A importância de brincar ao ar livre com seus filhos

· 26 de julho de 2017

As crianças que vivem nas cidades normalmente não brincam ao ar livre, especialmente nas maiores metrópoles. Quase todas as crianças brincam em casa com seus tablets, em seus computadores ou assistem TV. São poucas as que podem brincar todos os dias ao ar livre nas cidades grandes.

Os que têm irmãos podem brincar com outras crianças em casa, mas os outros não o fazem ao ar livre se não os levamos a um parque, ou fazemos alguma excursão ao campo. Brincar com outras crianças é o básico para que elas aprendam a lidar com interações sociais.

Ainda que tenhamos medo dos perigos das cidades grandes, temos que tentar fazer com que os crianças brinquem nas ruas ou no parque porque isso traz vários benefícios.

Se não nos atrevemos, teremos que fazer pequenas excursões familiares ao interior, onde se pode desfrutar a natureza sem tantos perigos. O ideal seria que nossos filhos pudessem brincar várias vezes ao ano na praia, na floresta ou na montanha.

A importância de brincar ao ar livre com seus filhos

Benefícios de brincar ao ar livre

Todas as crianças devem sair à rua todos os dias ou pelo menos nos fins de semana desde que são pequenos. Fazer com que eles brinquem fora de casa gera benefícios infinitos tanto para elas como para toda a família.

Podemos levá-las aos parques, a uma excursão fora da cidade, ou até fazer uma viagem ao campo com nossa família. O importante é que elas possam interagir com a natureza e também com outras crianças.

Mostraremos neste artigo alguns dos benefícios dos jogos ao ar livre que com certeza darão ideias para passar um dia em contato com a natureza em família:

  • Potencializa a criatividade das crianças porque desenvolve seu raciocínio e sua imaginação na rua ou no campo. As crianças não conhecem os seus arredores e precisam explorar para poder brincar com este novo entorno.
  • Previne a obesidade infantil, um dos grandes problemas das crianças de nossa época. As crianças quando jogam ao ar livre têm que deixar sua vida sedentária por algumas horas e sair de casa, o que supõe sempre uma atividade física.
  • Favorece o relacionamento com outras crianças, o que é complicado se ficam sempre em casa. Brincar com outras crianças é muito importante para que se socializem e aprendam a compartilhar com os demais.
  • Tendem a ser mais autônomos e independentes e aprendem a encarar diversos problemas e situações complicadas. Por exemplo, podem encontrar um inseto desconhecido ou algum mineral interessante que desperte sua curiosidade e suas dúvidas.
A importância de brincar ao ar livre com seus filhos

Gostar de brincar fora de casa desde cedo

Se nos acostumamos a sair com nossos filhos ao parque ou ao campo uma ou duas vezes por semana, é certo que em pouco tempo toda a família vai gostar destas atividades. Se o fizermos regularmente, poderemos aproveitar da natureza em família e certamente passar um dia inesquecível.

Desde que as crianças são pequenas, temos que fazer com que estejam em contato com o ar livre e a natureza. Mesmo que sejam bebês, será de grande ajuda que experimentem sua relação com o mundo externo envolvendo os cinco sentidos.

Desde bebês, eles podem andar e engatinhar sobre a grama ou a areia da praia, experimentar texturas diferentes e inclusive vivenciar os diferentes sons da natureza. Podemos inventar brincadeiras para que conheçam, por exemplo, a textura das folhas e dos troncos das árvores, os odores peculiares da natureza ou os sons dos diferentes animais que podemos encontrar no campo.

Por certo, estas experiências proporcionarão ao bebê um grande conhecimento do mundo que os rodeia, e estimulará todos os seus sentidos. os pequenos poderão aprender muitas palavras e experimentar sensações de forma direta, ao estar em contato com a natureza.

Quando vão crescendo também é importante que brinquem ao ar livre para que se movam, façam exercícios, socializem com outras crianças e aproveitem de todos os sentidos da natureza. Os pequenos consumirão energia, queimarão calorias e dormirão muito melhor. Não duvide disso… tente fazer com que, pelo menos, duas vezes por semana eles brinquem ao ar livre.