O mau humor dos pais afeta o desenvolvimento emocional da criança

· 29 de março de 2018
O aspecto psicológico infantil pode ser afetado de forma significativa pelo ambiente. O mau humor dos pais é um dos fatores que mais influenciam na estabilidade mental dos filhos.

A estabilidade emocional dos pais é fundamental para o melhor desenvolvimento da criança. Caso contrário, um efeito negativo é gerado em suas áreas emocionais e cognitivas.

É fundamental detectar e evitar o mau humor dos pais de forma contínua, uma vez que a estabilidade da criança pode ser seriamente afetada.

O mau humor dos pais: um problema que pode afetar as crianças seriamente

O mau humor dos pais pode chegar a produzir consequências no desenvolvimento emocional dos filhos; especialmente se esse mau humor se apresenta de forma repetida.

Os gritos com os filhos ou com os demais membros da família podem gerar sérias inseguranças nos pequenos da casa. Também podem surgir, em alguns casos, sentimentos de culpa.

As crianças são particularmente vulneráveis a este comportamento entre 0 e 3 anos de idade. Porém, isso não significa que também não possam ser afetadas ainda que sejam maiores.

É importante que os pais estejam atentos e prestem atenção no próprio comportamento em todos os momentos. Esta recomendação é válida tanto para a própria saúde mental da pessoa, como para a estabilidade de todos os membros da família.

O mau humor dos pais pode deixar consequências nas crianças

Por que os pais ficam de mau humor?

O mau humor dos pais pode ter muitas origens. O importante é identificar o problema e fazer todo o possível para solucioná-lo antes de que afete seriamente as pessoas à sua volta, especialmente os filhos.

São múltiplos os fatores que podem desencadear o mau humor. Estes podem estar se arrastando por muitos anos e, nesse caso, será necessário procurar um profissional para tratar o problema.

Em outras ocasiões, o estresse provocado por problemas pessoais e no trabalho é a causa. Se isso acontece, é importante procurar atividades que permitam limpar as energias; e, caso seja impossível controlar estes sentimentos, será preciso procurar um especialista.

As consequências do mau humor dos pais nas crianças

Insegurança

Esse é um dos principais efeitos que o mau humor dos pais pode provocar. Quando a criança é constantemente exposta a situações tensas e estressantes, especialmente quando estas partem de seus pais, podem surgir inseguranças. Esse sentimento, por sua vez, pode desencadear um sentimento de culpa.

Depressão e ansiedade

Junto com a insegurança, aparecem a depressão e a ansiedade. É comum que as crianças afetadas pelo constante mau humor dos pais apresentem problemas de adaptação na escola e com as outras crianças da mesma idade.

O rendimento escolar pode ser afetado, assim como a relação do pequeno com os pais. A criança pode sentir medo de se expressar livremente com seus pais, o que acarreta uma série de conflitos em curto e longo prazo.

Condutas agressivas

O mau humor dos pais pode ser interpretado pela criança como falta de afeto. Esta interpretação é extremamente grave, já que pode influenciar seriamente no desenvolvimento do pequeno. As crianças que crescem mantendo uma relação fria e distante com seus pais normalmente desenvolvem condutas agressivas e sinais claros de ansiedade.

Como evitar o mau humor dos pais?

Dependendo da gravidade da situação, pode ser necessária a ajuda de um profissional. Entretanto, se o problema ainda estiver no início, basta tomar certas medidas para corrigir este comportamento.

Tirar um tempo para relaxar

Uma das principais recomendações para manter um bom estado emocional é tirar um tempo livre. Fazer uma hora diária de exercício, ler ou se reunir algumas vezes com os amigos é ideal para canalizar todo o estresse acumulado.

evitar o mau humor dos pais

O mau humor dos pais pode ser causado pelo estresse no trabalho.

Promover a comunicação

Uma forma efetiva de evitar situações estressantes é manter uma comunicação aberta e efetiva com as pessoas mais próximas. O respeito e a possibilidade de expressar suas opiniões são essenciais para manter baixos os níveis de estresse e para ter uma saúde mental e emocional sob controle.

Reconhecer que existe um problema

É fundamental que o adulto reconheça que seus níveis de estresse e mau humor estão elevados. A única forma de enfrentar essa situação e conseguir uma mudança começa por reconhecer que ela existe.

Também é importante que se transmita para a criança que ela não tem a culpa. A comunicação, mais uma vez, é primordial para evitar que os diferentes membros da família sejam afetados.

O mau humor dos pais pode afetar seriamente o desenvolvimento psíquico e emocional das crianças. Reconhecer a situação e tomar as medidas pertinentes para enfrentá-la e evitá-la é o começo de uma melhor relação consigo mesmo e com sua família.