Como transmitir aos filhos a importância da ordem e da limpeza
É preciso criar desde cedo rotinas saudáveis como a hora de dormir, a hora do banho, escovar os dentes e fazer as tarefas de casa. Mas como é possível fazer os filhos aprenderem a importância da ordem e da limpeza?
Como pais, é entediante ou chato ficar em cima dos filhos sempre que terminam de fazer suas tarefas ou de brincar para que guardem suas coisas e coloquem nos lugares onde deveriam.
Ainda assim, perdem a paciência quando não arrumam a cama ou jogam as roupas no chão. Entretanto, é preciso ter em mente que são crianças e que nós, os adultos, somos os exemplos a serem seguidos.
Aqui em Sou Mamãe temos alguns conselhos para que “ fazer seus filhos entenderem a importância de organizar e limpar a casa” não seja um calvário. Veja algumas dicas.
Atribua responsabilidades
Progressivamente, vá dando responsabilidades em relação às tarefas de casa, em especial aquelas que tenham a ver com o próprio quarto, o quarto dos brinquedos e os brinquedos.
Não sobrecarregue seu filho e colabore com estas atividades de limpeza para que ela aprenda com você.
Não faça tudo para ele
É um erro fazer tudo para seu filho. Nos primeiros meses sua dependência é absoluta. Mas depois isso muda e pouco a pouco, e a criança vai ganhando espaços para sua liberdade e independência.
É um erro não permitir que as crianças não tenham a independência que vem junto com as responsabilidades.
Peça para que seu filho recolha os pratos da mesa, coloque sua roupa suja no lugar próprio para isso e não deixe os brinquedos espalhados pela casa.
Todos limpam!
Trabalhem em equipe. Inclua seu filho nas tarefas de limpeza. Peça ajuda na hora de limpar e, assim, ele estará disposto a colaborar com você quando for necessário.
A melhor recompensa
Outra forma de passar este hábito é através de jogos ou recompensas surpresa. Isso não só em relação à ordem ou à limpeza pessoal e do quarto, mas também à ordem e à limpeza de suas tarefas e em sua vida como um hábito.
Ainda que acreditemos que a maior recompensa seja a criança poder desfrutar de um espaço mais agradável e se sentir mais confortável consigo mesma e com seu ambiente.
Tudo em seu lugar
Demonstre disciplina. É mais fácil manter em ordem um quarto e uma casa que sempre está com todas as suas coisas em seus lugares do que em espaços que são um desastre.
Assim, quanto mais limpos e ordenados forem os pais e a casa, mais fácil será que a criança internalize que a ordem e a limpeza é o normal e o contrário, o caos.
Ordem = autoestima
Existem contos ou histórias infantis para incentivar a ordem e a limpeza nas crianças. Além disso, a limpeza é um reflexo da autoestima.
Uma família com autoestima elevada tende a manter o lugar onde vive limpo e organizado. Em troca, uma família em conflito é mais propensa à desordem.
Dicas que podem ajudar a fazer seus filhos aprenderem a importância da ordem e da limpeza
- Mantenha os brinquedos na altura da criança para que sejam mais fáceis de guardar.
- Para começar, estabeleça uma tabela de atividades de ordem e limpeza a cada dois dias por duas semanas ou um dia por semana.
- Lembre que você é o exemplo. Quando terminar de comer, recolha seu próprio prato. Mantenha sua vida, seu lugar de trabalho, seu quarto e os demais espaços do seu lar organizados.
- Não castigue com a frase “você terá que limpar o seu quarto se não fizer isso”. Limpar não é um castigo. É um estilo de vida que vai gerar frutos interessantes uma vez que vire rotina.
- Motive as crianças depois que fizerem suas atividades. Ou também proponha brincadeiras para que nos ajudem a organizar.
- Estabeleça horários para cada uma de suas atividades e hábitos. Uma criança com rotinas definidas é mais propensa a manter seus espaços em ordem.
- Converse de maneira simples sobre o que é a ordem e a limpeza, e a importância disso em nossas vidas.
- Evite as relações sexistas e os estereótipos nas atividades de limpeza da casa. Tanto os meninos como as meninas têm igual responsabilidade em ordenar e limpar seus espaços. As tarefas devem ser divididas igualmente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Diaz Tarazona, J. (2015). Formación de hábitos de orden y limpieza en niños del grado jardín (Bachelor’s thesis, Universidad de La Sabana.). https://intellectum.unisabana.edu.co/handle/10818/15421
- Quiroz Chávez, J. E. (2018). Experiencia directa y modelado para desarrollar habilidades de autonomía de orden y limpieza del hogar en estudiantes de primaria con discapacidad del Centro de Educación Básica Especial “Dejad que los niños vengan a mí”-UGEL Pacasmayo-distrito Guadalupe-Región La Libertad. http://repositorio.ipnm.edu.pe/bitstream/ipnm/1496/1/QUIROZ%20CHÁVEZ%2C%20Judith%20Esther.pdf