Ensine seu filho a encontrar um amigo verdadeiro

· 12 de abril de 2017

A companhias das crianças sempre é um tema que preocupa muito os pais. Dizem que “as más companhias corrompem os bons costumes” e isso é verdadeiro. Por outro lado, também é verdade que “quem anda com sábios será sábio”.

Quando falamos de sábios, não estamos falando de pessoas inteligentes. A sabedoria é a capacidade de tomar decisões baseadas no que se aprendeu durante a vida.

Todos os pais gostariam de ter um filho “sábio”. Para isso, será de grande ajuda ter pessoas sábios ao lado, ou dizendo de outra forma, de pessoas que saibam tomar decisões.

A questão é que as crianças ainda não sabem distinguir essa habilidade e sem dúvida irão valorizar aspectos mais superficiais na hora de escolher um amigo. Esse é o momento em que os pais precisam cumprir o seu importante papel.

amigo-verdadeiro2

Disciplina é mais que algumas palmadas, ou um conjunto de frases como “não faça isso” ou “solte aquilo”. A disciplina é como a estaca à qual a planta se apoia para crescer reta. Você deve usar essa estaca simbólica para que seus filhos sigam pelo caminho correto. Nisto está incluído ensiná-los a escolher bons amigos.

O que é um amigo verdadeiro?

É fato que quando as crianças são pequenas elas escolhem amigos da escola ou da vizinhança e às vezes, com o passar do tempo, essas amizades se desfazem. Mesmo assim é importante que desde bem pequenos você mostre às crianças os valores que elas devem procurar naqueles que serão seus amigos. Assim, quando forem adultas, essas crianças estarão rodeadas de pessoas que irão contribuir para que elas sejam pessoas melhores.

  • Um amigo verdadeiro controla seus sentimentos quando você comete um erro. As pessoas que ficam com raiva e demonstram quando alguém faz alguma coisa que não as agrada, não são boas amizades. Não importa se são divertidas ou bonitas, mostrar sentimentos e atitudes negativas a longo prazo fará com que quem as rodeie se sintam mal.
amigo-verdadeiro3

  • Um amigo verdadeiro dará bons conselhos. É importante que você ensine seus filhos que os bons amigos dão bons conselhos e que esses conselhos às vezes podem não vir de amigos que tenham a mesma idade que eles. Ensine seu filho que não há idade para amizades. Claro, é preciso procurar amigos da mesma idade para sair ou fazer outras coisas típicas de certa idade. Mas também é possível ter amigos mais velhos que às vezes podem se transformar em confidentes e conselheiros.
  • Um amigo verdadeiro não irá insistir, nem obrigar você a fazer nada que você não queira. Quando a adolescência chega, ela é acompanhada pela pressão do grupo. Às vezes, essa pressão vem daqueles que se dizem amigos. Mas um amigo verdadeiro não irá insistir nem obrigar você a fazer nada que você não queira.
  • Um amigo verdadeiro irá ajudar você a ser uma pessoa melhor. Quando gostamos das qualidades, atitudes, ou gestos de algumas pessoas, tendemos a imitá-las. Normalmente, gostamos de boas qualidades e quando as imitamos nos transformamos em alguém melhor. Um bom amigo terá boas qualidades e, portanto, ajudará você a ser alguém melhor.
amigo-verdadeiro4

  • Um amigo verdadeiro estará sempre ao seu lado. Não importa quantas tempestades atormentem sua vida, nem quantos erros você cometa. Um amigo verdadeiro estará sempre ao seu lado.  Alguns dirão com palavras que amam você e que sempre estarão por aí, mas um amigo verdadeiro irá demonstrar isso com ações.

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

                                               -Provérbio bíblico-

Um amigo verdadeiro sempre vai ajudar seu filho a ser alguém melhor e dará forças para ele atingir suas metas e seus sonhos. Ensine seu filho que em uma amizade não importa as superficialidades. Não importa se alguém é bonito ou feio, gordo ou magro, alto ou baixo, jovem ou velho. O que importará na hora de escolher um bom amigo é o interior: as boas qualidades e os sentimentos.