5 estratégias para ensinar a pensar positivamente

· 27 de novembro de 2017

Manter a mente pensando positivamente de maneira contínua é uma tarefa complexa até para um adulto. Para conseguir isso, é necessário reeducar a mente. Essa tarefa não inclui apenas escolher o pensamento positivo e jogar fora os negativos. É preciso também aprender a agir para poder alcançar as metas.

As crianças precisam conhecer as estratégias para aprender a pensar positivamente desde cedo. Com isso, elas terão uma valiosa ferramenta que vai ajudar no desenvolvimento delas.

Quando um adulto foca sua atenção no diálogo mental – ou o solilóquio dos seus pensamentos – descobre que os pensamentos que emergem são de maior densidade do que os que se expressam em voz alta normalmente. O ruim é que, muitas vezes, não se trata de pensamentos positivos, mas de pensamentos de culpa, preocupações, etc.

Todas as pessoas têm pensamentos negativos e dúvidas. No entanto, o excesso de negatividade pode anular qualquer esperança familiar que poderia existir em relação a alcançar as mais diferentes metas.

Em outras palavras, nossas ações são baseadas de acordo com os nossos pensamentos. Se a forma como você pensa é positiva, começarão a mudar – para melhor – as ações que você toma.

A seguir, vamos avaliar algumas estratégias para ensinar as crianças a pensar positivamente durante todo o tempo. É preciso que não seja uma tarefa difícil nem complexa, mas sim algo que dominem desde cedo com liberdade.

Evite temas negativos se não sugerir soluções

Você como chefe do lar deve moderar as conversas que mantém dentro de casa. Como você está orientando essas conversas? São positivas ou negativas? Você fala de construir ou destruir?

A primeira coisa que você deve fazer é descobrir detalhes como esses. Não será simples conseguir uma mudança positiva sem conhecer profundamente os pensamentos diários.

Às vezes, o verbo se torna negativo com o passar do tempo devido ao fato de ter sido minado com tanta desesperança. Além de outras experiências que ficaram gravadas na mente de muitos adultos desde que eram crianças.

Mãe ensinando a pensar positivamente

Você verá que sua voz interna muitas vezes está avaliando a si mesmo dizendo coisas como “sou muito lento”, ou “tenho dificuldades para aprender”.

Cada vez que você ver alguém da família dizendo que não pode, convide-o a tentar e transmita a coragem suficiente para que se atreva a realizar qualquer tarefa.

A história demonstrou que a maioria das pessoas de sucesso se tornaram as pessoas que são hoje por atreverem a fazer muitos trabalhos difíceis, mas sem se renderem.

Pensar positivamente

Geralmente, toda afirmação é uma expressão positiva, curta, crível e focada. Ao repeti-la ao longo do tempo, abre novos caminhos no subconsciente, criando assim a possibilidade de desenvolver uma nova ordem de pensamentos.

As afirmações são uma ferramenta muito importante. É preciso repetir em voz alta, com sentimento e a intenção real para que funcionem. Simplesmente ler não ajuda a menos que realmente se sinta o que se está dizendo. Ensine os seus filhos a dizer afirmações. Para isso, você pode criar algumas frases que motivem toda a família.

Elabore roteiros positivos

Essa estratégia é simples: invente uma história com um bom final feliz, que seja motivadora e que flua como o roteiro de um filme. A coerência é o de menos, o importante é que te faça se sentir bem.

Quanto mais tempo você puder dedicar a escrever a sua história, melhor será. Faça isso ao lado da sua família. O limite para a imaginação não existe aqui, você pode fazer uma história que conte como você vai cumprir todos os seus objetivos e os da sua família.

Escrever roteiros positivos ajudará a internalizar seus objetivos e sonhos, como se fosse algo já feito. Isso desbloqueia a mente de maneira efetiva. E também ensina os seus filhos a pensar positivamente.

Sempre que você ver alguém da família dizendo que não pode, convide-o a tentar e transmita a coragem suficiente para que se atreva a realizar qualquer tarefa.

Afaste qualquer influência negativa que aparecer

pensar positivamente em família

É muito importante identificar na família fatores externos negativos que estejam limitando o desenvolvimento. Se você não tem cuidado suficiente e permite que essas influências te afetem ou impactem, você começará a adotar esses pensamentos como se fossem seus sem perceber.

Portanto, o melhor é estar alerta para as influências negativas externas e muitas vezes até internas. Geralmente, essas influências surgem de conhecidos disfarçados de amigos. Limite sua exposição a esse tipo de pessoas o máximo que puder, evite discutir seus planos ou objetivos com elas.

Tente fazer com que a sua família esteja rodeada de gente saudável emocionalmente, que com o bom pensamento motivem a tomar ações positivas. Você irá perceber como é possível passar do estado de se sentir pouco inspirado e desmotivado para se sentir motivado, com pensamentos positivos e mais completos no seu interior.

As mensagens são no presente

Não sobrecarregue a sua mente de planos e coisas do futuro. Muito menos faça isso com coisas do passado que já não é possível mudar. Isso é torturante e nem um pouco positivo. Quando você menos imagina, pode se surpreender com todas as coisas que você precisa para realizar seus objetivos e, portanto, sua mente estará presa em um número infinito de preocupações.

Foque sempre nos passos que você pode tomar no presente, nada de se atrasar ou se adiantar, tudo deve ser “aqui e agora”.

Mude seu discurso interno, deixe de lado a ansiedade do futuro e passe a agir no seu presente. Você não pode controlar o que acontecerá no futuro, mas pode tomar os passos necessários agora que te permitirão ter um amanhã melhor. Tomar esses passos requer focar seus pensamentos no Hoje e no Agora.

E lembre-se de que sua maneira de agir e pensar sempre é um modelo para os seus filhos. Por isso, pense positivamente e dessa forma seus filhos aprenderão a agir assim.