5 fábulas curtas para crianças
As fábulas são histórias curtas protagonizadas por animais, que transmitem uma moral. Esses ensinamentos não são algo ensinado nos livros, mas sim algo que ajuda a distinguir um bom comportamento de um mau comportamento. Além disso, como se originaram da cultura popular, talvez você tenha ouvido falar das fábulas a seguir com uma versão um pouco diferente.
Fábulas curtas sobre o esforço
As fábulas a seguir são exemplos de que, às vezes, o caminho mais rápido não é o melhor. Atualmente, queremos obter resultados imediatos, por isso é cada vez mais necessário lembrar valores como a perseverança.
A menina do leite
Essa fábula conta como uma menina vai ao mercado para vender uma jarra de leite. Ela planeja como vai investir o dinheiro que vai receber em alguns ovos, dos quais sairão galinhas que ela então venderá para comprar outros animais e, assim, aumentar os seus lucros pouco a pouco.
No entanto, ela está tão feliz e imersa em seus pensamentos que o inesperado acontece: a jarra cai e todo o leite é derramado.
Ter planos, ideias e projetos é importante, mas prestar atenção ao que está diante de nós é mais importante ainda. Se negligenciarmos as tarefas que temos que fazer agora, esses projetos nada mais serão do que castelos de areia, uma vez que não haverá frutos para colher.
A cigarra e a formiga
Essa fábula conta algo semelhante, a partir de outro ponto de vista. Nesse caso, a cigarra passa o verão cantando enquanto uma formiga não para de trabalhar na coleta de alimentos para o frio do inverno. E o que acontece quando o inverno chega? A cigarra não tem nada para comer e pede ajuda à formiga, mas ela se recusa.
Esse ensinamento não tem a ver com não ajudar os outros, mas sim com evitar a atitude preguiçosa da cigarra. Por exemplo, se as crianças forem perseverantes desde pequenas e criarem hábitos de estudo e de brincadeiras diferenciados, elas vão se concentrar com maior facilidade.
Além disso, conforme o tempo vai passando, as metas também passam a ter um percurso mais longo e, portanto, o senso de responsabilidade também será desenvolvido.
Fábulas curtas sobre o respeito
Subestimar os outros ou não respeitá-los é uma das grandes fraquezas que temos. E o que é melhor que ensinar um pouco de humildade com com essas fábulas?
A lebre e a tartaruga
Em uma corrida entre esses dois animais parece ser óvio qual deles vai vencer. Mas, contra todas as probabilidades, é a tartaruga quem vence nessa fábula.
A lebre tem tanta certeza que vai superar a tartaruga com folga que até mesmo para e dorme durante a corrida. No entanto, ela dorme tanto que não chega a tempo de cruzar a linha de chegada antes da tartaruga.
As aparências enganam e a vaidade não é uma boa aliada. As crianças não devem se comparar com os seus colegas: ganhar ou perder, tirar ou não tirar a melhor nota não é o mais importante. O que importa é o esforço que elas fizeram.
As aparências enganam e a vaidade não é uma boa aliada.
O leão e o rato
Um dia, um rato acorda um leão enorme e pede para ser deixado vivo e, em troca, ele o ajudaria quando fosse necessário. Mas como um rato poderia ajudar um leão feroz?
O leão não conseguia imaginar, mas deixou o rato partir. Algum tempo depois, caçadores capturaram o leão, que rugia com todas as suas forças para pedir ajuda. O rato ouviu o rugido e roeu as cordas para libertar o leão.
A moral dessa história é que é importante tratar bem os outros, porque nunca se sabe de quem podemos vir a precisar em algum momento. Além disso, a ajuda altruísta é um dos pilares para estabelecer relações de amizade.
Outras fábulas curtas
O rato do campo e o rato da cidade, A raposa e o corvo… Existem dezenas de fábulas com diversos ensinamentos, mas vamos destacar uma que é necessária tanto para crianças quanto para adultos.
A galinha dos ovos de ouro
Imagine que você tem uma galinha que, às vezes, bota ovos de ouro. Se isso é possível, é porque há ouro dentro da galinha, certo? Era o que pensavam os donos da galinha dos ovos de ouro, mas, para a sua surpresa, quando a mataram, não havia ouro dentro dela. Assim, eles ficaram sem a galinha e sem os ovos de ouro.
A ganância e a impaciência nos fazem perder o rumo. Às vezes, saber como nos conformar e cuidar do que temos é o melhor a fazer, porque podemos perder tudo de uma hora para outra.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dido, J. C. (2009). Teoría de la fábula. Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid. https://biblioteca.org.ar/libros/152405.pdf
- Samaniego, F. M. de. (2003). La lechera. In Fábulas en verso para el uso del Real Seminario Bascongado. Tomo I (pp. 65–67). Madrid: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. Retrieved from http://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmcwp9x2
- Samaniego, F. M. de. (2003). La cigarra y la hormiga. In Fábulas en verso para el uso del Real Seminario Bascongado. Tomo I (pp. 19–20). Madrid: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. Retrieved from http://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmcwp9x2