Fases da maternidade, todas têm seu charme

A maternidade é uma época maravilhosa, mas, como sempre, tem seus altos e baixos. Conheça as diferentes fases da maternidade e como você pode se sentir em cada uma delas.
Fases da maternidade, todas têm seu charme

Última atualização: 19 Maio, 2021

Nem todos os pais e mães vivem o mesmo momento. De acordo com a idade das crianças e as características de cada família, podem ser definidas diferentes fases da maternidade. Por exemplo, algumas famílias são compostas por filhos adolescentes, outras são formadas por pais de primeira viagem, algumas estão esperando o primeiro filho, há pais de gêmeos ou múltiplos e inúmeras combinações que reproduzem situações encantadoras.

Dependendo da fase da maternidade em que nos encontramos, podemos ou não compreender o alcance do nosso amor pelos filhos. Todos os momentos relacionados com a maternidade têm o seu encanto, e tudo forma uma corrente que nos permite aprender uns com os outros, obter conselhos valiosos e partilhar no presente as diferentes formas de educar e conviver em família.

Cada pai e mãe tem qualidades especiais e vivem a maternidade de acordo com seu estilo e ritmo. Alguns tendem a se desesperar os demais, enquanto outros são o exemplo de muitos. A verdade é que se trata de uma experiência que vale a pena viver, embora envolva muitas responsabilidades. Uma vez que começamos a ser pais, nunca deixamos de ser pais.

Quais são as fases da maternidade?

Embora não tenhamos consciência disso, mesmo sem ter filhos, já estamos vivendo uma das fases da maternidade. O corpo humano está em constante preparação para conservar a espécie e possui um instinto que lhe permite se adaptar rapidamente a uma situação que envolve a gestação e a criação dos pequenos.

Pelos cálculos dos especialistas, as primeiras semanas de gestação são contadas a partir do início do ciclo menstrual, ou seja, podemos contar com um par de semanas de gravidez sem estarmos grávidas. Porém, existe um aspecto não biológico que nos permite viver uma fase da maternidade sem ter filhos. Esta ocorre do ponto de vista psicológico e emocional e implica uma disposição definitiva para ser pais.

A verdade é que, independentemente do estágio em que estejamos vivendo, como pais, podemos começar a criar nossas expectativas do que está por vir. Sempre há uma nova e diferente fase pela frente. Podemos estar pensando na futura escola das crianças ou nos preparando para sua entrada na faculdade, mas ainda podemos desfrutar de todas as satisfações de passar por isso.

 

Carinho entre mãe e filha

No entanto, podemos descrever quatro principais fases da maternidade. Em termos gerais, elas definem a vida dos pais, seus atributos e o encanto de cada uma. São as seguintes:

Pais sem filhos

Essa fase é fascinante, porque nos mostra o poder da mente, o instinto de autopreservação e a capacidade de amar sem motivo aparente. Ela acontece frequente em casais recém-casados, casais que desejam constituir uma família. Esses “pais” estão buscando o primeiro filho, totalmente determinados e preparados.

Enquanto tudo vai bem, podemos fazer planos e até começar a comprar as coisas. É lindo planejar a criação e pensar no que queremos para o futuro. Nessa fase, podemos ver nosso filho no rosto de cada criança ao nosso redor.

A primeira vez

Sem dúvida é uma das etapas mais encantadoras da maternidade. É quando descobrimos o amor de ser pais pela primeira vez. Nós nos apaixonamos pelo nosso filho muitas vezes todos os dias. A vida toda muda e começa a girar em torno do recém-nascido, tudo é novo e lindo, e queremos que o mundo saiba disso.

Ninguém conta como é ser mãe, mas aos poucos você vai desenvolvendo suas habilidades para fazer coisas impensáveis. Logo se tornará uma especialista e, embora cada gravidez seja diferente, você nunca mais será uma mãe de primeira viagem.

A voz da experiência

Embora a experiência permita que você assuma a nova maternidade de uma forma diferente e o encanto inicial tenha mudado, todas as etapas pelas quais seu bebê passa a surpreendem como no primeiro dia. Se você se tornar mãe mais uma vez, certamente vivenciará situações diferentes e inesperadas. Por exemplo, será uma nova gravidez se tivermos que cuidar do filho mais velho ao mesmo tempo. E muito em breve você terá que lidar com o encontro do seu filho mais velho com o novo irmãozinho.

 

Mãe recebendo carinho dos filhos.

Ter vários filhos é uma experiência gratificante que muitas mães vivem. E quem não vive pode não imaginar que estará perdendo muitas satisfações. A diferença de idade, a convivência, a educação justa, as infinitas refeições em conjunto. Uma grande família é sempre encantadora.

Momentos repletos de experiências

Seja com um ou mais filhos, chega o momento em que a maternidade fica mais tranquila. Paramos de registrar todos os movimentos dos filhos e passamos a abrir espaço para outras atividades. No entanto, essa fase é encantadora porque ganhamos experiência para que as experiências do presente sejam mais conscientes.

Pode interessar a você...
Maternidade: amor à primeira vista
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Maternidade: amor à primeira vista

A palavra maternidade deveria significar amor à primeira vista porque não há outra emoção que se pareça mais ao que uma mãe sente quando um filho nasce.