Francesco Tonucci e sua visão do sistema educacional
Francesco Tonucci, também conhecido como Frato, é um pensador, psicólogo educacional e cartunista italiano, que dedicou muitos de seus trabalhos à reflexão sobre a infância e a educação.
Uma de suas publicações mais famosas é a charge intitulada A Máquina Escolar, na qual, de forma gráfica e engenhosa, faz uma crítica profunda ao sistema educacional.
Embora essa tirinha tenha sido desenhada em 1970, o que nela se reflete continua relacionado, infelizmente, à educação que muitas crianças recebem hoje nas escolas.
A Máquina Escolar: uma representação de como o sistema educacional não deve ser
Francesco Tonucci, por meio de A Máquina Escolar, descreve um sistema educacional em que o aluno é considerado um agente passivo, um mero receptor de informações que não participa da criação de sua própria aprendizagem.
Da mesma forma, mostra um modelo de educação autoritário e doutrinador, cujo objetivo é fazer os alunos alcançarem determinados resultados ou notas. Para isso, não são levadas em conta as diferentes características e necessidades existentes entre os alunos. Tudo isso vai de encontro ao que o autor dessa obra defende em relação ao sistema educacional.
Francesco Tonucci e sua visão do sistema educacional
Um sistema educacional inclusivo
Francesco Tonucci defende um sistema educacional inclusivo em que todos os alunos possam receber uma educação de qualidade. Para isso, é fundamental aceitar e respeitar a diversidade, pois cada criança tem sua própria forma de aprender e seu próprio potencial intelectual. Isso é muito positivo e enriquecedor para o desenvolvimento das novas gerações.
“A escola tem que reconhecer as habilidades das crianças, pois elas as desenvolvem desde o nascimento. A educação deve promover esse conhecimento e estimular a curiosidade para ajudar a criança a crescer sem perder sua essência, o que a torna tão especial e que é sua capacidade de brincar e não se cansar“.
-Francesco Tonucci-
Um sistema educacional participativo, segundo Francesco Tonucci
Além disso, esse autor considera muito importante colocar em prática metodologias pedagógicas baseadas na participação, colaboração e cooperação.
Ou seja, os professores devem deixar de lado a postura autoritária, ouvir os alunos e permitir que eles participem ativamente da vida escolar, para que desenvolvam sua autonomia pessoal, assumam responsabilidades e se tornem pessoas autoconfiantes.
“Se as crianças participarem ativamente da gestão escolar e da tomada de decisões, como a estipulação das regras que serão aplicadas no recreio, elas não se sentirão escravas, e sim cidadãs livres e soberanas, um dos objetivos que deve buscar uma escola democrática”.
-Francesco Tonucci-
Um sistema educacional lúdico
Nesse sentido, Francesco Tonucci também defende que o sistema educacional deve ser lúdico, ou seja, deve focar na brincadeira e na diversão, pois é dessa forma como as crianças:
- Aprendem melhor.
- Adquirem e compreendem o conhecimento com mais facilidade.
- Se sentem mais motivadas e menos frustradas.
“A experiência das crianças deve ser o alimento da escola: sua vida, suas surpresas e suas descobertas”.
-Francesco Tonucci-
Francesco Tonucci e o sistema educacional
Como você viu, mencionamos algumas das reflexões mais relevantes do psicólogo educacional Francesco Tonucci sobre o sistema educacional. Se você achou interessantes, convidamos pesquise mais sobre seu trabalho. Procure mais informações sobre esse autor e com certeza você se surpreenderá com sua franqueza e clareza ao descrever sua visão sobre o sistema educacional e o desenvolvimento das crianças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tonucci, F. y García-Gómez, T. (2008). La maquinaria escolar. Madrid: Centro de Documentación Crítica.