Eu sou pai e tenho orgulho dos meus filhos

4 de julho de 2019
Todos os pais educam as crianças com a intenção de que elas sejam pessoas de sucesso amanhã. No entanto, o mais importante é que eles se sintam orgulhosos de seus filhos por suas qualidades como pessoa e por sua atitude em relação à vida.

Ser pai é uma das experiências mais bonitas e interessantes da vida. Da mesma forma, com o passar do tempo, sentir orgulho das crianças é também um sentimento único de honra para os pais.

No entanto, às vezes não é fácil descobrir como fazer com que as crianças saibam que, como pais, temos orgulho delas. Como resultado, uma equação difícil de resolver pode ser apresentada.

Em qualquer caso, você deve saber que poucas expressões de elogio podem afetar negativamente as crianças. Mas, também, muitos elogios podem fazer com que elas se tornem arrogantes.

Alcançar o equilíbrio para encontrar os elogios e as expressões de orgulho apropriadas ao sucesso de nossos filhos pode ser bastante complicado. Portanto, preparamos uma lista de dicas para encontrar a abordagem correta. Assim, conseguiremos fazer os devidos elogios durante os esforços e metas alcançados pelas crianças.

Eu sou pai e tenho orgulho dos meus filhos

Sentir orgulho de seus filhos não tem nada a ver com a realização de algo extraordinário ou especial. O orgulho vem de ver os frutos do nosso trabalho como pais durante anos.

Certamente, esse sentimento tão reconfortante reside em ver cada passo que as crianças dão em direção à maturidade, sabendo que elas estão muito mais próximas da autossuficiência. Trata-se de reconhecer as boas coisas que elas fazem em toda a sua vida.

Como pai, você trabalha incansavelmente e com grande cuidado para fornecer aos seus filhos as ferramentas de que eles precisam para ter sucesso; e até para alcançar os talentos e desafios que são propostos. Portanto, alcançar esse exemplo de satisfação e orgulho é, sem dúvida, um momento mágico e único.

menino orgulhoso

Pais orgulhosos, filhos mais felizes

Ter orgulho das crianças e encorajá-las em suas ações tem um efeito muito positivo em sua autoestima. Isso torna-se combustível para as crianças e representa uma fonte de otimismo.

Para uma criança obter o melhor de si, é importante que os pais demonstrem seu apreço e que destaquem as boas ações e o progresso, levando em conta suas fraquezas e pontos fortes.

Para encontrar um equilíbrio entre o orgulho dos pais e a extrema competitividade, é importante refletir regularmente sobre os pontos fortes do seu filho e compartilhar suas descobertas para que o sucesso de cada dia possa ser uma fonte de motivação.

“Poucas expressões de elogio podem afetar negativamente as crianças. Mas, também, muitos elogios podem fazer com que elas se tornem arrogantes.”

Como demonstrar aos seus filhos que você tem orgulho deles?

Embora às vezes seja difícil demonstrar o orgulho que você sente por seus filhos, é possível levar em consideração as seguintes dicas para fazer isso corretamente:

  • Elogie seu filho pelas coisas que importam.
  • Elogie o processo mais do que o resultado.
  • Lembre-se dos obstáculos que você teve que superar para conseguir algo.
  • Expresse confiança e apreço em suas habilidades.
  • Manter suas expressões de orgulho é importante, embora você não deva exagerar.
  • Os elogios são oferecidos e recebidos melhor quando estão próximos de alguma realização. Portanto, recomendamos que você escolha o momento certo.
  • Pode ser fácil para os pais se concentrarem nas expressões de orgulho que eles têm por um determinado filho. Mas não se esqueça de que você deve se concentrar em cada um, sem fazer comparações.

Palavras que toda criança deveria ouvir

As crianças basicamente aprendem de duas maneiras fundamentais: observando as ações de seus pais e ouvindo suas palavras. Estas são algumas das melhores palavras que um pai pode dizer ao seu filho:

“Eu me orgulho de você”

Se você está orgulhoso de seu filho e quer dizer a ele, não se esqueça de que as palavras devem ser genuínas e sinceras para ter um verdadeiro significado. Sem dúvida, cada criança faz algo que dá aos pais motivos para se orgulhar.

“Você é muito bom em…”

Absolutamente toda criança no planeta é boa em alguma coisa. Se você observar que a criança tem uma facilidade especial para alguma atividade, é muito bom que reconhecer suas habilidades.

Mãe sente orgulho

“Você foi criado para algo especial”

Através dessas palavras, você irá fornecer ao seu filho uma visão otimista e curiosa para o futuro. Nem sempre é necessário esperar até que ele seja adolescente para começar a projetar o futuro com seu filho. Comece cedo e encoraje-o a pensar no que ele quer ser quando crescer.

Finalmente, você deve ter em mente que uma criança motivada que vê seu progresso com bons olhos tem mais confiança em si e, em última análise, será mais feliz. Além disso, o verdadeiro orgulho que um pai deve desejar ter não é ter um filho superior aos outros, mas torná-lo uma pessoa feliz.