Por que é bom ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente?

10 de fevereiro de 2020
Criar uma consciência ecológica nos nossos filhos ajudará para que eles sejam homens e mulheres sensíveis aos outros e responsáveis pela sustentabilidade do ambiente no futuro. Sem dúvida, é um ensinamento muito necessário.

São muitos os benefícios de ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente. No entanto, o respeito pela natureza não é algo que possamos ensinar em um único dia. Na verdade, é um processo que devemos começar desde quando os nossos filhos ainda são muito pequenos. 

Atualmente, a preocupação com o que afeta o planeta aumentou. No entanto, também precisamos de ações para combater os efeitos negativos da ação do homem na terra.

Toda pequena contribuição feita por um indivíduo na sua casa ou local de trabalho implicará em benefícios ecológicos tanto para si mesmo quanto para as gerações futuras.

Se nos preocupamos com o meio ambiente e demonstrarmos isso para os nossos filhos, eles certamente não poderão conceber um modo de vida diferente deste, que está em harmonia com a natureza e os animaisSensibilizar os nossos filhos em relação ao meio ambiente é uma maneira de educá-los para a vida toda.

Se eles internalizarem a importância de garantir o bem-estar dos nossos espaços naturais e dos animais, no futuro, teremos adultos com consciência ecológica, multiplicadores de uma mensagem conservacionista.

Além disso, ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente traz muitos benefícios pessoais, pois assim elas podem desenvolver a empatia e a economia. Empatia porque elas conseguem se colocar no lugar da planta ou animal que está sendo maltratado e se sentem sensibilizadas em relação a eles. E economia porque ensinamos a reutilizar e reciclar.

Como ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente?

Desde muito pequenos, com atividades simples em casa, podemos transmitir a ideia de preservação do meio ambiente aos nossos filhos.Coloque em prática as seguintes dicas em casa e, assim, você educará uma criança com princípios ecológicos puros e ideias renováveis.  

ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente

Atividades de pintura e ao ar livre

A maioria das crianças gosta de desenhar. Então,não há estratégia melhor para ensinar sobre a preservação do meio ambiente do que através da pintura.

Você pode ir com o seu pequeno para um parque com uma cesta de frutas, os seus brinquedos e materiais para pintar. Uma vez chegando lá, passe algumas horas brincando com ele. Por exemplo, peça para ele representar a atividade do dia em um desenho.

Aproveite esse momento para enfatizar a importância de cuidar das áreas verdes. Diga a ele que, se elas não existissem, vocês não teriam tido a oportunidade de se divertir tanto quanto se divertiram.

Fazer de artesanato e tarefas escolares com materiais recicláveis

Ensine o seu filho milhares de maneiras de reutilizar os resíduos gerados em casa. Existem muitas atividades divertidas com as quais podemos fazer artesanatos, brinquedos e muito mais com os recipientes que descartamos em casa.

As garrafas de plástico, as latas de alumínio e os cilindros de papelão do papel toalha ou do papel higiênico são excelentes opções para aproveitar a nossa criatividade e a dos pequenos, propondo criações divertidas e úteis.

Por outro lado, na escola, muitas vezes são designadas atividades para fazer em casa, tais como fazer uma maquete ou representação que envolva o uso de madeira, plástico ou outros.

Essa é uma excelente oportunidade para reciclar.Além de ensinar ao seu filho o valor das coisas e dos materiais reutilizáveis ​​em casa, você também irá promover o hábito de economizar, pois ele vai observar que não é necessário gastar mais dinheiro quando se tem tantas opções à mão.

“Sensibilizar os nossos filhos em relação ao meio ambiente é uma maneira de educá-los para a vida”.

Separar materiais em casa para levar aos centros de coleta

Certamente, na sua cidade, há centros de coleta para que os cidadãos levem os seus resíduos, limpos, secos e separados para processamento.

Assim, tenha um espaço na sua casa para separar os materiais recicláveis e peça ajuda ao seu filho para fazer isso.Uma vez que algum material tiver sido usado, peça ao seu filho para colocá-lo no lugar certo, para que ele saiba que, na sua casa, a única opção que existe para esses objetos é a reciclagem.

Então, quando você já tiver material suficiente, leve o seu filho com você para entregá-lo. Faça disso um hábito, uma atividade familiar.

ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente

Ensinar a apreciar filmes nos quais o meio ambiente é protegido

Existem muitos filmes infantis cuja mensagem principal é a preservação do meio ambiente. Por exemplo: Pocahontas, O Rei Leão, Wall-E e Avatar (ideal para adolescentes). Da mesma forma, também existem ótimos documentários e programas voltados para crianças sobre esse assunto.

Assista junto com seu filho e uma pipoca deliciosa, como se fosse um filme como outro qualquer. Faça com que essas atividades sejam algo natural em casa.Ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente é tão fácil e divertido que você poderá fazer isso sem problemas.

Em conclusão, uma criança com princípios ecológicos firmes será um adulto responsável com o meio ambiente. Essa é uma condição indispensável para o ser humano atualmente, e ainda mais para o futuro. 

  • Barraza, L. (1998). Conservación y medio ambiente para niños menores de 5 años. Especies, 7(3), 19-23. http://ww.anea.org.mx/docs/Barraza-Natura.pdf
  • Gallop, G., Sostenible, D., & Humanos, A. (2015). Medio Ambiente Y Desarrollo. 2003.
  • Diputació Barcelona. El ahorro de agua doméstica. https://www1.diba.cat/uliep/pdf/49525.pdf
  • Lara, J. (2008). Reducir, Reutilizar, Reciclar. Dpto. Universitario Para El Desarrollo Sustentable, Instituto de Ciencias.