Como aprender a escrever com o Método Montessori

O Método Montessori para aprender a escrever é uma ferramenta para alcançar uma maior eficiência na aprendizagem da escrita.
Como aprender a escrever com o Método Montessori

Última atualização: 20 Janeiro, 2021

O modelo do Método Montessori para aprender a escrever tem sido cada vez mais usado na Educação Infantil ou durante os primeiros anos do Ensino Fundamental para o ensino da escrita. Esse tipo de caligrafia ajuda as crianças a controlar os movimentos das mãos ao desenhar os traços.

Maria Montessori introduziu na aprendizagem infantil esse guia de caligrafia para aprender a escrever. Graças à sua experiência como professora, ela idealizou esse método para proporcionar autonomia às crianças no início da escrita e, por isso, contribui para que a aquisição dessa habilidade se tornasse mais fácil para as crianças.

Aprender a escrever com o Método Montessori: em que consiste?

Esse método é caracterizado pela separação da estrutura das letras em três partes, divididas por quatro linhas.

aprender a escrever com o Método Montessori

  • Duas linhas centrais orientadas na horizontal para o corpo das letras minúsculas.
  • Duas linhas (uma superior e outra inferior) para o prolongamento de algumas consoantes que marcarão o limite para os traços. “b, l, t, d, etc.” (prolongamento da linha superior) e “g, j, p, q, etc.” (prolongamento da linha inferior).

Esse método ajuda as crianças a atingir um maior nível de perfeição na escrita, com dois níveis de dificuldade: um espaçamento de 5 milímetros e outro menor, de 3,5 milímetros. Dessa forma, é necessário aprimorar o traçado das letras.

Com que idade é possível aprender a escrever com o Método Montessori?

Esse método considera que o processo de alfabetização pode começar entre os 13 ou 14 mesesIsso não significa que nessas idades as crianças já possam aprender a escrever, mas sim que elas podem receber um estímulo prévio para facilitar esse processo.

É importante despertar o interesse das crianças pela leitura, lendo histórias para elas. Assim, podemos garantir que elas tenham uma preparação prévia, após a qual poderão começar a praticar a escrita com esse método. O que devemos levar em conta para começar é que a criança já tenha adquirido as fases de preparação.

Outra coisa a ter em mente é que devemos aproveitar os momentos em que o nosso filho está mais receptivo e, através de brincadeiras, adaptar-nos ao seu ritmo para que ele possa aprender progressivamente. Podemos aproveitar qualquer tarefa da vida diária para motivar as crianças a aprender a ler e escrever.

Passos a serem seguidos para aprender a escrever com o Método Montessori

As crianças devem ter adquirido algumas fases prévias de conhecimento para que possam enfrentar o início do processo de aprendizagem da escrita. A seguir, detalhamos alguns dos passos que devemos seguir para que as crianças aprendam a escrever com o Método Montessori:

Começar o ensino da escrita com as letras minúsculas antes das letras maiúsculas

Muitas vezes, as escolas geralmente começam a ensinar as crianças a escrever as letras maiúsculas antes das letras minúsculas. Entretanto, de acordo com o Método Montessori, não deveria ser feito dessa forma, mas ao contrário.

Por que começar a ensinar as minúsculas antes das maiúsculas? Porque para as crianças é mais fácil desenhar linhas curvas do que linhas retas e, por isso, o ensino das letras maiúsculas deveria ser deixado para depois.

Ensinar as letras para as crianças por meio dos seus sons, a partir da fonética

Isso significa que, em vez de ensinar a letra “s”, é preciso ensinar o som “ssss”. Assim, a criança vai associar as letras aos sons e terá mais facilidade para aprender.

Fazer atividades sensoriais para estimular os sentidos

Embora as crianças estejam em processo de aquisição da escrita, podemos complementá-lo com atividades que estimulem os sentidos, tais como passar objetos de um lugar para o outro, passar o dedo sobre letras feitas em um papel com relevo e, ao mesmo tempo, pronunciar essas letras, etc.

Escrever em uma caixa com areia

Podemos dar para a criança uma caixa com areia, colocando ao lado dela alguns cartões com as diferentes letras para que ela possa reproduzi-las na areia. Dessa forma, o pequeno vai internalizar a direcionalidade das letras e introduzimos, pouco a pouco, a grafomotricidade.

aprender a escrever com o Método Montessori

Alfabeto em movimento

Depois de escrever as letras na caixa de areia, passaremos para o alfabeto móvel, no qual as consoantes serão vermelhas e as vogais serão azuis. Assim, a criança compreenderá que, ao juntar algumas letras, é possível formar palavras.

Escrever em uma lousa

Antes de passar a escrever no papel com o Método Montessori, a criança deve controlar a escrita em uma lousa. Isso deve ser feito com giz, que também serve para estimular os sentidos durante a composição das letras.

Escrever no papel com o Método Montessori das quatro linhas

Por fim, a criança pode começar a copiar palavras em linhas preparadas para o método caligráfico Montessori.

Em suma, aprender a escrever com o Método Montessori traz enormes benefícios para as crianças, pois assim é possível conquistar uma escrita mais harmoniosa, com melhor direcionalidade e mais padronizada. Além disso, os limites superiores e inferiores ajudam as crianças a traçar os prolongamentos das letras ascendentes e descendentes.

Pode interessar a você...
Como educar sem reforços ou punições de acordo com Montessori
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como educar sem reforços ou punições de acordo com Montessori

Educar sem reforços ou punições é possível de acordo com a metodologia Montessori. Isso vai trazer muitos benefícios para a educação dos seus filho...



  • Salas, A. L. C. (2002). Los procesos iniciales de lecto-escritura en el nivel de educación inicia. Revista Electrónica” Actualidades Investigativas en Educación”2(1), 0. https://www.redalyc.org/pdf/447/44720104.pdf