Frases positivas para ajudar seu filho a dormir

8 de setembro de 2018
O melhor aliado do sono é o esgotamento físico. Mas nem todas as noites seu filho cai exausto pelo cansaço de um dia muito atarefado. Por isso, é bom ajudá-lo a dormir com algumas frases positivas.

Ensinar seu bebê a dormir sozinho no quarto é um processo que exige, assim como muitos aspectos de sua aprendizagem, muita paciência, amor e serenidade de você.

Muitas vezes, seu filho sente medo ou, simplesmente, tem vontade de se enfiar na cama junto com o papai e a mamãe porque certamente é muito agradável dormir acompanhado e quentinho.

De fato, os adultos que dormem em casal sabem muito bem disso. Ainda assim, aprender a ir para a cama sozinho faz parte do aprendizado das crianças. Mas, para que consigam, precisam se sentir seguras.

Tente transmitir ao seu filho esse tipo de sentimento. Acompanhe-o na hora de ir para a cama e siga de maneira muito respeitosa essa rotina. Tomar leite quente, escovar os dentes, o rosto e deitar na cama para ouvir uma história lida pela mamãe ou papai são ações que podem ajudar muito seu bebê a conciliar o sono rapidamente.

a dormir

No entanto, logo após você ter apagado a luz, é muito provável que seu filho te peça um pouco de água, que você volte a deitar para ler outra história para ele ou para que o leve para o seu quarto.

É muito importante que você atenda ao chamado que seu filho te fizer e volte para o quarto a fim de conversar com ele. Mas isso não significa que você deve ceder de primeira diante seus pedidos.

Claro que é vital que você dê atenção a ele, que o escute e que afaste os medos, se existirem. Mas também é imprescindível que seja você quem mais respeite as normas e que o convença de que isso é necessário para ele aprender a dormir como uma criança grande.

Portanto, tente ser firme com as regras. Isso quer dizer que você deve evitar negociar com a criança as regras já estabelecidas. Não importa se ela está ou não no meio de uma birra.

Você deve tentar conversar com ela sem se alterar. De fato, manter um tom e uma atitude serena te ajudará muito a acalmá-la.

Frases que ajudam seu bebê a dormir

a dormir

Quando seu bebê já está na cama e você já cumpriu sua rotina – com leitura de história e beijinho de boa noite incluso –, se ele te chamar para dizer que não está com sono, além de responder ao seu chamado, você pode dizer com o tom mais conciliador possível que é necessário que ele fique quietinho – ou concentrado em respirar – para que possa adormecer.

Também, simplesmente, você pode dizer: Fique tranquilo, meu amor, não se preocupe, fique deitado em sua caminha que o sono logo virá. Em seguida, você pode lhe dar um beijinho e ir para seu quarto.

Mas se por outro lado, ele te pede para ler outra história, você pode dizer que com todo prazer do mundo você lerá outra história amanhã. Diga que você já leu uma para ele e que agora é hora de dormir. Isso é o que explica em um artigo a pedagoga, terapeuta infantil e orientadora familiar Cristina García.

Igualmente, é muito positivo dizer que  você o ama muito. Mas que é necessário descansar para poder recuperar as energias e começar o dia seguinte carregados de vitalidade.

Cristina García também afirma que quando seu filho te diz que está com medo e que não quer dormir sozinho, você pode dizer que não há nada que temer porque você e o papai estão por perto para protegê-lo.

Você pode dizer ao seu filho para abraçar seu bonequinho favorito e afirmar que você e o papai vão protegê-lo de tudo o que for necessário. Ao mesmo tempo, você pode aconselhá-lo a fechar os olhos e pensar em coisas agradáveis como paisagens, cores bonitas ou algo que ele goste muito.

a dormir

Algumas dicas para não perder o objetivo de vista

Nesses casos, é muito comum que seu filho te chame para pedir que você leve água para ele. Por isso, é importante que você lhe ofereça um pouco de água antes de ir para a cama.

Assim, se ele te pedir de novo, você pode responder que é melhor não beber mais. Principalmente porque isso o ajudará a não acordar no meio da noite com vontade de ir ao banheiro. Com certeza, seu filho vai entender e ficar mais tranquilo.

O que você pode dizer a ele diante de um categórico “não quero dormir”? Primeiro, você pode validar essa opinião. Diga que o entende, mas explique que já é hora de fechar os olhinhos. Explique que isso o ajudará a se sentir melhor amanhã.

E se ele te disser a comovedora frase “mamãe quero dormir com você”? Também é positivo validar seu sentimento e dizer que você o compreende perfeitamente. Mas que aprenderá que dormir sozinho é muito bom e muito confortável porque permite ter liberdade para se mexer livremente e que isso faz parte de sua aprendizagem.