a utilização do gelo propriamente dito. A questão é que este último elemento derrete pouco a pouco, então a água pode contaminar a comida.

Outra boa opção é comprar uma bolsa térmica que mantenha bem as temperaturas para evitar os efeitos da exposição ao sol. Desta forma, você pode levar frutas frescas para qualquer lugar.

Esses alimentos são capazes de fornecer uma quantidade significativa de vitaminas, elementos essenciais para qualquer bebê. Principalmente, devemos destacar a ação da vitamina C, que demonstrou ajudar a melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

2. Não esqueça os legumes

Alimentos à base de plantas nunca devem faltar na tupperware, especialmente quando o BLW é executado no verão. Nesta época, o risco de desidratação é maior e, portanto, será fundamental incluir na dieta alguns alimentos com uma boa percentagem de líquido em seu interior. Tanto as frutas quanto os vegetais são ideais para isso. Além disso, os vegetais podem ser cozidos no vapor e depois transportados frios, evitando que percam sua qualidade do ponto de vista organoléptico.

Os legumes são ideais para incorporar em tupperware e incluir na dieta do bebê, pois contêm líquido em seu interior e ajudam a manter uma boa hidratação.

3. Cozinhe bem os alimentos perecíveis

É comum que os tupperwares sejam usados para guardar alimentos de origem animal com alto teor de proteína. Esses nutrientes são decisivos para o bom desenvolvimento dos tecidos do corpo, segundo um estudo publicado na revista Cell Reports. No entanto, estamos falando de alimentos que podem abrigar bactérias patogênicas em seu interior, pelo menos se as medidas básicas de precaução não forem seguidas.

Como regra geral, recomenda-se que carnes, peixes e ovos atinjam 65 graus em todo o produto para destruir possíveis patógenos que possam existir em seu interior. Desta forma, e desde que sejam tomados alguns cuidados no transporte, os riscos seriam minimizados. Caso contrário, você pode experimentar distúrbios intestinais realmente desagradáveis.

Faça BLW em tupperwares

Como você viu, se você tiver em mente algumas dicas simples, poderá fazer BLW em tupperwares de forma eficiente. Assim, será possível garantir um bom estado nutricional dos pequenos da casa, enquanto eles se divertem comendo. Dessa forma, poderão se adaptar às texturas e sabores dos diferentes alimentos, o que permitirá que a dieta no futuro seja mais variada e saudável.

Para finalizar, lembre-se de que, mesmo no contexto do BLW, é fundamental garantir uma ingestão nutricional adequada. Desta forma, pode-se prevenir o desenvolvimento de patologias potencializadas por deficiências minerais e vitamínicas. Para isso, pode ser necessário complementar a comida do tupperware com outras preparações, como papinhas. Além disso, esses alimentos podem ser preparados em casa e até congelados para dias que são mais corridos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carr, A. C., & Maggini, S. (2017). Vitamin C and Immune Function. Nutrients9(11), 1211. https://doi.org/10.3390/nu9111211
  • Aoyama, S., Kim, H. K., Hirooka, R., Tanaka, M., Shimoda, T., Chijiki, H., Kojima, S., Sasaki, K., Takahashi, K., Makino, S., Takizawa, M., Takahashi, M., Tahara, Y., Shimba, S., Shinohara, K., & Shibata, S. (2021). Distribution of dietary protein intake in daily meals influences skeletal muscle hypertrophy via the muscle clock. Cell reports36(1), 109336. https://doi.org/10.1016/j.celrep.2021.109336

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.