João e Maria, uma história para todas as épocas

3 de agosto de 2019
Não é só uma questão de entretenimento. A história de João e Maria ensina muitos valores para os pequenos da casa. É uma história maravilhosa, que todas as crianças deveriam conhecer.

Há histórias que transcendem e resistem à passagem do tempo. Uma delas, que é bastante conhecida, é João e Maria, uma história altamente valorizada no campo da literatura infantil, principalmente por sua enorme contribuição para a aprendizagem sobre valores.

João e Maria é uma história clássica que se originou na Alemanha e foi coletada pelos irmãos Grimm. Eles ficaram encarregados por fazer uma versão com um tom mais suave e sutil do que a história original, que fosse especialmente dedicada ao público infantil.

João e Maria: breve resumo da história

A história conta que um lenhador vivia na floresta com a esposa e os dois filhos. A realidade deles era muito difícil, já que não tinham o que comer. Um dia, João e Maria decidem sair de casa em busca de algo para comer. Quando percebem que estão longe e querem retornar, já estão perdidos no meio da floresta.

Eles continuam caminhando e caminhando até encontrar outra clareira, onde há uma casinha feita de biscoitos e doces. Ambos estavam com tanta fome que correram em direção a ela e começaram a comê-la.

De repente, uma mulher idosa aparece e, com um sorriso muito amável, convida-os para entrar. João e Maria comem até não aguentar mais. A velhinha havia preparado uma cama e roupas para eles. Porém, na verdade, essa velhinha que parecia tão boa era uma bruxa má. Certamente, os seus planos eram outros.

A bruxa queria que as crianças trabalhassem para ela. Maria ficaria responsável pela cozinha e pela limpeza, enquanto João puxaria a carroça. No entanto, como ele estava muito fraco e frágil, ela decide prendê-lo em uma jaula e engordá-lo.

As histórias e os valores

Um dia, a bruxa se cansa de esperar que João engorde e decide tirá-lo da jaula. Apesar de sua condição, ela o amarra à carroça da mesma forma. Então, João e Maria percebem que esse seria o momento para escapar.

Como é dia de amassar o pão, a bruxa ordena que Maria aqueça bem o forno. A menina sabia que, se as bruxas inalassem fumaça de tília, elas desapareceriam. Por isso, ela pede à bruxa que se aproxime para confirmar se tudo estava correto.

Quando o forno se abre, uma nuvem de fumaça surge e a bruxa é reduzida a cinzas. Antes de escapar, as crianças pegam comida para a viagem e encontram uma grande surpresa: baús de ouro e prata.

As crianças escapam e, ao chegar ao lago, um enorme cisne branco se oferece para ajudá-las a atravessar, enquanto o seu pai está do outro lado. Emocionados, todos voltam para casa e ficam felizes juntos.

As histórias e os valores

As histórias são um dos meios mais eficazes e divertidos para transmitir e ensinar valores às crianças. Tanto as histórias clássicas quanto as mais modernas contêm uma moral que, na maioria dos casos, corresponde a uma situação da vida real que as crianças vão enfrentar em algum momento.

Ensinamentos de João e Maria, uma história sem igual

A história de João e Maria fala principalmente da relação entre dois irmãos que colaboram um com o outro e pensam em uma estratégia para se salvar de uma situação ruim.

Esses irmãos provam para o mundo e para eles mesmos que, com os esforços conjuntos dos dois, podem vencer e sair vitoriosos daquele problema. Ou seja, a importância da união para superar os obstáculos é reafirmada.

Ensinamentos de João e Maria, uma história sem igual

“Tanto as histórias clássicas quanto as mais modernas contêm uma moral que, na maioria dos casos, corresponde a uma situação da vida real que as crianças vão enfrentar em algum momento”.

Certamente, outra moral pela qual a história de João e Maria é conhecida tem a ver com não confiar nas aparências. Principalmente porque muitas vezes elas nos enganam.

De fato, a aparência de alguém não tem nada a ver com a sua inteligência, astúcia ou capacidade. Da mesma forma, nem tudo que parece bom à primeira vista realmente é bom, como acontece no caso da bruxa.

Além disso, também há o fato de ter gratidão pela comida, pela casa e, acima de tudo, pela família e pelo amor entre os seus integrantes, algo tão importante para o bem-estar. Da mesma forma, também se destaca o apoio prestado em situações nas quais a vida está em risco ou ao enfrentar uma crise.

Em conclusão, João e Maria é uma história que realmente vale a pena incluir entre as histórias para as crianças. Ela não só é atraente em si, como também ajuda a pensar e aprender sobre algumas questões da vida cotidiana com as quais as crianças certamente terão de lidar.