Por que é bom que as crianças aprendam a escrever à mão

Escrever à mão é fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é necessário para ter sucesso na vida.
Por que é bom que as crianças aprendam a escrever à mão

Última atualização: 22 Janeiro, 2021

Escrever à mão está se tornando uma arte perdida? O surgimento da tecnologia dentro e fora da sala de aula significa que, em geral, menos crianças estão escrevendo à mão. Porém, muitos psicólogos e especialistas em educação argumentam que escrever à mão, tanto em letra de forma quanto cursiva, ainda é uma habilidade muito valiosa.

A habilidade de escrever à mão é algo que não deve se perder por nada nesse mundo. As pessoas têm a sorte de poder traduzir por meio da própria letra o que estão sentindo, o que querem transmitir ou aprender. Mas por que é tão bom que as crianças aprendam a escrever à mão?

Preparação para escrever à mão

As crianças pequenas estimulam as partes principais do cérebro que precisam para ler quando estão aprendendo a escrever. O ato de desenhar ou escrever em um papel em branco ativa partes do cérebro que os adultos usam para ler e escrever, enquanto desenhar ou traçar letras tem uma estimulação significativamente mais fraca.

escrever à mão

Maior produtividade e criatividade

Escrever à mão aumenta a produtividade e a criatividade, pois são usadas diferentes vias ​​ cerebrais. Escrever à mão permite que as crianças produzam mais palavras com mais rapidez e expressem mais ideias do que digitando em um computador, por exemplo. Durante a escrita, são ativadas as regiões do cérebro associadas à cognição, à linguagem e à memória de trabalho.

Melhora nas dificuldades de aprendizagem ao escrever à mão

As pessoas com dificuldades de aprendizagem parecem se beneficiar ao saber escrever à mão, especialmente em letra  cursiva. Ensinar as letras cursivas às crianças pode ajudar no tratamento da dislexia. Aprender o movimento das palavras da esquerda para a direita na página e desenvolver habilidades motoras para evitar a inversão das letras, como confundir “b” com “d”, parece ajudar as crianças.

Além disso, a letra cursiva também pode ajudar na velocidade de escrita, na legibilidade e na ortografia correta das palavras, possivelmente porque as letras estão conectadas no papel e, portanto, na memória.

Melhora na aprendizagem auditiva

Estudantes universitários que fazem anotações usando um computador não se saem melhor do que aqueles que as escrevem à mão. Escrever à mão ajuda a reter melhor as informações. Isso ocorre porque as informações recebidas são transcritas com as próprias palavras, o que reforça o aprendizado do conteúdo aprendido naquele momento.

Conexão com a história ao escrever à mão

Pense: as crianças só poderão ler as versões originais de documentos históricos importantes se aprenderem a ler letras cursivas ou feitas à mão. Elas só serão capazes de decifrar documentos escritos à mão se souberem que as letras podem ter vários formatos diferentes.

Cada pessoa tem o seu próprio tipo de letra que nada tem a ver com o tipo impresso ou de computador. Além disso, muitas cartas antigas, documentos e receitas passadas em família também estão em letra cursiva e, portanto, saber como ler esse tipo de letra pode ter um valor pessoal significativo.

escrever à mão

Uma maneira única de se comunicar

Um bilhete escrito à mão é mais exclusivo, personalizado e atencioso do que uma mensagem de texto ou e-mail. Todos nós sabemos como é especial quando as crianças escrevem cartas à mão para o Papai Noel e cartões para os seus entes queridos, ou quando recebermos uma carta de agradecimento escrita por correio. E não há nada mais original do que a própria assinatura manuscrita.

Escrever à mão é tão especial que não há razão para que isso seja substituído pela escrita em um computador. Escrever em um computador é bom, sem dúvida, mas desde que a leitura e a escrita estejam bem consolidadas nas crianças. Além disso, escrever à mão é algo que nunca deve ser substituído por escrever em um computador por meio das novas tecnologias.

Além disso, também é algo conectado com as emoções, com o coração, com a mente e com a memória. Portanto, escrever à mão sempre deve ser uma prioridade na aprendizagem das crianças.

A leitura compreensiva e a escrita são a base de tudo se quisermos ter sucesso na vida. Por isso, incentive esse tipo de escrita em seus filhos sempre que tiver a oportunidade, como, por exemplo, ao fazer uma lista de compras, deixar bilhetes de agradecimento, escrever um diário de emoções, etc.

Pode interessar a você...
A reeducação gráfica, uma solução para escrever melhor
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
A reeducação gráfica, uma solução para escrever melhor

Às vezes crianças e adultos precisam passar por uma reeducação gráfica. Vamos aprender aqui que escrever é tão importante quanto saber como escreve...