Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa

Confira essas dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa, mas com a sua personalidade e um resultado maravilhoso!
Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa

Última atualização: 29 abril, 2022

A gravidez é um momento único na vida das mulheres, por isso é comum que elas queiram registrar essa fase através de fotos. Embora existam diversos profissionais especializados em realizar ensaios de gestante, também existe a opção de fazer a sessão de fotos em casa, usando o celular e um toque de criatividade, o que dá uma atmosfera mais intimista e pessoal às fotos.

Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa

De acordo com a fotógrafa Kamila Strada, o ideal é que cada grávida considere o próprio estilo de vida ao imortalizar o barrigão. Com isso, o resultado obtido são fotos com bastante naturalidade.

Se a futura mamãe não gosta de usar maquiagem, por exemplo, não deve fazer essa produção para o ensaio. Da mesma forma, ela deve não deve usar roupas que sente que não refletem a sua personalidade. A palavra-chave nesse caso é espontaneidade.

“Não é preciso tirar fotos só com a barriga à mostra. Dependendo da forma como um vestido, por exemplo, é posicionado, ela também ganha destaque. Mas se quiser mostrá-la mais, sugiro um top, sutiã com calça jeans ou lingeries atemporais”, comenta a fotógrafa.

Caso você não queria uma atmosfera dramática nas suas fotos, é recomendável escolher o ambiente mais iluminado da casa ou uma área próxima às janelas. De acordo com Kamila, a luz determina a nitidez e a qualidade da foto: “Deixe a casa despoluída, o destaque deve ser a mãe, a família ou o casal“, ela afirma.

Além disso, algumas mulheres possuem uma personalidade mais tímida, de forma que o ato de sorrir ou posar em uma postura predeterminada pode ser um problema. Nesse caso, a orientação da fotógrafa é justamente não posar, apenas agir normalmente, como se fosse um momento cotidiano.

“Eu costumo criar situações em que ela [gestante] está acostumada. Por exemplo, peço para pegar uma xícara ou abrir uma janela“.

Pode interessar a você...
Faça lindas fotos usando molde de gesso de sua barriga na gravidez
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Faça lindas fotos usando molde de gesso de sua barriga na gravidez

Essa artista criou um molde de gesso da barriga de uma grávida para conseguir um receptáculo natural, um cubículo onde colocar os pequeninos.