Dicas para pais de crianças que estão aprendendo a ler

24 de agosto de 2019
Os pais podem ajudar os filhos a aprender a ler. É simples: basta seguir algumas regras básicas que a própria lógica impõe.

Pais de crianças que estão aprendendo a ler sempre se preocupam muito com a forma como esse aprendizado está evoluindo nos seus filhos, algo totalmente normal, considerando que a leitura é uma das grandes habilidades que podemos adquirir.

Então, com isso em mente, todos os bons conselhos que você receber sobre esse momento crucial na vida das crianças são importantes. Não importa o método que a criança esteja usando para aprender a ler, essas dicas são universais e muito úteis.

Pais de crianças que estão aprendendo a ler devem ler com frequência

É importante que, como pai ou mãe, você desenvolva uma rotina que inclua a leitura de um livro com seu filho pela manhã ou à noite. Você pode começar lendo em voz alta, mas faça a criança participar movendo o dedo sobre o texto.

Assim, a criança, embora ainda não seja capaz de ler na mesma velocidade que nós, se sentirá parte da atividade e identificará as letras com cada vez mais facilidade.

Divirta-se lendo e faça com que a criança veja e compartilhe o momento. Lembre-se de reservar um horário de leitura familiar no qual todos se sentem próximos, cada um com o seu próprio livro.

Às vezes, basta meia hora por dia. Mas leia! Só assim você vai criar esse hábito no seu filho. Isso é muito melhor do que qualquer atividade dirigida de incentivo à leitura e afins.

ler com frequência

O material de leitura deve ser interessante para a criança

Se o seu filho tiver um assunto favorito, procure um livro cheio de vocabulário relacionado a esse tema para aumentar a motivação. Procure leituras que incluam o seu assunto favorito e, assim, aproveite para que ele se interesse pelos livros.

Deixe a criança escolher o próprio livro

Quando uma pessoa tem a capacidade de tomar decisões, ela pode determinar como o seu processo de aprendizado será criado, assim é mais provável que participe. Levar as crianças a bibliotecas ou livrarias e incentivá-las a explorar livros pode ser uma atividade maravilhosa para os pais de crianças que estão aprendendo a ler.

Deixe que decidam o que gostariam de ler, que tenham a capacidade de escolher.

Pais de crianças que estão aprendendo a ler levam em conta o seu progresso

À medida que a criança desenvolve a sua capacidade de leitura, queremos aumentar o desafio dos livros lidos, passando de materiais que apresentam uma palavra por página a outros com frases cada vez mais longas, até atingir o nível do parágrafo.

Se você tiver dúvidas quanto a um livro ser ou não adequado para o seu filho, para decidir, tente contar quantas palavras desconhecidas para ele existem em cada página.

Falem sobre o que vocês veem na página

Uma atividade que você também pode fazer é usar os livros como uma forma de estimular conversas sobre um assunto. Depois de ler, falem um pouco sobre o que leram ou, no dia seguinte, faça perguntas sobre o que leram.

Além disso, você pode ajudar a aumentar o vocabulário da criança, aprendendo a ler palavras representadas, mas não escritas.

Você pode, por exemplo, manter um diário especial com a criança no qual sejam anotadas as novas palavras que aparecem com ilustrações ou desenhos e que não estão escritas no livro. Assim, será mais fácil se lembrar delas porque estarão conectadas pela história e visualmente.

Os pais de crianças que estão aprendendo a ler devem evitar comparações

Cada criança aprende a ler no seu próprio ritmo. A leitura é uma experiência pessoal e individual na qual a criança começa a entender as coisas por si mesma e aprende mais sobre como a narrativa funciona conforme vai desenvolvendo habilidades mais fortes.

Por causa disso, as comparações com os progressos dos seus pares não ajuda em nada. Elas são desnecessárias e não contribuem. Cada criança tem um ritmo de aprendizado. Assim, é necessário respeitar esse ritmo e estar ciente do que é adequado para elas.

evitar as comparações

Não pressione

Forçar uma criança a ler quando ela não está pronta para fazer isso pode levar a reações negativas e fazer mais mal do que bem. A pressão sempre é algo que desmotiva. Uma criança sem motivação não fará uma atividade de forma agradável ou proveitosa, ou pode até mesmo não querer fazê-la novamente.

Converse com o professor da criança

Se você achar que o seu filho não gosta de ler e tem problemas com a decodificação ou a leitura à primeira vista, lembre-se de que isso pode acontecer por causa de uma dificuldade de aprendizado específica da criança.

Então, se você se deparar com essas situações, o mais aconselhável é, primeiramente, discutir com o professor da criança sobre o que você acha que está acontecendo. Ele é a pessoa que pode observar isso profissionalmente e, até mesmo, recomendar uma avaliação por um especialista.

Em suma, os pais de crianças que estão aprendendo a ler devem, acima de tudo, ler. Tanto com a criança quanto sem ela, tornar essa atividade parte do dia a dia da vida familiar, estimular a escolha das próprias leituras e evita a pressão.

Seguindo essas dicas simples, você estará contribuindo bastante para a aquisição dessa habilidade fundamental para a vida do seu filho.

  • B. Bettelheim, K. Zelan,& J. Beltrán (1989). Aprender a leer. Crítica.
  • A.M.J. Herrera (2018). ¿De qué sirve leer y escribir? Transversalizar la lectura y escritura en la escuela para apostarle a la imaginación ya la creación. Análisis.