5 frases de Jean Piaget

28 de fevereiro de 2020
As frases de Jean Piaget nos lembram da importância do desenvolvimento natural da criança por meio do legado de um dos melhores psicólogos infantis da história.

Vamos ler frases de Jean Piaget, um dos psicólogos mais importantes da história no que se refere ao desenvolvimento da criança. Aliás, curiosamente, foram os seus filhos aqueles que, sem querer, foram “ratinhos de laboratório” para as pesquisas do cientista.

Mas não devemos pensar nos filhos de Piaget como cobaias em um laboratório. Na realidade, o psicólogo simplesmente os observava. Dessa observação, nasceu uma das teorias da psicologia evolutiva mais interessantes da pedagogia moderna.

Quem foi Jean Piaget

Jean Piaget foi um psicólogo construtivista suíço. Nascido em 1896, estudou detalhadamente o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças. Tal foi a grandiosidade dos resultados conseguidos que as suas pesquisas são consideradas de uma influência transcendental na pedagogia atual e na psicologia evolutiva.

Doutorado em 1918 em Biologia pela Universidade de Neuchâtel, ele começou a trabalhar em instituições psicológicas de Zurique e de Paris, onde colaborou com outro importante psicólogo, Alfred Binet.

frases de Jean Piaget

Foi a partir de 1919 quando ele começou a desenvolver as suas teorias procurando a natureza do conhecimento. Desse modo, desde esse ano, ele publicou diversos estudos sobre psicologia infantil, baseando-se nas suas pesquisas que, por sua vez, eram baseadas na observação do crescimento dos seus próprios filhos.

Entre as maiores contribuições de Piaget para o mundo da psicologia infantil, destaca-se a sua teoria da inteligência sensório-motora, que descreve o desenvolvimento de uma inteligência prática que se baseia na ação a partir de conceitos incipientes.

Frases de Jean Piaget

A partir de agora, vamos ler e analisar uma série de frases de Jean Piaget, esse sábio psicólogo infantil. Em cada uma delas se esconde uma pérola de sabedoria que nos permite entrar no mundo da criança.

O descobrimento

“Tudo o que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou inventar”

Jean Piaget era um ferrenho defensor do desenvolvimento natural da criança. Nessa concepção, se nos adiantarmos e ensinarmos para ela antes que ela mesma descubra alguma coisa, estaremos evitando que a criança dê seus pequenos passos. Assim, para o autor, devemos ser observadores e guias, mas não tanto professores.

O conhecimento

“O conhecimento é, pois, um sistema de transformações que progressivamente vão ficando mais adequadas”.

Se nos focarmos bem nas pessoas que nos rodeiam, incluindo as crianças, aqueles que mais sabem e que têm uma melhor educação, formação, valores e inteligência são os que melhor sabem agir diante de qualquer situação. Assim, esse é o conhecimento que permitiu que esses indivíduos fossem se transformando até encontrar o comportamento adequado para qualquer momento.

O eu-criança

“Se você quer ser criativo, permaneça em parte como uma criança, com a criatividade e a inventividade que caracterizam as crianças antes de serem deformadas pela sociedade adulta”.

Hoje em dia, a criatividade é uma habilidade muito procurada por recrutadores de qualquer tipo de empresa. No entanto, é uma característica que vai se perdendo à medida que uma pessoa cresce.

Para Piaget, a melhor forma de continuar sendo criativo é não abandonar jamais essa conexão com o nosso eu-criança. Dessa forma, se mantivermos certa visão infantil da vida, conseguiremos não perder essa capacidade de inventar, imaginar e criar que é tão natural para os pequenos da casa, mas que é tão difícil para os adultos.

frases de Jean Piaget

Mais frases de Jean Piaget

A inteligência

“A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer”.

Essa frase incorpora uma das grandes máximas de Jean Piaget. O ser humano aprende à medida que vivencia experiências. Contudo, para experimentar, ele precisa fazer o uso da inteligência. Por isso, quando chega um ponto no qual não tem conhecimentos para continuar avançando, ele terá que fazer o uso da sua inteligência com o fim de identificar a melhor forma de prosseguir.

O equilíbrio

“O equilíbrio é a tendência mais profunda de toda atividade humana”.

O que é a vida se não a busca pelo equilíbrio? Às vezes, chamamos isso de felicidade, outras vezes, conhecemos isso como plenitude. Contudo, o caso é encontrar esse ponto no qual ficamos bem com a nossa forma de ser, de agir e de lidar com os problemas.

Essas frases de Jean Piaget nos mostram um psicólogo interessante e inteligente que trabalhou durante anos para conhecer melhor as nossas crianças. Assim, graças a ele, hoje em dia somos capazes de entender melhor os nossos filhos e criá-los para que sejam adultos equilibrados, seguros de si mesmos e, por fim, confiantes de suas possibilidades.