Dora a Aventureira: por que nossos filhos gostam tanto?
Dora a Aventureira é uma série de desenhos animados, criada nos Estados Unidos no ano 2000. É uma série destinada a crianças em idade pré-escolar e foi traduzida para 25 idiomas. Atualmente, é transmitida em 125 países.
Essa série é considerada um clássico da televisão infantil. Seu grande sucesso é resultado de uma boa combinação entre entretenimento, educação e transmissão de valores.
Um dos aspectos mais interessantes é que essa série televisiva estimula a participação dos espectadores. Isso é de grande valor em termos educativos, pois chama a atenção e permite progredir no conhecimento.
Assim é Dora, a Aventureira
Dora Márquez é uma menina de 7 anos de idade. Seu grande amigo é “Botas”, um macaco de 5 anos que a acompanha em todas as suas aventuras. Em cada episódio, Dora tem que encontrar alguma coisa que foi perdida. Às vezes ela também ajuda “Botas” a realizar alguma tarefa que ele precisa fazer.
Dora sempre pede às crianças que estão assistindo para ajudar a alcançar seu objetivo ou para resolver os problemas que aparecem no caminho. Ela conta também com a colaboração do “Mapa” e da “Mochila”. Esses são dois personagens que sempre têm uma participação ativa nos episódios.
A série tem um esquema parecido com o de um videogame interativo. Tudo se desenrola em função de tarefas específicas e os espectadores contribuem para a sua realização. Há perigo, emoção, mistério e todos os ingredientes para que as crianças se envolvam no programa.
Cada episódio de Dora a Aventureira tem uma duração de aproximadamente 23 minutos. A série completou oito temporadas, com um número total de capítulos que supera os 150. Seu sucesso foi tão grande que já se fala de uma marca de geração a partir desse programa.
As qualidades da série
Dora a Aventureira está entre as séries favoritas das crianças e isso não é mera casualidade. Além do divertido esquema de apresentação das histórias, também é um espaço através do qual são ensinados conhecimentos e transmitidos valores. Essas são algumas das suas grandes qualidades:
- Ensina a participar. Dora incentiva uma atitude ativa das crianças. Na série ela pede para as crianças gritarem ou a ajudarem a encontrar alguma coisa. Isso faz com que as crianças entendam que sua posição no mundo deve ser dinâmica, e não passiva.
- Contribui com a familiarização de outro idioma. A série original foi feita em inglês e nessa versão as crianças eram ajudadas a aprender algumas palavras em espanhol. Nos outros idiomas, a mesma coisa é feita para aproximar os pequenos do inglês. O método que empregam faz as crianças incorporarem palavras básicas.
- Sensibiliza as crianças em relação ao meio ambiente. A natureza e os animais são elementos que estão muito presentes em Dora a Aventureira. Essa é uma grande contribuição para sensibilizar as crianças que vivem em meios urbanos.
- A música também ajuda. As músicas e os temas musicais estão presentes o tempo todo. Isso fortalece as habilidades da audição e da memória, além de contribuir para uma excelente ambientação.
Dora a Aventureira e os valores
A forma de interagir dos personagens da série também tem uma intenção formativa. O antagonista é o Raposo, que sempre quer enganar para roubar os objetos de Dora. Esse personagem é o modelo de um mau relacionamento com os outros e as crianças entendem isso.
Quando Raposo tenta roubar alguma coisa de Dora, ela pede para que as crianças que a assistem gritem: “Raposo, não pegue”. Dessa maneira, as crianças também se transformam em agentes de valores.
Em Dora a Aventureira, a amizade tem um grande valor. Dora e o seu amigo Botas são um verdadeiro exemplo de solidariedade, apoio mútuo e afeto. A série chama a atenção para a importância da cooperação e do trabalho em equipe. Os personagens que aparecem têm a atitude de ajudar as pessoas.
Um elemento importante é que Dora, nos vários caminhos que percorre, conhece outras culturas. Em relação a cada uma, ela assume uma posição de curiosidade e respeito. Dessa maneira, ela comunica às crianças uma perspectiva multicultural, na qual as diferenças não são fonte de conflito, mas de complementação. Esse é um dos muitos acertos da série.
Esse programa também ensina elementos básicos e necessários para se ter relações sociais saudáveis. Por exemplo, cumprimentar e se despedir. Isso é uma coisa que as crianças apenas estão começando a conhecer na idade pré-escolar. Dora também ensina a agradecer, tanto no próprio idioma como em inglês.
Imagem de capa, cortesia de ChameleonsEye/ Shutterstock.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Valdez Trejo, P. (2018). Transmisión de valores en el programa televisivo Dora la Exploradora: estudio de caso con niños de 3 a 5 años (Doctoral dissertation, Universidad Autónoma de la Ciudad de México: Colegio de Humanidades y Ciencias Sociales: Licenciatura en Comunicación y Cultura). https://repositorioinstitucionaluacm.mx/jspui/bitstream/123456789/1639/3/PAULINA%20VALDEZ%20TREJO_C%20y%20C.pdf
- Fuenzalida, V. (2008). Cambios en la relación de los niños con la televisión. https://repositorio.uc.cl/xmlui/bitstream/handle/11534/29206/Cambios%20en%20la%20relación%20de%20los%20niños%20con%20la%20televisión.pdf?sequence=1
- Marcaida Pérez, Y., Carreño Ortega, D., & Sánchez Pérez, O. 31PROCEDIMIENTOS LÚDICOS PARA LA ENSEÑANZA DEL INGLÉS EN LOS NIÑOS PREESCOLARES. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/595