Psicologia

A psicologia é uma ferramenta ao nosso alcance para favorecer o nosso bem-estar psicológico e emocional, bem como o dos nossos filhos. Às vezes nos esquecemos de que “estar bem” não é simplesmente a ausência de dores ou de mal-estar. Estar bem e viver bem é a capacidade de sermos felizes, de nos sentirmos em paz com nós mesmos e com quem nos rodeia. Nesta seção de “Sou Mamãe”, queremos nos aprofundar na psicologia da mãe e das crianças por meio dos melhores artigos.

O jogo como terapia psicológica

No que diz respeito às crianças, a psicologia tem metodologias específicas. O jogo como terapia psicológica implica que o terapeuta se conecte com a linguagem infantil. Por meio dessas atividades, a criança começa a processar o seu estado de humor e consegue se estabelecer…

Mães altamente sensíveis

Cerca de 20% da população do planeta faz parte do grupo chamado de ‘pessoas altamente sensíveis’ (PAS). As pessoas diagnosticadas como PAS têm uma série de características ligadas ao funcionamento cerebral que as tornam mais suscetíveis ao que acontece ao seu redor.

Dificuldades de aprendizagem

Existem diferentes tipos de dificuldades de aprendizagem durante o período de escolarização das crianças. E algumas delas podem ter a sua origem em distúrbios específicos de aprendizagem. Atualmente, as dificuldades de aprendizagem são um tema delicado e é muito importante…

5 frases de Jean Piaget

Vamos ler frases de Jean Piaget, um dos psicólogos mais importantes da história no que se refere ao desenvolvimento da criança. Aliás, curiosamente, foram os seus filhos aqueles que, sem querer, foram “ratinhos de laboratório” para as pesquisas do cientista.

Distimia em crianças

Estamos cada vez mais conscientes da importância da depressão e de outros transtornos do humor. Sabemos de sua alta prevalência e que cada vez mais pessoas sofrem com eles. No entanto, às vezes nos esquecemos de que os adultos não são a única…

Quando procurar um psicólogo infantil

A paternidade não vem com um manual de instruções. Embora tentemos fazer o melhor possível, às vezes podemos nos sentir sobrecarregados e precisamos pedir ajuda. Procurar um psicólogo infantil pode gerar dúvidas e medos, mas é a decisão correta em…

A importância do luto após um aborto

Sofrer a perda de um filho não nascido é uma das situações mais dolorosa pelas quais uma mulher pode passar. Elaborar o luto após um aborto é fundamental para poder assimilar o acontecimento e fazer com que as consequências a…

Apego e hiperpaternidade

Esses dois conceitos, apego e hiperpaternidade, são termos usados para caracterizar uma tendência cultural em relação ao estilo de criação dos filhos. É algo que começou a ser discutido no começo deste século. E, atualmente, diferentes sociólogos e psicólogos têm…