Faz mal tingir o cabelo durante a gravidez?

15 de maio de 2018
Sabemos que durante a gravidez você precisa tomar muitos cuidados que antes não eram necessários. Os cosméticos, nesse sentido, são os primeiros a serem apontados por muitas pessoas. Entretanto, é prejudicial tingir o cabelo durante a gravidez?

Não há mulher que não se importe com estar bonita em todas as situações da sua vida cotidiana. Para muitas, o cabelo é uma parte fundamental do visual; no entanto, quando se está esperando um bebê, surge uma dúvida quanto aos cuidados próprios desta fase. É aconselhável tingir o cabelo? Nós te contaremos tudo sobre tingir o cabelo durante a gravidez.

A alimentação, a atividade física, os exames, o planejamento da casa; todos estes aspectos e muitos outros são objeto de questionamentos comuns das futuras mamães. Como se isso não bastasse, deve-se adicionar as mudanças físicas e hormonais pelas quais o corpo está passando; você também tem que considerar a resposta da sua mente ao saber da grande novidade.

Entre todas essas perguntas, é impossível que não fique alguma dúvida a ser resolvida. Uma delas está ligada ao cuidado da aparência e ao uso dos cosméticos.

Muitas mulheres usam tinturas para dar aos seus cabelos a aparência de que mais gostam. No entanto, elas não sabem se devem parar de fazer isso durante a gestação. Então, faz mal tingir o cabelo durante a gravidez?

Riscos de se tingir o cabelo durante a gravidez

Não são poucos os que desaconselham essa prática, pelo menos até o quarto mês de gravidez. As razões são as seguintes:

  • Nos primeiros meses de gravidez, quando os órgãos vitais do bebê se formam, seu corpo pode estar mais propenso a ser afetado por substâncias químicas que causem efeitos colaterais no corpo da mãe.
  • Justamente, uma reação alérgica ou outra consequência indesejada no organismo da mãe afetará negativamente o feto.
  • Alguns componentes de certas marcas de tintura, como o acetato de chumbo, podem ser perigosos para o cérebro da criança; eles também podem afetar negativamente a formação do sistema nervoso.

As tinturas para o cabelo não são as únicas que podem causar danos ao feto. Também já se advertiu sobre as possíveis consequências dos cremes que são usados para permanentes, entre outros produtos desse tipo.

Riscos de se tingir o cabelo durante a gravidez

Falta de provas

Ao contrário do exposto anteriormente, há aqueles quem afirme que não há nenhuma base científica que relacione os efeitos das tinturas aos problemas para o feto. De fato, os fabricantes explicam que as fórmulas foram modificadas nos últimos anos para reduzir potenciais efeitos nocivos.

No entanto, eles também reconhecem que não foi provado que não há riscos. Portanto, o mais aconselhável é ser prudente.

Isso significa ter cuidado com certos aspectos. Primeiro, a qualidade: não utilize tinturas de má qualidade nem as mais baratas; você está em uma fase na qual merece gastar um pouco mais para evitar inconvenientes para a sua saúde e a do bebê.

Alguns componentes de certas marcas de tinturas, como o acetato de chumbo, podem ser perigosos para o cérebro da criança

Além disso, não se deve abusar da quantidade de produto a ser utilizada. Embora essa seja uma decisão em conjunto com o cabeleireiro, explique sua condição para que ele adote as precauções pertinentes.

Por último, mas não menos importante, a frequência. Tente reduzir ao máximo essas colorações de cabelo. Antes da gravidez e depois dela, você pode fazer o que quiser com o cabelo; no entanto, durante sua gravidez, é melhor que você evite se expor a qualquer possível problema.

Conclusão

Naturalmente, o que estamos comentando aqui se refere aos casos de uma forma geral. É importante que você saiba que sempre deve consultar o seu médico antes de tomar decisões que possam afetar o desenvolvimento do seu filho.

Certamente, ele te dará alternativas ou, em todo caso, precauções a se considerar ao tingir o cabelo durante a gravidez. Estas podem incluir fazê-lo ao ar livre e sempre usar luvas e proteção para os olhos.

tinturas e gravidez

Afinal, a gravidez é uma linda fase; nela, muitos aspectos da mulher ficam ainda mais destacados, ela parece ter mais vitalidade e ser mais feminina do que nunca. Se não for contraindicado para a saúde, não há motivo para não cuidar da aparência.

No entanto, se você não se sentir segura o suficiente para tingir o cabelo durante a gravidez, você pode optar por outros produtos. As tinturas vegetais, a henna ou o xampu com cor e sem amônia podem trazer benefícios aos seus cabelos. A decisão é sua, mas tente fazer isso com fundamentos e tomando as devidas precauções.

Recomendados para você