Utilidade dos contos clássicos

01 Agosto, 2017

Durante a infância uma das práticas mais habituais nas escolas é usar contos. Eles exercem um grande poder sobre a atenção dos pequenos. Os contos clássicos são essenciais não somente para estimular a imaginação, a fantasia, a criatividade… Eles também contribuem com o desenvolvimento psicológico das crianças.

Há educadores que preferem contos modernos para trabalhar as emoções das crianças. Esses contos novos podem ajudar a entender algumas emoções ou acalmar algum mal-estar afetivo durante um período de tempo. No entanto, não atingem os mesmos pontos que os contos clássicos.

Os clássicos abordam acontecimentos concretos nos quais sempre há um problema emocional não resolvido: a inveja entre irmãos, o medo do abandono, o medo da morte, a necessidade de ser amado…

Esse tipo de literatura exerce um impacto psicológico muito maior que aquelas que apenas “ensinam as emoções”. Elas recriam cenários em que a criança consegue se colocar no lugar dos personagens e sentir o que eles sentem, tanto as emoções ruins como as boas, sem que ninguém lhes diga qual deveria ser a emoção adequada para cada situação. Assim, as crianças podem sentir com liberdade.

Muitas pessoas acham que os contos clássicos podem se mostrar cruéis ou traumáticos. Mas, na verdade eles são uma oportunidade para que a criança possa aprender a administrar seus medos inconscientes. O pequeno está em contato direto com a experiência e isso o ajuda a administrar as emoções produzidas por ela.

contos clássicos

Uma das vantagens dos contos clássicos é que eles provocam emoções e envolvem as crianças nas histórias. Eles tratam sobre valores que podem influenciar no desenvolvimento psicológico das crianças, fazendo com que elas desenvolvam laços afetivos muito maiores.

Vamos ver a seguir algumas das utilidades dos contos para as crianças.

Por que utilizar os contos clássicos para o desenvolvimento das crianças?

São importantes no processo de amadurecimento e compreensão da realidade

Ajuda os pequenos a se colocarem no lugar dos personagens e a sentir as mesmas emoções. Esses contos os colocam frente a frente com a realidade da vida e os conflitos humanos mais básicos, aqueles que cedo ou tarde todos nós teremos que enfrentar.

Reúnem as angústias e os medos dos pequenos

Os contos clássicos, após anos de repetições e refinamentos ajudam a identificar alguns dos medos das crianças e ensinam como enfrentá-los: o medo do abandono, o desejo de viver para sempre, a necessidade de ser amado, a inveja entre irmãos, etc…

contos clássicos

Oferecem soluções no alcance da compreensão das crianças

Ajudam os pequenos a encontrar soluções. Eles percebem que o verdadeiro sentido da nossa vida é a formação de um vínculo afetivo e satisfatório com outra pessoa.

Estimulam a imaginação

Os pequenos aprendem muito com os contos graças à magia e à fantasia que despertam.

Aumentam os laços afetivos entre pais e filhos

Graças aos contos, a conexão entre pais e filhos vai ser muito maior, já que ao final do dia eles terão passado um tempo juntos lendo histórias, aprendendo e se divertindo.

Estimulam a linguagem

Os contos ajudam a ampliar o vocabulário e a aprender mais expressões.

Preparam a criança para enfrentar as dificuldades da vida

Os contos clássicos mostram a adultos e crianças que a vida não é tão fácil quanto queríamos, e que sempre vamos nos deparar com situações das quais podemos não gostar.

Os personagens desses contos nos mostram que somos nós que precisamos lutar contra as situações ou os acontecimentos dos quais não gostamos.

Vão aprender diversas lições morais

Esses contos vão ajudar as crianças a aprender que não devem falar com estranhos, aceitar alimentos oferecidos por pessoas desconhecidas, etc… Os contos sempre nos ensinam alguma coisa.

Vão aprender a valorizar a opção de ser pessoas boas

Nos clássicos sempre há os personagens bons e os maus. Geralmente, os maus sempre perdem e os bons ganham. As crianças vão tirar as próprias conclusões e perceberão que se se comportarem bem, e forem pessoas boas vão ser recompensadas.

Interesse pela leitura

Todos nós sabemos da importância da leitura no processo de aprendizado e formação de qualquer pessoa. É essencial desenvolver uma boa leitura para poder compreender qualquer texto. Existe uma maneira melhor de adquirir interesse pela leitura que lendo desde pequeno?

Os contos clássicos são muito úteis aos nossos filhos. Você já viu todas as coisas boas proporcionadas pela leitura desses livrinhos. Dedique um pouco do seu tempo para ler com seu filho. Isso vai despertar o interesse dele desde pequeno, e você estará contribuindo com o estabelecimento de um hábito de leitura que vai beneficiar seu filho no futuro.