5 dicas para ensinar as crianças a cuidar do planeta

5 dicas para ensinar as crianças a cuidar do planeta

Última atualização: 16 Maio, 2021

Muitos pais se preocupam com a deterioração progressiva do nosso planeta. Eles gostariam de ensinar seus filhos a cuidar e respeitar mais o meio ambiente. É importante que as crianças se conscientizem de problemas como o aumento da poluição, a conservação da biodiversidade ou as mudanças climáticas.

Por isso, é uma boa ideia desde cedo auxiliá-las a adquirir hábitos positivos que ajudem a melhorar o meio ambiente. As crianças são os adultos de amanhã e as alterações climáticas vão depender da atitude delas também.

Se as crianças desde cedo adquirirem hábitos simples que melhoram o meio ambiente, com certeza vão tomar consciência dos problemas ambientais. As crianças têm que aprender a reciclar, a não poluir e a ser responsáveis com a natureza.

Não desperdiçar água para cuidar do planeta

A primeira dica é ensinar as crianças a valorizar a água. É importante que elas não desperdicem água em casa ao lavar as mãos ou escovar os dentes, por exemplo. Elas têm que aprender a nunca deixar a torneira aberta quando não estiverem usando a água.

Também é importante que elas aprendam a desligar as luzes dos cômodos ao saírem. Tente mostrar para elas a importância de economizar energia elétrica em casa. Uma boa ideia é ensinar a elas, usando livros ou vídeos, a importância da água e da energia. Elas precisam aprender a não desperdiçar nem água nem eletricidade. E para isso, devem saber de onde vem a água que bebem e usam para tomar banho todos os dias.

Aprender a reciclar para cuidar do planeta

Aprender a reciclar para cuidar do planeta

A segunda dica seria acostumá-las a não jogar lixo no chão e, claro, nem em rios ou lagos. Nem mesmo quando participarem de festas ou aniversários em parques ou na praia, por exemplo.

Temos que ensiná-las a usar as lixeiras e a reciclar o lixo em casa. Se as crianças perceberem desde cedo que os pais reciclam em casa, com certeza farão isso no futuro. Elas têm que aprender que existem recipientes diferentes para cada tipo de lixo de acordo com seu material. As crianças devem aprender a separar o lixo.

Também podemos ensiná-las a reciclar potes ou recipientes fazendo brinquedos ou vasos de flores com eles. Eles com certeza se divertirão pintando esses objetos e transformando-os em algo útil e bonito.

Criar uma horta para cuidar do planeta

Outra boa ideia é fazer uma horta caseira para toda a família. As crianças podem semear, plantar, regar e cuidar do jardim. O ideal é que elas plantem frutas ou vegetais que possam consumir depois em casa. Maçãs, morangos, alface, tomates ou pimentas que podem ser usados para fazer refeições divertidas.

Você vai precisar de vasos, terra, substrato e um espaço no quintal ou até dentro de casa se necessário. Também é importante que os pequenos aprendam a não desperdiçar água na horta urbana, usando apenas o necessário.

Excursões em família

 

Desperte sua criança interior.

Para que as crianças possam conhecer a natureza, você também pode organizar excursões em família para parques, fazendas ou jardins botânicos próximos à sua cidade. Certamente onde você mora existem lugares interessantes para as crianças aprenderem a respeitar a natureza.

Nesses espaços, os pequenos poderão conhecer animais de fazenda e aprender sobre sua importância em nosso dia a dia. Eles certamente vão gostar de pegar os ovos das galinhas ou ordenhar as vacas na fazenda. É importante que as crianças saibam de onde vem o alimento e conheçam o papel que os animais desempenham em nossas vidas.

Cuidar de animais de estimação

Outra dica é que elas aprendam a cuidar de animais de estimação. Se as crianças quiserem ter um animal de estimação, devem cuidar dele desde o começo. Elas devem aprender a alimentá-los, devem acompanhar você quando o animal precisar ir ao veterinário, devem levá-lo para passear se já tiverem idade para isso, etc.

Os pequenos não podem apenas aproveitar os momentos de diversão, pois também devem ser responsáveis por seu animal de estimação em todos os momentos. É claro que eles devem aprender a tratar bem o animal e não fazer nada que possa incomodá-lo ou fazê-lo sofrer. As crianças têm que se divertir com seu animal de estimação, mas também precisam entender que ele não é um brinquedo e que devem ser responsáveis por seu cuidado.

Pode interessar a você...
Promover o otimismo para educar crianças capazes
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Promover o otimismo para educar crianças capazes

O otimismo está intimamente relacionado à resiliência. Por isso, criar filhos otimistas é sinônimo de educar pessoas capazes de chegar à frente.



  • Arevalo, J. P. (2011). Cuidar el planeta desde el ámbito educativo. Vision Libros.
  • Marmolejo Mindiola, M. F. (2015). La educación ambiental y su aporte en la formación de hábitos de conservación y cuidado del medio ambiente en los niños y niñas de educación inicial, de la Escuela Isabel la Católica, de la ciudad de Babahoyo, Provincia de Los Ríos, año 2015 (Bachelor’s thesis, BABAHOYO: UTB, 2015). http://dspace.utb.edu.ec/handle/49000/6544
  • Redondo García, S. (2018). La educación medioambiental en Educación Infantil a través del reciclaje. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/32277