Dinâmicas de grupo para adolescentes
Para entender como as dinâmicas de grupo para adolescentes funcionam, devemos primeiro esclarecer os conceitos de puberdade e adolescência assim como a diferença entre eles.
A puberdade indica um conjunto de mudanças que transformam o corpo infantil em um corpo adulto capaz de se reproduzir. Tais mudanças incluem as biológicas, físicas, morfológicas, hormonais e psicossexuais.
A adolescência, por sua vez, é um processo de transição da infância para a vida adulta e dura vários anos. É um estágio no qual ocorre uma série de mudanças, que incluem não apenas os fatores mencionados, mas também outros como intelectuais, psicológicos e sociais. Precisamente, a dinâmica de grupo dos adolescentes funciona com bases nestes fatores.
Dinâmica de grupo
As dinâmicas de grupo, também conhecidas como técnicas de dinâmica de grupo, referem-se a meios sistematizados ou procedimentos aplicados. Esses procedimentos visam a organizar o grupo para desenvolver determinada atividade.
Trata-se de técnicas motivadoras que, aplicadas ao trabalho de grupo, promovem a sua ação e permitem o desenvolvimento de certas aprendizagens. Com elas, trabalha-se melhor a potencialidade e desenvolve-se a sua eficácia.
Dessa forma, um grupo que trabalha com essas dinâmicas pode alcançar os objetivos e ser mais produtivo. Ademais, também consegue alcançar maior coesão e gratificação coletiva.
Dinâmicas de grupo para adolescentes
As dinâmicas de grupo para adolescentes podem ser úteis tanto em escolas quanto em qualquer outra instituição ou organização juvenil, associações ou centros. É importante notar que tanto a dinâmica em si quanto o propósito dela trabalham para atingir os objetivos destinados ao grupo de adolescentes e suas características específicas.
Além disso, outras variáveis contextuais devem ser consideradas, que podem ser de características sociais, econômicas, culturais, institucionais, entre outras.
Portanto, as dinâmicas de grupo para adolescentes devem ter como objetivo desenvolver uma aprendizagem significativa em todos os aspectos. Dessa forma, os jovens têm a oportunidade de refletir e amadurecer.
A aprendizagem das dinâmicas pode estar relacionada com:
- Socialização
- Criatividade
- Comunicação
- Autoestima
- Responsabilidade
- Autonomia
- Resolução de conflitos
- Participação
- Expressividade
- Emoções e o seu controle
Algumas dinâmicas para se inspirar
Atualmente, há inúmeros tipos de dinâmicas de grupo para adolescentes. Elas são classificadas de acordo com os objetivos que se pretende com cada uma delas. As dinâmicas podem variar muito em suas características, duração, atividades e em sua complexidade.
Há dinâmicas cujo objetivo é “quebrar o gelo”, ou seja, que os membros do grupo se apresentem entre si e se conheçam melhor.
Por exemplo, há a dinâmica chamada “Ponto de Partida”. Nesse caso, cada membro do grupo se apresenta respondendo a um breve questionário com perguntas como o seu nome, cor preferida, uma habilidade, um defeito, uma limitação e uma virtude.
Por sua vez, existem outras dinâmicas cujo objetivo é refletir sobre o que acontece dentro dos grupos em relação aos processos comunicativos, muitas vezes a base de conflitos interpessoais. Nesse caso, as dinâmicas podem ser bem úteis, como por exemplo, “Telefone sem fio” ou “Sociograma”.
Já dinâmicas como “Brainstorming” ou “Simpósio”, têm como objetivo praticar a distribuição de tarefas e responsabilidades para alcançar uma melhor organização e consenso dentro do grupo.
Há também dinâmicas de grupo para adolescentes cujo objetivo é a resolução de conflitos e a mudança de comportamento, como “Seis chapéus para pensar” de Edward de Bono ou “Dramatização”.
Essas dinâmicas exercitam aspectos como a empatia, ao colocar-se no lugar do outro e considerando diferentes perspectivas para interpretar um problema ou uma situação.
Considerações finais
Se forem bem aplicadas, qualquer uma das dinâmicas de grupo para adolescentes será muito positiva. Isso porque ajuda a desenvolver aprendizagens relacionadas a comportamentos e atitudes sociais, morais e com valores. Essas aprendizagens são fundamentais para que os adolescentes tenham evolução e maturação adequada.
Em suma, é essencial ser capaz de gerar situações em que os jovens sejam capazes de refletir sobre os seus comportamentos e as possíveis consequências.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Johnson, B. A. N. Y. (1981). La dinámica de grupo en la educación. Aguilar. l980.
- Vivas, P., Rojas Arredondo, J., y Torres Virgili, M. E. (n.d.). Dinámica de grupos. Universitat Oberta de Catalunya. Material docente de la UOC. Recuperado de https://www.psyciencia.com/wp-content/uploads/2012/11/DINA_MICA-DE-GRUPOS.pdf