Como cuidar dos seios durante a amamentação?

· 1 de junho de 2017

Cuidar dos seios durante a amamentação deve ser uma prioridade, assim como cuidar da sua saúde mental e do resto do seu corpo. No caso das suas mamas, você deve ter em mente que a perda de colágeno e elastina provocada pelo envelhecimento natural da pele, pelo aumento do volume do busto e pelo fato de dar de mamar ao seu filho durante meses, e até os anos vão na contramão da conservação da firmeza dos seios.

Se você não se cuidar corretamente, ao final do período de amamentação seus seios podem ficar caídos. Eles vão parecer fracos e vazios, com a ausência de todo aquele tecido adiposo que o sustentava.

Em Sou Mamãe nos preocupamos tanto com sua saúde quanto com sua aparência. Por isso, trazemos alguns conselhos que devem ser colocados em prática enquanto você amamenta, sem, é claro, prejudicar a alimentação do seu pequeno.

Conselhos para cuidar dos seios durante a amamentação

Siga uma boa dieta

Diferentemente do que algumas mulheres consideram, enquanto você estiver amamentando deve manter uma dieta que garanta a alimentação saudável do seu corpo e transmita os nutrientes essenciais ao bebê.

Seguir uma dieta e evitar, sobretudo, as besteiras também vai ajudar na conservação do estado dos seios.

Mamãe, nessa fase em que seus seios estão cumprindo a principal função biológica que possuem (amamentar) você precisa protegê-los e recuperar por meio da alimentação o colágeno que o sustenta. O colágeno é uma proteína encarregada de sustentar o corpo todo, regenerar os tecidos e manter a elasticidade da pele.

Durante essa fase devemos recomendar o consumo de alimentos ricos em proteínas e a inclusão da gelatina como uma das principais sobremesas.

A gelatina é um alimento que vem, exatamente, do colágeno das vísceras, dos ossos, dos tendões, das patas e da pele de alguns animais.

cuidar dos seios

Também beba muita água e sucos naturais de frutas com pouco açúcar. Consuma frutas tropicais e vegetais de folhas verdes.

De qualquer forma, a dieta que você seguir deve conter, diariamente e em proporção balanceada, todos os grupos de alimentos da pirâmide alimentar.

Não deixe de usar sutiãs e de manter uma postura ereta

Usar sutiã durante a amamentação favorece a firmeza dos seus seios.

O movimento natural que a gravidade produz enquanto caminha, o excesso de peso que suas mamas agora carregam, e a incidência da gravidade enfraquecem seus tecidos e fazem com que percam a firmeza.

O mesmo acontece com a postura. Se você mantiver uma postura ereta, peito para frente, ombros para trás e costas retas, vai contribuir para a conservação do estado dos seus seios.

Intercale os seios para alimentar o bebê

Talvez não seja o caso do seu filho, mas há bebês que desenvolvem preferência por um dos seios da mãe. Eles gostam mais de deitar de um dos lados e tomam menos leite quando são colocados do outro.

Nessa situação, o peito que nunca chega a fica vazio começa a doer, se enche muito rápido, passa a expelir gotas de leite e os incômodos podem se tornar insuportáveis.

O seio que se mantém cheio vai começar a perder firmeza, inclusive mais que o que é esvaziado com frequência.

Para evitar que isso aconteça, desde o começo da amamentação você deve acostumar seu bebê a mamar em ambos os seios.

Se ainda assim ele desenvolver uma preferência por um dos seios, você vai precisar começar o processo de amamentação, cada vez que seu filho quiser mamar, pelo seio que ele menos gosta e, em seguida, trocar para o que ele gosta mais para terminar de se alimentar. Nunca o contrário.

Como cuidar dos seios durante a amamentação?

cuidar dos seios

Cuidar dos seios durante a amamentação vai evitar que após essa fase, quando se olhar no espelho, você queira se submeter a tratamentos estéticos caros ou a cirurgias invasivas.

Claro, essa última consideração não vale para todas as mulheres. Há mulheres que se sentem muito felizes de mostrar as mudanças nos seios depois de ter amamentado durante um longo período porque isso mostra sua condição de mãe.

No entanto, seja qual for sua opinião, recomendamos cuidar dos seios durante a amamentação e em todos os momentos para não prejudicar uma das partes mais bonitas do corpo da mulher.