Por que a ciência é tão importante para as crianças

A ciência é o que explica o que acontece ao nosso redor e responde às nossas perguntas. Por isso, ela é apaixonante para as crianças. Vamos mostrar como estimular a inquietação natural dos seus filhos.
Por que a ciência é tão importante para as crianças

Última atualização: 11 Janeiro, 2022

Se não fosse pela ciência, talvez atualmente não pudéssemos usufruir de tantas questões que favorecem o nosso bem-estar. Por exemplo, a conectividade que tanto nos ajudou na pandemia ou os tratamentos que conseguem curar doenças complexas. É por isso que esta disciplina é tão importante para a humanidade em todos os aspectos. E como não poderia deixar de ser, também para a vida das crianças.

Além disso, graças ao conhecimento que temos hoje em dia, podemos desenvolver novos aprendizados. Afinal, a ciência avança e cresce dia a dia, assim como o cérebro dos nossos filhos, que é curioso por natureza.

Felizmente, aproximar o mundo científico da mente infantil atualmente é mais fácil (e necessário) do que nunca.  De fato, um estudo realizado na Universidade de Ulster determinou que, com apenas cinco anos, as crianças já lidam com certas noções sobre diversas ciências e que, aos sete, desenvolvem uma imagem subjetiva delas. Por que não torná-la positiva em todos os casos?

Assim, se aproveitarmos essa predisposição infantil para aprender, é possível educarmos crianças mais informadas e com um pensamento crítico e lógico mais desenvolvido. A seguir, vamos explicar por que a ciência é tão atraente para as crianças e como promover essa aprendizagem de uma forma mais divertida.

O que a ciência traz para as crianças que a torna tão importante para elas?

Crianças recebendo educação.

A ciência é considerada um elemento capital na formação das crianças. Se as encorajarmos a explorar, elas podem aprender muito mais do que apenas lendo teorias.

A título de síntese, vamos listar a seguir os benefícios que a ciência oferece para a aprendizagem das crianças. Tome nota!

Permite obter um maior conhecimento do mundo

A ciência dá às crianças uma visão muito ampla sobre o funcionamento do mundo. Tanto algo artificial (como um computador) quanto algo natural (como o crescimento de uma árvore) podem ser explicados graças ao conhecimento científico atual. E essa, sem dúvida, é uma ótima ferramenta para atravessar a fase dos “por que”.

Melhora as habilidades para a resolução de problemas

Por meio da ciência, as crianças obtêm ferramentas para enfrentar os desafios e resolver os problemas de forma criativa, porém com uma compreensão clara do que estão fazendo.

Os conceitos científicos proporcionam habilidades para a análise, a síntese e o pensamento crítico e lógico. Tudo isso permite que os pequenos investiguem mais e melhor, pensem por si próprios e cheguem às suas próprias conclusões.

Desenvolve habilidades vitais

A ciência explica a vida. Por isso, desenvolver as habilidades e competências científicas desde a infância permite que as crianças entendam melhor o ambiente ao nosso redor.

Assim, a ciência se torna a base para a observação e para a experimentação. E, sem dúvida, enquanto descobrem o seu mundo, as crianças experimentam e observam o tempo todo.

Estimula a criatividade

Ciência também é criatividade, pois, somente a partir de uma abordagem inovadora, é possível avançar no campo científico.

Portanto, a aprendizagem dessa disciplina permite que as crianças encontrem novas respostas para as suas perguntas e proponham novos desafios com hipóteses mais elaboradas. Além disso, também fazem uso de conceitos conhecidos, da engenhosidade e da originalidade para focar em novos horizontes de conhecimento.

Promove o respeito pela natureza

Por meio da ciência, é trabalhado o conhecimento e o respeito pela natureza, uma vez que a Terra é o nosso único meio natural de sobrevivência e devemos cuidar dela.

É fundamental que os pequenos descubram como a atividade humana altera os ecossistemas e provoca mudanças ambientais. Dessa forma, geraremos neles uma consciência ambiental que promova o respeito e o amor pelo mundo vegetal e animal ao nosso redor.

crianças explorando lupa floresta

Ciência, um campo com futuro para as crianças

Dito isto, podemos estabelecer várias estratégias para que os pequenos da casa se interessem pela ciência, já que a aprendizagem não precisa necessariamente ser feita de modo formal. De fato, se proposta como um passatempo, os resultados podem ser ainda melhores.

Como adultos, podemos acompanhar as suas investigações em contextos cotidianos; não precisamos fazer expedições sofisticadas. Em uma lagoa, por exemplo, há muita vida. Assim, teremos a possibilidade de explicar tudo o que encontrarmos, desde a importância da vida dos microrganismos até a necessidade de água para a subsistência neste mundo.

A ciência é tão importante para as crianças porque permite que entendam tudo o que está acontecendo ao seu redor. Por que as folhas das árvores são verdes? Como um carro se move? Como os pássaros voam? Tudo isso foi descoberto graças ao método científico. Portanto, não devemos deixar de apostar no ensino e na aprendizagem com base na ciência.

Pode interessar a você...
Experimentos para fazer em casa com as crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Experimentos para fazer em casa com as crianças

Os experimentos para fazer em casa com as crianças são fáceis, simples e econômicos porque são utilizados materiais que normalmente são encontrados...



  • Fernández-Vidal, S. (2015). El Universo En Tus Manos. Barcelona: Editorial La Galera.
  • Silver, A. & Rushton, B. S. (2008). Primary-school children’s attitudes towards science, engineering and technology and their images of scientists and engineers. International Journal of Primary, Elementary and Early Years Education; 36(1): 51-67
  • Moreno, J. La importancia de fomentar la ciencia en niñas y niños. Universidad de Costa Rica. [Internet] Disponible en: http://epm.iip.ucr.ac.cr/index.php/post=680/