7 benefícios de manter um diário da gravidez

A gravidez é uma das fases mais importantes da vida de uma mulher, por isso documentá-la passo a passo é muito importante. Manter um diário é uma ótima maneira de registrar essas memórias. Saiba mais!
7 benefícios de manter um diário da gravidez

Última atualização: 13 Setembro, 2021

Existem muitos tipos de gravidezes e mães, mas há um traço comum, cada gravidez é vivida apenas uma vez. Mesmo que tenhamos outras gestações, cada uma será diferente. Infelizmente não temos a oportunidade de voltar atrás e prestar mais atenção. Por isso, se quisermos fazer um diário da gravidez, a hora de começar é agora.

O diário da gravidez pode trazer muitos benefícios para a gestante. Não é apenas uma decisão que tomamos para preservar uma memória, mesmo que seja esse motivo o que tenha nos levado a começar a escrevê-lo. É importante também para que não percamos detalhes que possam esclarecer dúvidas relacionadas à saúde da nossa gravidez. Por exemplo, os sintomas e as mudanças que experimentamos durante essa fase permanecerão por escrito para análise futura.

Isso também nos permite descobrir como nosso corpo e nossa mente evoluíram. Quanto peso ganhamos? Qual é o peso agora? Algo mudou? Manter um diário da gravidez pode nos ajudar a perceber nossos sentimentos por nosso filho com mais clareza. Além disso, pode ser útil nas consultas de pré-natal.

Cada mulher tem liberdade para pensar diferente, mas se tiver a oportunidade de começar esse exercício, não perca. Talvez na sua fase atual da gravidez você pense de forma muito diferente do que pensará no momento do parto.

Por que manter um diário da gravidez?

Como saber o que você sentirá durante esses nove meses à sua frente? A melhor forma de estarmos atentas a tudo o que passamos é observando detalhadamente. Quando você estiver no final da gravidez e ler o que escreveu nas primeiras páginas do seu diário, notará como foi longa a doce espera.

 

O normal é que não nos lembramos de alguns detalhes específicos dessa etapa. Talvez em uma data especial lembremos que passamos muito mal, mas também pode ser que a náusea seja generalizada. No entanto, documentar tudo é muito útil para detectar irregularidades que valem a pena investigar.

Atualmente, são infinitos os produtos voltados para esse fim. São revistas físicas em diferentes estilos e também muitas opções digitais ideais para todos os gostos. Muitas mães não tiveram a oportunidade de aproveitar esse método, então se você deseja engravidar ou já está grávida, considere manter um diário da gravidez.

Quais são os benefícios?

Alguns benefícios de manter um diário da gravidez são os seguintes:

  • Capturar cada estágio da gravidez em detalhes permite que você esteja ciente das mudanças. Isso é vital quando se trata de identificar potenciais problemas. Além disso, conecta você com o processo de uma forma mais clara.
  • É útil lembrar que devemos tomar vitaminas e registrar desde quando estamos tomando. Além disso, possibilita levar a sério as mudanças de hábitos, pois os resultados podem ser percebidos. Por exemplo, se recebemos uma recomendação para evitar as náuseas, nosso diário refletirá se houve ou não progresso.
  • Dá a oportunidade de se descobrir e se conhecer melhor. À medida que avançamos nas fases da gravidez, notamos uma evolução muito precisa. Ao mesmo tempo, podemos contrastar as opiniões de outras mães. Ou seja, o que lemos em livros e revistas vai começar a fazer sentido, ou simplesmente vamos descartar essas ideias por completo.
  • Manter um diário da gravidez é ideal para registrar lindas lembranças dessa importante fase. Esse instrumento serve para registrar o que você sente, pensa e planeja para o futuro.

 

Casal fazendo junto um diário de gravidez.

  • Será uma memória inestimável para seu bebê quando ele tiver idade suficiente para compreendê-la.
  • Promove a concentração e o exercício mental, pois ativa a memória e outras habilidades como escrita, produção de texto e vocabulário. Esse tipo de exercício é altamente recomendado para gestantes, principalmente para aquelas que não realizam atividades semelhantes.
  • Permite que você se mantenha ocupada com algo de que gosta e que será útil. Se você ficar viciada em escrever seu diário, vão faltar páginas. Em alguns casos, a gestante precisa ficar em repouso por muito tempo, quase sem poder fazer nenhuma atividade. Portanto, essa ideia pode ser muito benéfica nessa difícil mas bela espera.

Seu diário pode ser virtual, você pode escrever um blog, por exemplo, ou de forma tradicional em um caderno manuscrito. A verdade é que você aprenderá consigo mesma, então mostre-se como você é, registre o que você pensa. Conte como tudo começou desde que você descobriu que estava grávida. Não perca nenhum detalhe: registre seus desejos, as consultas médicas e os presentes do seu bebê. Lembre-se de que o mais importante é que você goste dessa atividade sem qualquer pressão.

O parto é o único encontro às cegas em que você tem a certeza de que encontrará o amor da sua vida.

Pode interessar a você...
Como prevenir a intoxicação alimentar durante a gravidez
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Como prevenir a intoxicação alimentar durante a gravidez

Aprenda as regras básicas de segurança alimentar para prevenir a intoxicação alimentar durante a gravidez. Saiba tudo sobre esse tema aqui!