Geografia para crianças: um mundo a descobrir
A geografia estuda a relação entre os seres humanos e o ambiente físico. É fundamental, então, ensinar geografia às crianças o quanto antes. Mas como fazer isso e quais são os benefícios obtidos?
Conceito de geografia
Em si, a geografia é a ciência que estuda a forma da terra. Na verdade, está relacionada ao estudo do clima, solo, água e formações vegetais de uma região ou território. E tendo em conta a origem do termo geografia, do grego γεω (geo-, “terra”) e γραφία (graphía, “estudos”), procura descrever os elementos da superfície terrestre bem como a sua distribuição e arranjo.
A geografia não é uma ciência isolada. Pelo contrário, está profundamente entrelaçada com astronomia, geologia, ciências naturais, história e economia política. Este fato estabelece uma relação profunda com as populações e as diferentes culturas existentes no mundo. Além disso, afeta as redes de comunicação estabelecidas pelo ser humano no meio físico.
Benefícios da geografia para crianças
A seguir, passaremos a mencionar alguns benefícios da geografia para as crianças:
- Convida a pensar na localização espacial dos vários lugares existentes no mundo.
- Ajuda a criar consciência sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
- Ensina às crianças que existem outras culturas além da sua e que elas estão presentes em outras partes do mundo. Portanto, é necessário aprender a respeitá-las.
- Tendo em vista os problemas presentes no meio ambiente (aquecimento global, poluição, crises econômicas, escassez de água, etc.), é fundamental que as crianças aprendam geografia para lhes ensinar a importância da paisagem, pois os problemas também as afetam.
- Fornece dados valiosos sobre os aspectos físicos, sociais e biológicos que podem ajudar os humanos a se prepararem para um desastre natural.
- Ensina como aproveitar melhor os recursos naturais presentes em determinado local, fato que pode influenciar favoravelmente o desenvolvimento econômico de diversas nações.
- Registra nas crianças os conceitos de pátria e nação, profundamente relacionados com a terra que se habita.
- Ajuda a entender a história de várias civilizações do mundo.
Todas as ações humanas, além de serem realizadas em um momento específico, também requerem seu desenvolvimento em um local específico.
A partir deste fato, entende-se por que várias civilizações antigas se estabeleceram perto de rios e regiões climáticas favoráveis, o que lhes permitiu o seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Mas como fazer com que aprender geografia seja atraente para as crianças?
Como ensinar geografia para crianças
Atualmente, vários métodos são usados no ensino de geografia para crianças. Alguns deles serão citados a seguir:
- Usando mapas, embora seja um material que não é muito marcante para as crianças, pois é difícil para elas imaginar a relação que existe entre um lugar e o que está desenhado em um mapa. No entanto, isso as ajuda a ter uma imagem mental relacionada a um local presente na superfície terrestre.
- Utilização de imagens relacionadas com os locais que se pretendem ensinar, onde se podem apreciar atividades e paisagens características de uma região. Assim, obtém-se maior realismo no ensino.
- Embora se diga que a melhor forma de aprender geografia é passeando no interior ou viajando, às vezes isso é impossível em função do custo e do tempo. No entanto, tendo em vista o avanço da tecnologia, a Internet ou técnicas de simulação podem ser utilizadas no ensino de geografia para crianças.
- Utilizar tabelas comparativas, onde se estabelecem as diferenças ou os contrastes entre as regiões.
- Estabelecer as vantagens e desvantagens de um país em relação à sua inter-relação com o resto do mundo, que está profundamente ligada à sua localização na superfície terrestre.
- Fazer desenhos das superfícies onde vários países do mundo estão estabelecidos. Isso permite que essas imagens permaneçam gravadas na mente da criança, fazendo um rastro delas.
O que se busca com esses métodos é que as paisagens naturais sejam conhecidas e valorizadas, muitas das quais o homem transformou em seu habitat à custa de condições ambientais degradantes. Portanto, é necessário conscientizar as gerações futuras sobre o cuidado com o meio ambiente.
Avanços tecnológicos e a relação com a geografia para crianças.
Não há dúvida de que os avanços tecnológicos têm sido uma ferramenta essencial, uma vez que permitem conhecer as características de um local com o objetivo de saber o quão degradado está e, assim, tomar as medidas necessárias para melhorar as condições em que vivemos atualmente.
Só assim as pessoas poderão colaborar com o cuidado do meio ambiente, sabendo quais são as consequências de não respeitar essa ideia. De fato, aprender com os erros que várias civilizações ou povos cometeram ao não cuidarem do habitat onde se instalaram constitui um dos elementos fundamentais do presente e do futuro.
Solução para o problema do aquecimento global e da poluição
Os esforços de milhões de pessoas para cuidar do meio ambiente não devem ser subestimados, já que todos os humanos com o pouco que podem fazer estão contribuindo para a solução geral do problema presente no mundo em relação à poluição e ao aquecimento global.
Mas isso só pode ser alcançado se as pessoas aprenderem desde cedo, tanto na escola primária quanto na secundária, a importância de aprender geografia para resolver os conflitos naturais que a humanidade enfrenta na vida cotidiana.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bernáldez, F. G. El paisaje natural. https://fungobe.org/wp-content/uploads/2022/04/1988_elpaisajenatural.pdf
- Cabero Almenara, J., & Llorente Cejudo, M. D. C. (2005). Las TIC y la educación ambiental. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 4 (2), 9-26. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/17359/file_1.pdf?sequence=1
- de Sánchez, A. G. P., & Pizzinato, L. A. R. (2006). La salida de campo: una manera de enseñar y aprender geografía. Geoenseñanza, 11(2), 229-234. https://www.redalyc.org/pdf/360/36012425008.pdf
- Fernández-Soria, J. M. (2016). Patria y nación en los textos escolares. Significado y aprendizaje de España. REXE-Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 11(22), 137-154. http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/article/view/93/88
- Franyutti, M. A. L. (2019). La influencia de las civilizaciones antiguas en la educación actual. Logos Boletín Científico de la Escuela Preparatoria No. 2, 6(12), 12-13. https://repository.uaeh.edu.mx/revistas/index.php/prepa2/article/view/4252
- Freire, E. E. E. (2022). Construcción del pensamiento geográfico en los niños. Sociedad & Tecnología, 5(2), 394-405. http://institutojubones.edu.ec/ojs/index.php/societec/article/view/222
- García, O. (2006). El lenguaje cartográfico como instrumento para la enseñanza de una geografía crítica y para la educación ambiental. MJ Marrón, L. Sánchez y O. García (Coords.), Cultura Geográfica y Educación Ciudadana, 483-502.
- García Rozo, M., Villegas, M., & González, F. (2015). La noción del espacio en la primera infancia: Un análisis desde los dibujos infantiles. Paradígma, 36(2), 223-245. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512015000200011
- Liebel, M., & Saadi, I. (2012). La participación infantil ante el desafío de la diversidad cultural. Desacatos, (39), 123-140. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-050X2012000200009
- Martínez Medina, R., & García-Morís, R. (2014). El concepto paisaje en los curricula de Educación Infantil de las Comunidades Autónomas Españolas. https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/15549