O novo leite materno em pó

· 16 de março de 2017

O leite materno é um produto natural caracterizado por ser um dos elementos mais essenciais à vida humana. Ele é valioso, sobretudo, devido aos benefícios que proporciona à saúde, os quais afetam o ser humano até a idade adulta. É o primeiro alimento natural a oferecer elementos que são nutritivos para os primeiros meses da vida de uma criança. Para quando não se pode dar de mamar no peito, existe hoje o leite materno em pó.

Além disso, segundo a OMS, o leite materno reduz os riscos de mortalidade infantil e de contrair algumas doenças como diarreia, pneumonia e asma. Da mesma forma, com o ato de exclusivamente amamentar o bebê proporcionamos energia e alimentação de qualidade. Essa energia é indispensável ao crescimento, ao amadurecimento e à saúde do bebê.

No entanto, há muitas mães que não podem amamentar seus bebês da forma que desejam. Algumas mulheres sofrem com problemas de nutrição e outras doenças que não as permitem desenvolver uma amamentação adequada.

Portanto, o leite materno nessas circunstâncias não é possível nem para a mãe nem para o bebê devido a causas maiores. Frente à essa situação, aumentou a preocupação de como oferecer a esses recém-nascidos com problemas de nutrição uma alimentação adequada sem causar danos ao sistema digestivo.

Por essa razão foram criados bancos de leite materno, nos quais as mulheres com leite em excesso podem realizar doações. No entanto, os estudos indicam que submeter o leite à pasteurização destrói parte das proteínas e das gorduras que ele possui. Como se sabe, esses nutrientes são de grande importância para a alimentação do bebê e não devem ser expostos a temperaturas que podem ser prejudiciais.

Incrível! Leite materno em pó

Graças aos avanços tecnológicos um grupo de pesquisadores da Universidade de Guadalajara, no México, conseguiram realizar um feito. Com a ajuda do Hospital Civil da cidade conseguiram obter um alimento inesperado: o leite materno em pó. Esse procedimento de armazenamento e conservação desse produto tão valioso promete ser de grande ajuda.

Os especialistas conseguiram extrair a água do leite de origem humana ao expor esse alimento a altas temperaturas. Com isso, conseguiram promover a desidratação e transformaram o leite materno em pó, não sendo mais necessários os processos de extrair e pasteurizar o leite. Isso evita que seja preciso congelar o leite para armazená-lo, o que pode acabar estragando o alimento.

De acordo com esse avanço, o processo de transformação consiste em evaporar gotas de líquidos em altas temperaturas até restar somente componentes desidratados. Esse processo recebe o nome de aspersão, que consiste em difundir um líquido em gotas muito finas. Neste caso, as gotas passam pelo processo de evaporação e o leite, ao desidratar, se transforma em pó.

O pó é armazenado de forma individual, gota por gota. Por meio desta técnica foi possível conquistar o feito de conservar quase todos os nutrientes do leite materno. Esse processo faz com que o leite perca somente 10% das suas propriedades nutricionais, ou seja, ao ser transformado em pó, o leite conserva quase perfeitamente suas qualidades.

leite materno em pó

O leite materno em pó salva vidas

Umas das vantagens deste progresso é que o leite materno pode ser armazenado e, assim, ser levado a populações mais afastadas. O produto é transportado com a garantia de que suas qualidades não serão prejudicadas, passando a adquirir uma validade de 6 meses. A inovação proporcionou gratuitamente benefícios para milhares de crianças necessitadas.

Como sabemos, os bancos de leite têm uma importante função social. No entanto, a conservação ideal do produto limita a quantidade de leite que pode ser transportado em benefício da segurança do alimento.

Em contrapartida, o leite materno em pó oferece muitas vantagens na hora de ser utilizado com esse propósito. Podendo-se transportar o leite em determinadas condições são aumentadas as chances de distribuir esse alimento em mais lugares.

Por enquanto, o propósito é criar o primeiro banco de leite materno em pó a fim de beneficiar muitas crianças. Isso permitiria levar sem problemas o leite em pó a lugares mais distantes, lugares afastados de centros médicos ou de grandes cidades. Pretende-se instalar o banco de leite em pó no México e pouco a pouco no mundo todo para que todos possam ter acesso a esse alimento de forma fácil e prática.

De acordo com os pesquisadores, o banco de leite materno em pó já está em fase de obtenção de patente. Isso tem como objetivo a possibilidade de aquisição do leite materno em pó por todas as pessoas. Essa inovação vai permitir fornecer nutrientes a muitas crianças com problemas de alimentação, tanto em hospitais como fora deles.