O lado positivo das birras das crianças

4 de outubro de 2017

Como mãe ou pai você provavelmente já se encontrou em uma situação constrangedora causada pelas birras do seu filho. No entanto, apesar de parecerem difíceis de tolerar são sinais de que o desenvolvimento emocional de seus filhos está no caminho certo.

Nos primeiros anos de vida não existe o conceito de autocontrole. As emoções das crianças podem variar repentinamente e acabam resultando em birras.

Ver uma criança alterada, gritando e chorando não é o cenário mais atraente que você pode imaginar. Sem dúvida, esta situação causará constrangimento e estresse, mas tudo parecerá menos grave se você conhecer as implicações positivas das birras.

Em cada ato de aprendizado consciente exige a vontade de sofrer uma lesão na própria autoestima. É por isso que as crianças pequenas aprendem tão rápido antes de serem conscientes da sua própria importância.

-Thomas Szasz-

Os benefícios surpreendentes das birras

As birras contribuem para o desenvolvimento cerebral da criança se forem conduzidas corretamente. Quando as crianças nascem os seus cérebros ainda não estão completamente desenvolvidos.

O cérebro é formado com base na genética e a sua forma definitiva vai sendo construída com as experiências da vida do indivíduo. A forma como as frustrações dos pequenos são tratadas hoje terão consequências em como eles enfrentarão diferentes situações na idade adulta.

As birras liberam cortisol no organismo. As lágrimas contêm cortisol que é o hormônio do estresse. Quando as crianças choram elas liberam o estresse de seus corpos.

Além disso, o choro reduz a pressão sanguínea e aumenta a sensação de bem-estar emocional ao receber o apoio de um ente querido. Você já percebeu que depois de uma birra o humor das crianças melhora significativamente?

Chorar ajuda a esclarecer as ideias. Na hora das birras as crianças entram em conflito e exteriorizam todas as suas emoções que não são saudáveis. Com a raiva e a frustração fora da mente suas ideias se esclarecem e dão lugar para aprender algo novo.

Quando uma criança não pode se concentrar e ouvir, geralmente existe um bloqueio emocional que impede o seu progresso. Para que os seus filhos aprendam eles devem estar felizes e relaxados.

menina fazendo uma sequência de birra

A qualidade do sono melhora. Muitas vezes você pode achar que a melhor coisa contra a birra é simplesmente evitá-la, mas isso não é verdade. Assim como acontece com um adulto, o estresse e as situações negativas surgem durante o tempo de descanso das crianças.

Por esse motivo é preferível que você não impeça a birra por força, mas procure uma maneira saudável de ajudar o seu filho a expressar suas emoções e ter uma noite de sono bem tranquila.

E se isso não bastasse …

Os seus filhos se sentem seguros comunicando como se sentem. Muitas birras infantis ocorrem porque as crianças estão no processo de aceitar uma resposta negativa que receberam.

A birra é uma expressão de como eles se sentem diante dessa resposta. A alteração emocional é uma oportunidade de mostrar empatia com as suas tristezas, de ajudá-los a comunicar-se melhor e fortalecer a conexão entre pais e filhos.

As crianças fazem algo que as pessoas mais velhas esqueceram como fazer. À medida que as crianças crescem, choram menos. Isso se deve em parte porque elas começam a regular suas emoções, mas também é uma tentativa de se adaptar a uma sociedade que não aprova completamente a expressão de emoções. Uma criança que manifesta o que sente não acumula sentimentos e experiências negativas.

As birras melhoram o comportamento a longo prazo. Às vezes as crianças se expressam por meio da agressão e negação à autoridade em casa.

Quando atingem seu limite, expressam tudo o que os impede de mostrar o lado doce e cooperativo que elas têm por natureza.

Quando o seu filho manifesta um desses momentos de alteração você também pode aproveitar a situação e usá-la ao seu favor. Muitas vezes você pode se ver refletido no seu filho e entender o que ele sente, porque você mesmo já experimentou isso em algum momento.

Superar as birras dos filhos lhe ajudará a enfrentar os seus próprios desafios emocionais. Faça com que a comunicação e a expressão das emoções se torne um hábito familiar para melhorar o sentimento coletivo de bem estar. As pessoas que verbalizam seus sentimentos e os compartilham com seus entes queridos são mais felizes e saudáveis.

Lembre-se de que toda situação pode ser uma oportunidade de aprendizagem e enriquecimento tanto no seu trabalho como pai, como na vida de seus filhos.