Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa

Confira essas dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa, mas com a sua personalidade e um resultado maravilhoso!
Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 29 abril, 2022

A gravidez é um momento único na vida das mulheres, por isso é comum que elas queiram registrar essa fase através de fotos. Embora existam diversos profissionais especializados em realizar ensaios de gestante, também existe a opção de fazer a sessão de fotos em casa, usando o celular e um toque de criatividade, o que dá uma atmosfera mais intimista e pessoal às fotos.

Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante em casa

De acordo com a fotógrafa Kamila Strada, o ideal é que cada grávida considere o próprio estilo de vida ao imortalizar o barrigão. Com isso, o resultado obtido são fotos com bastante naturalidade.

Se a futura mamãe não gosta de usar maquiagem, por exemplo, não deve fazer essa produção para o ensaio. Da mesma forma, ela deve não deve usar roupas que sente que não refletem a sua personalidade. A palavra-chave nesse caso é espontaneidade.

“Não é preciso tirar fotos só com a barriga à mostra. Dep endendo da forma como um vestido, por exemplo, é posicionado, ela também ganha destaque. Mas se quiser mostrá-la mais, sugiro um top, sutiã com calça jeans ou lingeries atemporais”, comenta a fotógrafa.

Caso você não queria uma atmosfera dramática nas suas fotos, é recomendável escolher o ambiente mais iluminado da casa ou uma área próxima às janelas. De acordo com Kamila, a luz determina a nitidez e a qualidade da foto: “Deixe a casa despoluída, o destaque deve ser a mãe, a família ou o casal“, ela afirma.

Além disso, algumas mulheres possuem uma personalidade mais tímida, de forma que o ato de sorrir ou posar em uma postura predeterminada pode ser um problema. Nesse caso, a orientação da fotógrafa é justamente não posar, apenas agir normalmente, como se fosse um momento cotidiano.

“Eu costumo criar situações em que ela [gestante] está acostumada. Por exemplo, peço para pegar uma xícara ou abrir uma janela“.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.