Como desenvolver a mentalidade de crescimento desde a infância

16 de novembro de 2019
A mentalidade de crescimento nos ensina que, embora ainda não possamos ter algo que desejamos, isso pode ser conseguido por meio do nosso esforço.

Em uma sociedade tão competitiva quanto a nossa, a frustração está na ordem do dia. Desistir antes da hora ou ficar pensando que nunca vamos ter sucesso são coisas que não cabem na ‘mentalidade de crescimento’, um conceito recente que defende a importância de acreditar que somos capazes de desenvolver e melhorar as nossas qualidades por meio do nosso esforço.

“A mentalidade que pode mudar a vida de uma criança.”

-Carol Dweck-

O que é a mentalidade de crescimento?

Se acreditamos que as nossas qualidades e habilidades têm um caráter estático e que o talento é algo inato, temos uma ‘mentalidade fixa’. No entanto, se acreditarmos que as nossas características podem ser desenvolvidas, assim como o talento, possuiremos o que é definido como ‘mentalidade de crescimento’.

Carol Dweck, psicóloga da Universidade de Stanford e reconhecida mundialmente, desenvolveu o conceito de ‘mentalidade de crescimento’ após décadas de pesquisa.

As pessoas que têm uma mentalidade de crescimento são aquelas que acreditam que as suas habilidades básicas podem ser desenvolvidas por meio da dedicação e do trabalho árduo. Para Dweck, o nosso cérebro e o nosso talento são apenas o ponto de partida. Dessa forma, desenvolveremos o desejo de aprender a aprender, algo fundamental para continuar melhorando.

desenvolver a mentalidade de crescimento

Quais são os seus efeitos?

Ensinar uma mentalidade de crescimento significa promover a motivação e a produtividade em todas as áreas de nossas vidas que possamos imaginar: educação, trabalho, esportes, etc.

As crianças que desenvolvem uma mentalidade de crescimento aprenderão a aceitar as críticas. Graças a essa atitude, elas vão aprender com as suas experiências e se esforçar para adotar estratégias que possam ajudar a melhorar o que estiver incorreto.

Ou seja, mesmo que cometam erros, elas sabem que, através do esforço, é possível encontrar uma maneira de melhorar.

Ideias para desenvolver a mentalidade de crescimento nas crianças

  • Ensine aos seus filhos que a força está em saber como enfrentar os desafios, não em evitá-los. Ajude-os a entender que não importa se eles falharem, pois o simples fato de tentar já é um passo adiante.
    • Se houver algum problema com um colega de classe, por exemplo, incentive o seu filho a iniciar uma conversa com ele, em vez de deixar isso passar.
  • Incentive-os a serem persistentes. Uma das características fundamentais de uma pessoa com uma mentalidade de crescimento é que ela não desiste facilmente.
    • Por exemplo, se o seu filho tiver dificuldade em matemática, diga que é uma matéria que exige muito esforço e que ele não é o problema.
Como desenvolver a mentalidade de crescimento desde a infância

  • Mostre que as críticas podem ser úteis. Uma pessoa com uma mentalidade fixa tende a ignorar as opiniões negativas das outras pessoas, mesmo que elas sejam úteis e construtivas.
    • Assim, ajude-os a tentar aprender com as críticas, desde que elas possam ser úteis.
  • Incentive os seus filhos a usar o sucesso dos outros como inspiração. Em vez de se sentirem ameaçados pelo sucesso das outras pessoas, o mais positivo é tentar encontrar lições e inspiração.

“O fracasso não define as pessoas.”

-Carol Dweck-

Carol Dweck ressalta que todos nós temos ambas as mentalidades e que podemos mudar de uma para a outra de acordo com o momento. Embora possamos nos sentir muito confiantes quanto às nossas qualidades, podemos nos sentir subjugados em determinadas situações.

Por esse motivo, é fundamental promover a mentalidade de crescimento desde a infância. Dessa forma, as crianças vão assimilar gradualmente que os desafios e obstáculos fazem parte do aprendizado e que, no final das contas, elas precisam deles para conseguir melhorar.

  • Dweck, C.S. (2016). Mindset. La actitud del éxito. Sirio. España.