Ficamos com mais fome durante o período menstrual?

29 de abril de 2019
Você percebe que está com mais fome e vontades durante o período menstrual? Isso é perfeitamente normal e ocorre devido às mudanças hormonais que seu corpo tenta equilibrar através de alimentos que lhe proporcionam bem-estar.

Um dos sinais mais comuns que muitas mulheres percebem em seu corpo quando o período menstrual se aproxima é o aumento do apetite. As razões pelas quais ficamos com mais fome durante o período menstrual são diversas.

Hoje, falaremos sobre como acalmar esse sentimento. O problema, para muitas mulheres, é a culpa que sentem depois de satisfazer esses “desejos” dignos de qualquer mulher grávida.

Naturalmente, não sentimos exatamente fome de vegetais ou frutas. Em vez disso, tendemos a cair na tentação de comidas doces, gorduras e todos os tipos de alimentos não saudáveis.

Mas quais são as razões que produzem esse fenômeno? Existe alguma maneira de resolvê-lo todos os meses sem significar um revés considerável em nossa dieta?

Por que ficamos com mais fome durante o período menstrual?

Nós nos sentimos mais famintas durante o período menstrual porque certos fenômenos hormonais ocorrem nesse processo. Um deles é o aumento do cortisol, que nada mais é do que o hormônio do estresse.

O alimento, então, funciona como uma fonte de satisfação e tranquilidade diante desse estímulo perturbador.

Em geral, acontece de nos sentirmos com mais fome a partir da segunda metade do período menstrual. Esse período é dividido em duas fases: o folicular, que é do dia 1º ao 11º; e a fase lútea, que ocorre a partir do 12º dia.

Meu humor muda também?

Em muitas ocasiões, as mulheres sofrem alterações de humor devido aos processos que ocorrem em seu corpo. Basicamente, essa flutuação hormonal causa a perda de glicose, serotonina e estrogênio; portanto, seu corpo irá ‘pedir’ para você repor essas perdas.

Com as alterações hormonais, não nos referimos apenas à sensibilidade ou irritabilidade, mas também a um certo desestímulo para realizar tarefas e até fazer atividades das quais gostamos.

A boa notícia é que a comida também pode ajudar nesses casos. A seguir, discutiremos algumas noções gerais para aprender a nos alimentar nesses momentos difíceis.

cookies de chocolate

Como responder a esses desejos?

Diante dessa situação, os profissionais recomendam levar em conta algumas considerações que, em geral, se alinham com questões básicas relacionadas à nutrição. Por exemplo, um primeiro passo é escolher alimentos naturais e frescos em vez dos industrializados.

Além disso, recomenda-se consumir alimentos ricos em triptofano, como laticínios, ovos e carnes vermelhas.

A explicação para isso é que eles permitem sintetizar a serotonina, o hormônio do bem-estar, com maior velocidade. Ou seja, fazem com que nos sintamos melhor mais rapidamente.

Também é aconselhável omitir as fontes de cafeína, a fim de mitigar a hipersensibilidade desse período. Aqui falamos de café, refrigerantes de cola, etc. Outro fato importante em relação às bebidas é evitar o álcool.

“Nós ficamos com mais fome durante o período menstrual porque certos fenômenos hormonais ocorrem nesse processo.”

Por outro lado, o potássio e o ferro, são grandes aliados nesse momento. Quanto ao primeiro, permite contrabalançar o aumento da água no nível celular. Frutas e vegetais são boas escolhas, então.

O ferro, entretanto, é um nutriente fundamental que é perdido em quantidade durante a menstruação.

Finalmente, devemos considerar o que fazer com aquelas vontades que dificilmente podemos controlar; comumente chamadas de desejos. A melhor decisão aqui é optar pelas versões mais saudáveis ​​desses alimentos, sempre que possível.

No caso dos chocolates, pode ser uma boa ideia escolher aqueles que contêm mais cacau. Assim, você vai satisfazer seu desejo sem a necessidade de comer muito.

mulher de dieta

Alimentos recomendados para satisfazer a fome durante o período menstrual

As opções a seguir podem ajudar você a lidar com esse período sem cair na tentação de consumir qualquer alimento não saudável que passar pela sua mente. Naturalmente, você precisará de força de vontade para se manter longe da tentação.

Aqui vão algumas sugestões:

  • Pão torrado com manteiga de amendoim
  • Uma maçã
  • Peixe (especialmente os azuis)
  • Evitar o sal (mesmo o ‘escondido’, presente em alimentos embalados)
  • Beber muita água para evitar inchaço.
  • Consumir alimentos com ferro, como a carne vermelha. Para vegetarianos, nozes, laranjas e ameixas oferecem benefícios semelhantes.

Uma última coisa que queremos ressaltar é que ficamos com mais fome durante o período menstrual porque isso é normal e ocorre em muitas mulheres do mundo todo. Portanto, não se preocupe demais com isso.

O ideal é manter hábitos saudáveis ​​para que o organismo se acostume a acalmar essas necessidades de forma saudável.