Diferenças entre reforço positivo e negativo
O reforço é um bom método educacional para corrigir o comportamento das crianças. Como o próprio nome indica, essa técnica se concentra em reforçar, de alguma forma, os comportamentos desejáveis, para incentivar que eles aconteçam com frequência. Assim, ao mesmo tempo, o aparecimento de comportamentos inadequados será evitado. Mas, para aplicar esse recurso psicopedagógico corretamente, é necessário conhecer as diferenças entre reforço positivo e negativo.
Essa técnica de modificação do comportamento é baseada na teoria do condicionamento operante, criada pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner.
Assim, de acordo com esse autor, o comportamento é determinado pelas consequências obtidas com tais atos, de modo que os comportamentos seguidos de uma recompensa tendem a se repetir e os que fornecem resultados prejudiciais não se repetem.
Diferenças entre reforço positivo e negativo
A aprendizagem associativa é um processo que consiste em criar relações de causa e efeito entre comportamentos e estímulos, o que é muito útil para mudar os comportamentos das crianças e intervir com elas.
Uma maneira de implementar esse tipo de aprendizado é por meio do reforço positivo ou negativo. A seguir, vamos explicar as diferenças entre esses dois tipos de reforço.
Reforço positivo
O reforço positivo consiste em apresentar um estímulo agradável imediatamente após a realização de um bom comportamento. Ou seja, quando a criança se comporta bem ou tem um comportamento desejado, é conveniente recompensá-la ou premiá-la para aumentar a probabilidade de que tal ato seja repetido no futuro.
Assim, alguns estímulos que geralmente são usados como reforços positivos são:
- Elogios.
- Abraços.
- Beijos.
- Carícias.
- Demonstrações de atenção.
- Adesivos.
- Selos.
- Obtenção de certos privilégios.
- Reconhecimento e a boa avaliação.
- Comidas.
- Passeios, viagens ou atividades especiais.
- Obtenção de pontos para ganhar um prêmio físico, como um brinquedo, por exemplo.
“A maneira como o reforço positivo é feito é mais importante do que a quantidade.”
-Skinner-
Reforço negativo
Por outro lado, o reforço negativo consiste em remover um estímulo desagradável para aumentar a frequência de ocorrência de um comportamento desejado. Portanto, assim como no caso anterior, o reforço deve ser aplicado imediatamente, logo após a criança agir corretamente.
Alguns estímulos aversivos que geralmente são usados como reforçadores negativos, por meio da sua retirada ou eliminação, são:
- Luzes brilhantes.
- Barulhos altos.
- Críticas.
- Punições.
- Censuras.
Benefícios do uso do reforço positivo e negativo
Tanto o reforço positivo quanto o negativo são muito eficazes e benéficos para o desenvolvimento da criança, uma vez que esse método educacional se concentra em estimular e aprimorar os bons hábitos, sem a necessidade de penalizar e punir os maus comportamentos.
Ou seja, graças ao fato de reforçar os comportamentos desejáveis, o aparecimento de comportamentos indesejáveis é evitado. Assim, os pequenos aprendem que, por meio do bom comportamento, é possível alcançar certa satisfação pessoal.
Além disso, o uso de reforço também implica os seguintes benefícios para a criança:
- Aumenta a motivação para fazer o que é certo.
- Melhora a autoestima e o autoconceito.
- Promove uma comunicação positiva.
- Estimula o estabelecimento de relações sociais saudáveis e equilibradas.
- Promove a receptividade.
- Incentiva a importância do esforço.
Mas, para que isso aconteça, é preciso ter em mente que, ao aplicar um reforço, tanto positivo quanto negativo, é fundamental explicar o motivo da recompensa.
Ou seja, é necessário que a criança entenda qual foi o comportamento que lhe permitiu obter uma consequência agradável. Dessa maneira, ela vai compreender e assimilar a relação de causa e efeito que ocorre em uma determinada situação.
“O que as pessoas sentem é tão importante quanto o que elas fazem.”
-Skinner-
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