Opções de jogos alternativos ao uso das telas

16 de fevereiro de 2020
Para os pais que desejam encontrar opções de jogos alternativos ao uso das telas, este artigo propõe alguns exemplos valiosos. Tome nota e compartilhe ótimos momentos com os seus pequenos!

Se o seu filho passa muito tempo diante dos dispositivos eletrônicos, talvez você esteja tentando encontrar algumas opções de jogos alternativos ao uso das telas. Temos consciência de que a tecnologia chegou para ficar, mas existem outros jogos que permitem que as crianças aprendam e se divirtam sem recorrer ao mundo virtual.

Além disso, este artigo se propõe a trazer outras maneiras para entreter as crianças sem a necessidade de passar horas diante das telas da televisão ou do telefone celular. Vamos falar mais sobre isso a seguir.  

Opções de jogos alternativos ao uso das telas

Estas são as opções de jogos alternativos ao uso das telas que propomos. Tome nota e decida qual atividade você gostaria de experimentar com os seus filhos!

1. Jogos criativos

A primeira opção de jogos alternativos ao uso das telas são as atividades artísticas. Além de divertir os pequenos, elas também promovem a criatividade e o talento.  

Assim, atividades como pintar, desenhar ou criar figuras de madeira ou papel podem se tornar ideais para o desenvolvimento do cérebro nessa fase da infância e para evitar o uso de dispositivos eletrônicos.

Certamente, é recomendável que você também incentive a criança a construir com areia, barro ou argila. Dessa forma, grandes grupos musculares serão usados para fazer as suas construções.

Opções de jogos alternativos ao uso das telas

2. Jogos na natureza

natureza é, sem dúvida, um dos ambientes mais educativos para as crianças. A experiência pode ser ainda mais divertida se você incluir jogos para que a criança se divirta e descubra os segredos escondidos pela paisagem natural, a fim de praticar o conteúdo aprendido na escola.

Por exemplo, você pode propor que a criança encontre alguns objetos que provavelmente vão estar no ambiente natural. Você também pode pedir que ela plante uma semente e volte depois de algumas semanas para ver o resultado de sua escolha.

Além disso, você pode aproveitar elementos do campo, tais como folhas ou pedras, para criar uma bela colagem com a criança em casa. Assim, vocês poderão se lembrar durante muito tempo desse lindo dia em família na natureza.

É altamente recomendável incentivar a criança a guiá-lo pelo caminho, enquanto evita os obstáculos. Nesse caso, escolha um bastão ideal para caminhadas.

“Temos que fazer com que os nossos filhos tenham algo para contar. E isso só pode ser feito se as crianças tiverem tempo para brincar livremente”.
–Francesco Tonucci–

3. Jogos de tabuleiro

Em terceiro lugar, apresentamos os jogos de tabuleiro como uma das opções de jogos alternativos ao uso das telas. Certamente, durante muitos anos, essa foi a maneira de entreter as criançasaté que a tecnologia os afastasse gradualmente.

No entanto, ainda existe uma oferta incontável de jogos de tabuleiro, tanto clássicos quanto modernos. Esses hobbies são divertidos e oferecem muitos benefícios para os pequenos.

Entre outras coisas, os jogos de tabuleiro melhoram as suas habilidades mentais, exercitam a memória, permitem um melhor funcionamento cognitivo, reduzem o estresse e têm uma função educacional.

Além disso, os jogos de tabuleiro também podem desempenhar um papel crucial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Eles são um aspecto importante no desenvolvimento do seu cérebro, pois ajudam a adquirir habilidades lógicas e de raciocínio, além de impulsionar o pensamento crítico.   

Além disso, ajudam a melhorar as habilidades verbais e de atenção, porque fazem as crianças se concentrarem durante períodos mais longos de tempo.

Opções de jogos alternativos ao uso das telas

4. Esportes

Por fim, envolver o seu filho em algum esporte é uma ótima alternativa. Esse tipo de atividade aprimora as habilidades sociais e permite criar novas amizades.   

Ao mesmo tempo, eles também passam o tempo fazendo uma atividade saudável. O esporte pode dar ao seu filho a adrenalina que ele procura nas telas, tanto na atividade quanto na competição.

No entanto, talvez o seu filho não tenha interesse nos esportes coletivos ou talvez não tenha as habilidades necessárias para praticar alguns esportes tradicionais. Nesses casos, você não deve se esquecer de que há muitas opções a serem consideradas, tais como boliche ou arco e flecha, entre outras.

Portanto, permita que o pequeno experimente diferentes atividades ou esportes coletivos até descobrir qual realmente desperta o seu interesse.  

Como conclusão, lembre-se de que as opções de jogos alternativos ao uso das telas representam uma opção ideal para o crescimento da criança. É aconselhável começar com um dos incluídos nessa lista, pois a criança certamente vai apreciar as opções propostas!