A educação digital das crianças
Em pleno século XXI, em que as crianças já nascem com um aparelho eletrônico embaixo do braço, é necessário que elas aprendam a usar e se relacionar com as tecnologias da informação e da comunicação de maneira adequada. Para isso, é importante oferecer uma educação digital de qualidade tanto na escola quanto em casa.
Mas como educar as crianças para o uso das novas tecnologias? Nas linhas a seguir, vamos dar algumas recomendações úteis para colocar em prática no ambiente familiar. Tome nota de cada uma delas!
“Visto que vivemos em uma era de inovação, uma educação prática deve preparar as pessoas para empregos que ainda não existem e não podem ser claramente definidos”.
-Peter F. Drucker-
O que é a competência digital?
A competência digital é considerada uma das competências-chave e é definida como:
“Aquela que implica a utilização criativa, crítica e segura das tecnologias da informação e da comunicação para a concretização dos objetivos relacionados com o trabalho, a empregabilidade, a aprendizagem, a utilização do tempo livre, a inclusão e a participação na sociedade”.
Assim, ao longo da sua escolarização, as crianças devem aprender a:
- Identificar direitos, liberdades e riscos relacionados ao mundo digital.
- Conhecer e dominar a linguagem específica básica: textual, numérica, icônica, visual, gráfica e sonora.
- Conhecer os principais aplicativos de informática.
- Acessar diferentes fontes de informação.
- Utilizar diversos recursos tecnológicos para a comunicação e a resolução de problemas.
- Usar e processar as informações de forma crítica e sistemática.
- Pesquisar, obter e processar as informações.
- Criar conteúdo digital.
- Desenvolver uma atitude ativa, crítica e realista em relação às tecnologias.
- Desenvolver a curiosidade e a motivação para a aprendizagem e o aprimoramento no uso das tecnologias.
- Avaliar os pontos fortes e fracos dos meios tecnológicos.
- Respeitar os princípios éticos do uso das mídias digitais.
Mas isso não é algo que deve ser ensinado apenas nas escolas, pois os pequenos também devem receber orientações de educação digital em casa.
A educação digital das crianças
De acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), algumas das recomendações que as famílias devem seguir para educar e preparar as crianças para o seu crescimento e desenvolvimento em um mundo totalmente digitalizado são as seguintes:
- Estabelecer normas e regras básicas de comportamento e comunicação no ambiente virtual, da mesma forma que tem sido feito ao longo da vida em ambientes físicos.
- Estabelecer limites e restrições para o uso dos dispositivos eletrônicos no dia a dia, especialmente durante a idade pré-escolar.
- Ensinar através do exemplo, sendo um bom modelo de conduta ao interagir com as novas tecnologias.
- Cuidar do conteúdo ao qual as crianças são expostas.
- Selecionar de forma criteriosa jogos, aplicativos e programas aos quais as crianças têm acesso.
- Não usar as novas tecnologias como um recurso para manter as crianças calmas e caladas.
- Criar espaços livres da tecnologia em casa, nos quais seja promovida a socialização entre os membros da família. Por exemplo, evitar as telas durante as refeições, dentro dos quartos, etc.
- Fazer atividades de lazer em família sem a necessidade de recorrer a meios tecnológicos.
- Promover o tempo de jogo livre longe das telas.
- Envolver-se e participar, de alguma forma, das atividades digitais que as crianças geralmente fazem. Por exemplo, jogando um videogame com elas, ajudando-as a pesquisar informações na internet, etc.
- Não privar os adolescentes da comunicação com os seus pares através do uso da tecnologia, embora seja necessário garantir que isso seja feito de forma responsável.
A importância da educação digital durante a infância
Todas essas medidas são necessárias para que as crianças se desenvolvam de forma integral e sejam capazes de se adaptar aos avanços tecnológicos de maneira eficaz.
Sem dúvida, devemos nos lembrar de que crianças são crianças e que, embora pareçam dominar desde muito cedo as novas tecnologias com perfeição, elas ainda precisam da orientação e do direcionamento de um adulto de referência para que não as usem de forma inadequada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Santa Clara County Office of Education (2016). Los niños y el tiempo frente a la pantalla. Secretaría de Educación del Condado de Santa Clara.