Guia para os pais sobre o desenvolvimento motor grosso
O desenvolvimento motor grosso é muito importante para o desenvolvimento infantil. Por isso, é fundamental que os pais ajudem os filhos a se desenvolverem corretamente por meio de atividades e movimentos e, principalmente, entendendo o que são e por que são tão fundamentais para a vida dos pequenos ou de qualquer outra pessoa.
O processo pelo qual as crianças passam para aprender a levantar a cabeça quando são bebês, correr quando são crianças, até chegar a praticar um esporte na escola é conhecido como desenvolvimento motor grosso. As habilidades motoras grossas são uma parte importante do desenvolvimento físico geral das crianças.
O desenvolvimento motor grosso
As crianças desenvolvem habilidades motoras grossas quando aprendem como o corpo funciona e como podem movê-lo e controlá-lo. As habilidades motoras grossas devem ser desenvolvidas durante a infância, até os primeiros anos do Ensino Fundamental.
Durante a primeira infância, é importante que as crianças desenvolvam habilidades como força muscular, equilíbrio, força central, controle postural, resistência e coordenação. As crianças crescem naturalmente a partir do centro do corpo para fora. Ou seja, elas precisam primeiramente aumentar a força no tronco e no abdômen antes de desenvolvê-la nos braços e pernas.
Portanto, as habilidades motoras finas, tais como a força e o controle dos dedos, dependem primeiramente do desenvolvimento das habilidades motoras grossas das crianças.
Nesse sentido, estas últimas podem ser desenvolvidas de várias maneiras durante a infância, principalmente por meio do jogo livre. Assim, o planejamento de atividades de movimento para fazer com os seus filhos permite trabalhar habilidades específicas, tais como equilíbrio ou ações como pegar e lançar.
Por que o desenvolvimento motor grosso é importante?
Posteriormente, se as crianças não tiverem habilidades motoras grossas bem desenvolvidas, talvez possam surgir certas limitações:
- Pouca concentração na aula.
- Pouca consciência e controle corporal.
- Dificuldade para escrever.
- Dificuldade para se sentar diante de uma mesa.
- Postura, equilíbrio e coordenação incorretos.
- Evitar praticar esportes e atividades físicas.
Ao longo dos anos, foi se desenvolvendo uma tendência de substituir as horas de jogo livre das crianças por todos os tipos de atividades extras. É entendível que você queira levar os seus filhos para fazer aulas de natação ou atividades extracurriculares ocasionais, mas não é necessário que uma criança de 4 anos tenha aulas de arte, danças múltiplas, habilidades com a bola, etc.
Essas atividades estão substituindo o tempo livre que as crianças têm para brincar, que é vital para o desenvolvimento das suas habilidades motoras grossas. Quanto ao tempo diante das telas, embora atualmente seja impossível evitar totalmente que as crianças sejam expostas a elas, como pai ou mãe, você pode controlar quanto tempo é gasto com as novas tecnologias.
Assim, o seu filho de 3 anos não precisa ficar sentado diante do tablet a tarde toda. Ele deveria estar correndo no quintal ou fazendo travessuras em algum lugar. Deveria estar aprendendo. Qualquer programa on-line que o seu filho acompanha, por mais incrível que seja, não é uma substituto justificável para as brincadeiras. Em resumo: quanto mais os seus filhos brincarem livremente, mais eles aprenderão.
Atividades para as habilidades motoras grossas
Existem duas maneiras principais de desenvolver as habilidades motoras grossas do seu filho:
- Atividades guiadas por adultos.
- Jogo livre.
Quando as crianças brincam livremente, elas desenvolvem muitas habilidades motoras grossas, tais como:
- Correr, caminhar, perseguir.
- Rastejar, levantar, alcançar.
- Pular.
- Capturar, puxar, empurrar.
- Bater, rebater, passar, rolar.
- Escalar, pendurar, segurar.
- Equilíbrio e coordenação.
Além disso, as atividades conduzidas por adultos também são uma ótima maneira de ensinar habilidades motoras. Portanto, isso significa brincar com o seu filho. É por isso que as atividades extracurriculares, como, por exemplo, as aulas de dança, também fazem parte das atividades dirigidas por adultos e podem ser valiosas quando feitas com moderação e quando o tempo de jogo livre não é excessivamente substituído.
Oferecer oportunidades para o desenvolvimento motor grosso
Como mãe ou pai, você deve ser capaz de oferecer oportunidades infinitas para desenvolver essas habilidades em casa. Por isso, tente buscar o equilíbrio entre fazer atividades desse tipo e brincar com os seus filhos, além de também deixar que eles brinquem de forma independente.
Assim, ao escolher uma atividade para fazer com o seu filho, escolha uma habilidade específica para trabalhar. Aqui estão alguns exemplos: consciência corporal, coordenação olho-mão, equilíbrio, agilidade, força…
De qualquer forma, é importante que você esteja ciente da importância do desenvolvimento motor grosso do seu filho. Dessa forma, você poderá oferecer a ele as atividades que vão ajudá-lo a aprimorar esse aspecto do seu desenvolvimento.
Além disso, se em algum momento você perceber que o seu filho está apresentando algum tipo de dificuldade no desenvolvimento motor grosso, é importante consultar o pediatra para esclarecer quaisquer dúvidas e preocupações que surjam a esse respeito. Isso pode ser útil a fim de encontrar a solução para a situação de dificuldade no desenvolvimento que o seu filho pode apresentar em algum momento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ternera, L. A. C., Acevedo, P. A. J., Ricaurte, K. M. M., & Pacheco, N. E. P. (2011). Características del desarrollo motor en niños de 3 a 7 años de la ciudad de Barranquilla. Psicogente, 14(25), 76-89. https://www.redalyc.org/pdf/4975/497552358008.pdf