Educar nossas crianças no consumo responsável
Educar nossos filhos no consumo responsável implica que eles desenvolvam atitudes conscientes e críticas na hora de comprar produtos, além de outras ações, como reciclar o lixo, economizar energia e cuidar da água, que são essenciais para a preservação do nosso meio ambiente.
A preservação do meio ambiente através do seu cuidado é possível se incorporarmos hábitos sustentáveis e adotarmos atitudes de respeito ao meio ambiente.
O que é o consumo responsável?
O consumo responsável é uma atitude por parte dos consumidores e usuários que implica em consumo consciente e crítico. Isso significa que, ao comprar um produto ou contratar um serviço, garantimos que eles tenham o menor impacto possível no meio ambiente.
Com isso, o consumo responsável envolve a reconsideração de nossas necessidades para satisfazê-las, contribuindo assim para uma sociedade mais sustentável e justa. E significa a necessidade de desenvolver práticas a nível pessoal, institucional, organizacional e empresarial que contribuam neste sentido.
É fundamental adotar ações, rotinas diárias e decisões responsáveis sobre que tipo de produtos comprar. Ou seja, analisar quais produtos respeitam o meio ambiente e quais são dispensáveis, porque não respeitam ou porque não precisamos deles.
O consumo responsável implica também conhecer e decidir sobre as empresas que as fabricam e saber se cumprem todos os direitos e princípios de justiça social. Devemos optar por modelos sustentáveis e justos de produção, distribuição, consumo e resíduos.
Educar nossas crianças no consumo responsável
Embora o sistema educacional também seja responsável pela educação de nossos filhos, é nos hábitos de vida dentro de nossas casas que o consumo responsável deve realmente começar a ser exercido. Educar nossos filhos no consumo responsável é uma responsabilidade incontornável, tanto para a instituição escolar quanto para os pais.
Em primeiro lugar, devemos partir do princípio de que o primeiro passo para educar no consumo responsável é o exemplo. Não podemos fazer com que nossos filhos adotem hábitos sustentáveis e desenvolvam práticas de respeito ao meio ambiente se eles não enxergarem isso em seu próprio ambiente familiar.
Para educar nossos filhos no consumo responsável, devemos considerar o seguinte:
- Desenvolve padrões de comportamento com base em nosso próprio exemplo, promovendo valores de cuidado com o meio ambiente.
- Explicar e informar sobre as repercussões ambientais que a aquisição de determinados produtos pode ter.
- Promover o comércio justo. Explicar aos nossos filhos que todo produto exige um processo que inclui cultivo, colheita e fabricação e que são as pessoas que fazem isso. Pessoas que têm direito a boas condições de trabalho.
- Ensinar a ser capaz de tolerar o não como resposta e os motivos pelos quais você não pode comprar tudo o que vê e deseja.
- Respeitar constantemente em todas as práticas diárias que desenvolvemos em casa a regra dos três Rs, “Reciclar, Reutilizar, Reduzir”. Isso se traduz, antes de mais nada, em colocar o lixo nos respetivos contentores e em ações como a reciclagem de papel ou a reutilização de garrafas de plástico.
- Ensinar o valor do trabalho, de não desperdiçar e de não gastar e comprar desnecessariamente. Nossos filhos devem estar cientes do esforço envolvido na realização das coisas.
- Garantir que eles desenvolvam hábitos diários de consumo responsável, como reciclar corretamente os resíduos, não desperdiçar água e economizar energia.
- Frequentar com os nossos filhos mercados solidários que vendem produtos em segunda mão, reutilizados ou reparados, ou onde se efetuem trocas, tanto de produtos como de serviços.
Antes de comprar…
“Eu realmente preciso disso?” Essa é a pergunta que devemos nos fazer antes de comprar ou consumir qualquer produto ou serviço. E, se necessário, avaliar não só a sua qualidade e preço, mas também o seu impacto ambiental e social.
Ou seja, quando realmente precisamos comprar um produto, devemos considerar a responsabilidade da empresa responsável por sua produção e seu compromisso, tanto com o cuidado com o meio ambiente quanto com o respeito aos direitos humanos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Consumo Responde Junta de Andalucía (2019). ¿Qué es el consumo responsable? Recuperado de https://www.consumoresponde.es/art%C3%ADculos/que_es_el_consumo_responsable
- Coordinadora Estatal de Comercio Justo (2019). Las compras deben garantizar los Derechos Humanos y el cuidado del medio ambiente. Recuperado de http://comerciojusto.org/organizaciones-de-comercio-justo-destacan-la-importancia-de-que-las-compras-garanticen-los-derechos-humanos-y-el-cuidado-del-medio-ambiente/
- Barbero Sierra, C., Etchenique, A., Del Pozo Villar, G., Tuderini, J. C. (2008). El planeta, las personas y el futuro. Guía de Consumo Responsable y Medio Ambiente. Recuperado de https://cecu.es/campanas/medio%20ambiente/ConsSost_web.pdf