Escrever à mão ajuda as crianças a ler?
Fazer com que as crianças gostem de ler nem sempre é fácil, pois elas costumam ter pouca paciência e, na maioria das vezes, preferem atividades mais dinâmicas ou tecnológicas. Mesmo assim, é interessante saber que a ciência mostrou, mais uma vez, que manter o hábito de escrever à mão ajuda na leitura.
Todos sabemos que a leitura e a escrita são dois elementos essenciais para o desenvolvimento infantil. Deve-se interpretar que essas ferramentas são extremamente úteis para que as crianças se desenvolvam adequadamente e adquiram maior capacidade de processamento de informações.
A questão é que, escrevendo à mão, as crianças melhoram suas habilidades de retenção de informações. Por sua vez, isso favorece a velocidade de aprendizado e também a compreensão de letras e palavras.
O estudo que afirma que escrever à mão ajuda a ler
Recentemente, foi realizado um estudo na prestigiada Universidade John Hopkins, publicado na revista especializada Psychological Science.
Este estudo foi realizado com 42 adultos, tanto do meio universitário como da comunidade local, cujas idades variaram entre a adolescência e os trinta anos. Todos os participantes tiveram que aprender a escrever letras árabes (como segunda língua) durante seis sessões de instrução.
Os inscritos foram divididos em três grupos, de acordo com o método de aprendizagem. O primeiro visualizava os vídeos, o segundo escrevia à mão e o último se encarregava de redigir respostas. O objetivo foi avaliar a eficácia das diferentes estratégias de ensino para a aprendizagem do novo idioma.
Os resultados
Uma vez que cada grupo recebia as informações, tinha que realizar várias tarefas:
- Quem escrevia à mão tinha que traçar a letra com lápis no papel.
- Aqueles que viam a letra em uma tela tinham que identificá-la.
- Por fim, quem recebeu as respostas digitadas ficou encarregado de localizar a letra correspondente em um teclado.
Assim se determinou que aqueles que escreviam à mão livre alcançavam um melhor e mais rápido aprendizado das informações em relação aos demais grupos. Aparentemente, esse trabalho manual os ajudou a otimizar o processamento de informações e isso sugere que a caligrafia é o método de ensino mais competente.
Contudo, em suas conclusões, os pesquisadores esclareceram que esses resultados não têm correlação direta com crianças pequenas e em idade escolar, já que o experimento se concentrou em jovens adultos aprendendo um segundo idioma.
Há um estudo anterior que sugere certa correlação entre esse método de ensino e o aprendizado da leitura e da escrita em crianças. No entanto, essa associação não está totalmente comprovada e são necessários mais estudos nessa população para confirmá-la.
A caligrafia é muito importante para o desenvolvimento da criança
Em suma, o estudo que compartilhamos mostra que a ação motora da escrita tem um efeito muito positivo na aprendizagem da leitura. Nesse sentido, é conveniente que os pequenos aprendam a escrever à mão, com lápis e canetas, em vez de usar os teclados do computador ou do celular.
Por sua vez, essa habilidade motora ativa vários domínios cerebrais, envolvendo memória, linguagem, habilidades motoras e pensamento.
É assim que os alunos aprendem a perceber as diferentes letras de forma mais autônoma. E então, também aumentam a capacidade de memorizá-las, o que facilita o aprendizado e melhora as habilidades de leitura em todas as áreas.
Devemos ter em mente que escrever à mão é uma atividade bastante complexa, mais ainda do que ler. Portanto, é preciso buscar fórmulas para melhorar a escrita e eliminar aquelas que influenciam negativamente nessa aprendizagem.
Escrever à mão, uma atividade fantástica para o cérebro
Ao escrever à mão, nosso cérebro gera memórias. As varreduras desse importante órgão mostram grande atividade ao visualizar e pintar letras, o que, por sua vez, aumenta a sincronicidade do cérebro.
Como foi verificado neste estudo, existe um componente motor na aprendizagem da leitura (escrita) que facilita a aquisição de palavras. E esse fator é especialmente benéfico quando é feito à mão.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wiley, R.W., Rapp, B. (2021). The Effects of Handwriting Experience on Literacy Learning. Psychological Science.
Volume: 32 issue: 7, page(s): 1086-1103. Disponible en: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0956797621993111?journalCode=pssa
- Kersey, A. J., & James, K. H. (2013). Brain activation patterns resulting from learning letter forms through active
self-production and passive observation in young children. Frontiers in Psychology, 4, Article 567. Disponible en: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2013.00567/full