Como aprender a escrever com o Método Montessori

20 Janeiro, 2021
O Método Montessori para aprender a escrever é uma ferramenta para alcançar uma maior eficiência na aprendizagem da escrita.

O modelo do Método Montessori para aprender a escrever tem sido cada vez mais usado na Educação Infantil ou durante os primeiros anos do Ensino Fundamental para o ensino da escrita. Esse tipo de caligrafia ajuda as crianças a controlar os movimentos das mãos ao desenhar os traços.

Maria Montessori introduziu na aprendizagem infantil esse guia de caligrafia para aprender a escrever. Graças à sua experiência como professora, ela idealizou esse método para proporcionar autonomia às crianças no início da escrita e, por isso, contribui para que a aquisição dessa habilidade se tornasse mais fácil para as crianças.

Aprender a escrever com o Método Montessori: em que consiste?

Esse método é caracterizado pela separação da estrutura das letras em três partes, divididas por quatro linhas.

aprender a escrever com o Método Montessori

  • Duas linhas centrais orientadas na horizontal para o corpo das letras minúsculas.
  • Duas linhas (uma superior e outra inferior) para o prolongamento de algumas consoantes que marcarão o limite para os traços. “b, l, t, d, etc.” (prolongamento da linha superior) e “g, j, p, q, etc.” (prolongamento da linha inferior).

Esse método ajuda as crianças a atingir um maior nível de perfeição na escrita, com dois níveis de dificuldade: um espaçamento de 5 milímetros e outro menor, de 3,5 milímetros. Dessa forma, é necessário aprimorar o traçado das letras.

Com que idade é possível aprender a escrever com o Método Montessori?

Esse método considera que o processo de alfabetização pode começar entre os 13 ou 14 mesesIsso não significa que nessas idades as crianças já possam aprender a escrever, mas sim que elas podem receber um estímulo prévio para facilitar esse processo.

É importante despertar o interesse das crianças pela leitura, lendo histórias para elas. Assim, podemos garantir que elas tenham uma preparação prévia, após a qual poderão começar a praticar a escrita com esse método. O que devemos levar em conta para começar é que a criança já tenha adquirido as fases de preparação.

Outra coisa a ter em mente é que devemos aproveitar os momentos em que o nosso filho está mais receptivo e, através de brincadeiras, adaptar-nos ao seu ritmo para que ele possa aprender progressivamente. Podemos aproveitar qualquer tarefa da vida diária para motivar as crianças a aprender a ler e escrever.

Passos a serem seguidos para aprender a escrever com o Método Montessori

As crianças devem ter adquirido algumas fases prévias de conhecimento para que possam enfrentar o início do processo de aprendizagem da escrita. A seguir, detalhamos alguns dos passos que devemos seguir para que as crianças aprendam a escrever com o Método Montessori:

Começar o ensino da escrita com as letras minúsculas antes das letras maiúsculas

Muitas vezes, as escolas geralmente começam a ensinar as crianças a escrever as letras maiúsculas antes das letras minúsculas. Entretanto, de acordo com o Método Montessori, não deveria ser feito dessa forma, mas ao contrário.

Por que começar a ensinar as minúsculas antes das maiúsculas? Porque para as crianças é mais fácil desenhar linhas curvas do que linhas retas e, por isso, o ensino das letras maiúsculas deveria ser deixado para depois.

Ensinar as letras para as crianças por meio dos seus sons, a partir da fonética

Isso significa que, em vez de ensinar a letra “s”, é preciso ensinar o som “ssss”. Assim, a criança vai associar as letras aos sons e terá mais facilidade para aprender.

Fazer atividades sensoriais para estimular os sentidos

Embora as crianças estejam em processo de aquisição da escrita, podemos complementá-lo com atividades que estimulem os sentidos, tais como passar objetos de um lugar para o outro, passar o dedo sobre letras feitas em um papel com relevo e, ao mesmo tempo, pronunciar essas letras, etc.

Escrever em uma caixa com areia

Podemos dar para a criança uma caixa com areia, colocando ao lado dela alguns cartões com as diferentes letras para que ela possa reproduzi-las na areia. Dessa forma, o pequeno vai internalizar a direcionalidade das letras e introduzimos, pouco a pouco, a grafomotricidade.

aprender a escrever com o Método Montessori

Alfabeto em movimento

Depois de escrever as letras na caixa de areia, passaremos para o alfabeto móvel, no qual as consoantes serão vermelhas e as vogais serão azuis. Assim, a criança compreenderá que, ao juntar algumas letras, é possível formar palavras.

Escrever em uma lousa

Antes de passar a escrever no papel com o Método Montessori, a criança deve controlar a escrita em uma lousa. Isso deve ser feito com giz, que também serve para estimular os sentidos durante a composição das letras.

Escrever no papel com o Método Montessori das quatro linhas

Por fim, a criança pode começar a copiar palavras em linhas preparadas para o método caligráfico Montessori.

Em suma, aprender a escrever com o Método Montessori traz enormes benefícios para as crianças, pois assim é possível conquistar uma escrita mais harmoniosa, com melhor direcionalidade e mais padronizada. Além disso, os limites superiores e inferiores ajudam as crianças a traçar os prolongamentos das letras ascendentes e descendentes.

  • Salas, A. L. C. (2002). Los procesos iniciales de lecto-escritura en el nivel de educación inicia. Revista Electrónica” Actualidades Investigativas en Educación”2(1), 0. https://www.redalyc.org/pdf/447/44720104.pdf