Filmes que ensinam às crianças o amor pelos animais

21 de setembro de 2019
O amor pelos animais é um dos valores mais importantes que devemos ensinar aos nossos filhos. Com esses filmes, isso pode ser feito de uma forma divertida.

A infância é um das melhores fases da vida para adquirir valores. Isso ocorre porque as crianças são como esponjas e absorvem todo o conhecimento das experiências vividas. Ensinar o amor pelos animais para as crianças vai torná-las mais empáticas e solidárias.

Transmitir valores não precisa ser uma tarefa séria, formal ou entediante. As crianças são capazes de extrair os ensinamentos de qualquer coisa ao seu redor. Por isso, o simples fato de te observar tratando os animais com amor e respeito fará com que elas queiram te imitar.

Mas, além disso, certas atividades lúdicas podem nos ajudar nessa missão. Assistir a filmes em família é um dos passatempos favoritos das crianças.

Ter a atenção dos pais enquanto estão entretidas explorando histórias maravilhosas é algo que faz com que elas fiquem realmente felizes. E o que poderia ser melhor do que aprender e se divertir ao mesmo tempo?

Por que o amor pelos animais é importante?

  • Os animais são seres vivos. Eles têm necessidades e sentimentos da mesma forma que nós temos e, por esse simples fato, devemos respeitar e honrar a sua existência. Não são objetos, nem brinquedos, mas sim seres que merecem ser tratados com dignidade.
  • Eles nos ensinam sobre o amor incondicional. Se nos dermos a oportunidade de conhecê-los, os animais nos mostrarão o significado da lealdade, da amizade e do carinho. São seres que têm sentimentos puros e não conhecem o rancor.
  • Eles contribuem para a nossa regulação emocional. Isso porque a companhia dos animais tem o poder de ajudar a nos livrar das emoções prejudiciais. Tanto se você estiver triste quanto se estiver com medo, a simples presença deles já vai levar o seu humor para uma direção mais positiva.
Por que o amor pelos animais é importante

Filmes que ensinam o amor pelos animais

Agora que você já conhece os grandes benefícios de amar e compartilhar a vida com os animais, vamos falar sobre alguns dos melhores filmes para ensinar aos pequenos o amor por esses amigos de outras espécies.

Marley & Eu

Nesse filme, um jovem casal decide incorporar às suas vidas um filhote de cachorro, Marley, antes de se atreverem a dar o salto de se tornarem pais. Antes que possam perceber, o filhote já terá se transformado em um cachorro de 45 kg, o que vai fazer da sua vida uma verdadeira loucura.

Marley vai acompanhá-los durante as próximas etapas da vida, enchendo com amor e diversão a família toda, que aos poucos vai crescendo.

Tarzan

Esse clássico da Disney conta a história de um menino órfão que é encontrado e adotado por um gorila após ser abandonado na selva. Ele cresce feliz com os animais até que uma expedição de exploradores chega à selva. Tarzan descobrirá, então, quem ele realmente é e terá que decidir qual é o seu mundo.

Este filme mostra como a crueldade e a ganância humana podem prejudicar os animais, enquanto a bondade e o respeito podem salvar as suas vidas.

Sempre ao seu lado (Hachiko)

Esse filme comovente é baseado na história real de um professor universitário que decide adotar um cão abandonado. É uma narrativa sobre o amor incondicional e a fidelidade mais profunda. Quem realmente te ama sempre te procura, sempre te espera.

O Touro Ferdinando

Ferdinando é um touro gentil e bonachão de quem os outros touros tiram sarro por não ser agressivo. Depois de ser adotado por um homem amável e sua filha, Nina, Ferdinando será pego novamente pelos seus captores, que desejam vendê-lo a um toureiro. Entretanto, Ferdinando não vai parar de lutar para voltar a ficar com Nina.

Ferdinando é um touro gentil e bonachão
© Blue Sky Studios, 20th Century Fox Animation, Davis Entertainment, Sholastic Entertainment

Essa história nos mostra tanto a face mais cruel quanto a mais gentil dos seres humanos e nos ensina a respeitar a vida acima das tradições.

Outros filmes que ensinam o amor pelos animais

For the love of a dog

Depois de ser abrupta e injustamente separada de seu dono Lucas, a cachorrinha Bella foge, tentando voltar a ficar ao lado dele. O caminho não será fácil, pois ela terá que percorrer 650 quilômetros e superar inúmeros obstáculos. No entanto, o amor que sente por Lucas lhe dará forças para não desistir até encontrá-lo novamente.

Dumbo

Tanto o original da Disney quanto a recente adaptação de Tim Burton são um exemplo claro de tudo o que circos com animais envolvem. Por meio do sofrimento de Dumbo, depois de ser separado de sua mãe e usado para ganhar dinheiro, podemos entender que nenhum entretenimento é válido se isso envolve prejudicar outros seres com sentimentos.