Como as brincadeiras de mau gosto feita por adultos afetam as crianças?

31 de agosto de 2018
As crianças não entendem as brincadeiras como os adultos. Além disso, muitas vezes elas não conhecem o humor ou a falta de humor por trás das palavras.

Uma piada nunca será recebida igualmente por adultos e crianças. Mas quando for uma brincadeira de mau gosto, certamente fará a pessoa se sentir desconfortável. Na maioria das vezes, acaba em sorrisos amarelos.

As brincadeiras de mau gosto para as crianças podem ser o típico: “Se você não dormir, o bicho-papão vai te pegar”. Ou talvez coisas como: “Se você não se comportar bem, seus seus pais vão te deixar”.

Ou então: “Sua mãe foi comida por um lobo e não vai mais vir de buscar”. Para um adulto, esse tipo de piada pode parecer inocente porque não são coisas que realmente podem acontecer. Mas, para uma criança, é muito mais do que isso.

Uma criança não entende esse tipo de brincadeiras de mau gosto. Ela não entende que há coisas impossíveis de acontecer e seu pensamento mágico a faz pensar que tudo é possível. Ela não encara essas palavras como uma simples brincadeira, mas as toma como verdade.

Essas brincadeiras podem afetar muito uma criança. Inclusive pode fazer pode fazer com que ela se sinta culpada por palavras que, na verdade, estão vazias e não significam nada.

A inocência das crianças

brincadeiras de mau gosto

Muitos adultos se sentem superiores às crianças simplesmente porque são pessoas mais velhas com mais conhecimento e experiência que os permitem entender o mundo a partir de uma perspectiva real e adulta. Mas tanto as crianças quanto os adultos merecem ser tratados com respeito. E as brincadeiras de mau gosto estão longe disso.

Há adultos que não compreendem que devem tratar as crianças com respeito porque elas são pessoas, assim como os adultos. Na verdade, são mais do que isso. As crianças são pessoas em formação e precisam de outras pessoas que as respeitem e as guiem na vida em sociedade.

As crianças estão crescendo para se tornarem adultos. Assim, a interação com as outras pessoas é essencial para um desenvolvimento com harmonia emocional.

Infelizmente, podem existir adultos que agem de maneira a demonstrar às crianças sua posição de poder só por serem mais velhos. Eles demonstram isso, por exemplo, em situações em que mostram que suas regras são as únicas que valem, sem levar em consideração os sentimentos dos pequenos. Resumindo, eles demonstram um falso poder.

O falso poder faz com que manipulem as crianças como se elas fossem marionetes. Em relação a uma brincadeira de mau gosto, mostram o falso podem rindo das crianças e não com elas. Isso pode criar uma ferida emocional profunda nos pequenos.

Melhorar a comunicação entre adultos e crianças

brincadeiras de mau gosto

É possível que as brincadeiras de mau gosto surjam quando o adulto é incapaz de ensinar ou orientar as crianças corretamente por falta de uma comunicação adequada. Às vezes, os adultos pensam que há certos tipos de comportamentos que, por terem sido praticados com eles quando eram pequenos, podem ser reproduzidos. Mas antes de fazer isso, é melhor refletir e pensar em como você se sentiu naquele momento.

É muito importante trabalhar a capacidade de comunicação para ensinar bons valores e habilidades às crianças. É importante que elas aprendam que as brincadeiras de mau gosto não são boas para os relacionamentos, seja para crianças, adultos, ou qualquer outra pessoa. Machucar uma criança para, em seguida, dar carinho não tem sentido. Demonstre amor diretamente, brinque com elas, se divirtam juntos.

De certa forma, as pessoas costumam pensar em como uma brincadeira de mau gosto é recebida quando um adulto faz para outro. E elas geralmente não são bem recebidas porque pode ser um ataque passivo-agressivo que prejudica a comunicação entre as pessoas. Quando se trata de uma brincadeira de um adulto para uma criança, o resultado é o mesmo: a criança acaba sofrendo e o adulto perderá o respeito do pequeno.