10 dicas para tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular

07 Outubro, 2020
Quando os pais estão ocupados, é comum que eles deixem as telas ligadas para que os filhos se divirtam e não incomodem. Mas há muitas outras coisas que podem ser feitas para, dessa forma, evitar o excesso de tecnologia para as crianças.

Certamente, todos já recorremos às telas em muitas ocasiões para acalmar os pequenos quando eles estão inquietos, entediados ou fazendo birra. Mas você sabia que existem outras maneiras de tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular?

É claro que as telas fazem parte do nosso dia a dia e, portanto, as crianças estão em contato com elas permanentemente. A questão é que estamos deixando os pequenos cada vez mais diante dos tablets e celulares, até mesmo desde quando ainda são bebês. Para que não fiquem entediados, colocamos vídeos para que eles se acalmem logo e parem de incomodar.

Não percebemos que dessa forma conseguimos acalmar as crianças no curto prazo, mas, quando tentamos tirar a tela, elas ficam ainda mais nervosas e irritadas. No final das contas, pouco a pouco, os pequenos vão deixando as brincadeiras de lado para focar na tecnologia. O que podemos fazer para tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular?

Ideias para tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular

Existem muitas alternativas que podem ser utilizadas para evitar o uso das telas. O que podemos fazer para acalmar os bebês sem recorrer ao tablet ou celular?

Mantenha contato físico com o seu bebê

Quando um bebê estiver irritado ou nervoso, em vez de colocar um vídeo para acalmá-lo, podemos pegá-lo no colo e segurá-lo enquanto ele precisar. Não há nada melhor para os bebês do que o contato físico com a mãe ou o pai. E esse contato é muito necessário para eles.

Preste atenção quando o bebê chorar

Enquanto o bebê for muito pequeno, é importante prestar atenção ao seu choro para saber o que está incomodando. Talvez ele precise trocar a fralda, talvez esteja com fome ou apenas precise sentir a mãe ou o pai.

dicas para tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular

A OMS recomenda não usar tecnologias com crianças menores de 2 anos, embora todos nós, em alguma ocasião, já tenhamos ignorado essa recomendação. Se atendermos às necessidades do bebê, ele vai se acalmar sem que tenhamos que recorrer às telas.

Um bom banho

Em casa, às vezes o seu filho fica entediado, você percebe que ele está inquieto e não sabe o que fazer. Por que não preparar um delicioso banho de espuma e levar os brinquedos junto? Isso certamente será muito relaxante para ele, ajudando-o a se acalmar e se divertir, e não haverá telas no meio!

Contar histórias!

Por menores que as crianças sejam, para elas é muito reconfortante ouvir a voz da mãe ou do pai. Quando você perceber que o bebê está inquieto, nervoso ou entediado, leia uma história para ele. Faça trocas de voz e tom para torná-la mais divertida. O bebê certamente vai se acalmar e não teremos que recorrer às tecnologias.

Outras ideias para tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular

Agora veremos algumas ideias para aplicar com crianças mais velhas.

Brincar do que quiser

Deixe que a criança brinque do que quiser. Se ela se sujar, depois podemos lavar sua roupa e dar um banho nela. A criança precisa explorar, experimentar e se sujar para aprender e estimular o seu desenvolvimento cognitivo. Então, deixe-a brincar! É muito melhor do que dar um celular para que ela não fique entediada.

Coloque música para acalmar as crianças sem usar um tablet 

Podemos colocar música para dançar, mas não vídeos musicais. Essa também pode ser uma boa ideia para nos divertirmos se o pequeno estiver entediado.

dicas para tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular

Desenhar

As crianças adoram desenhar, então dê a elas lápis e papel e deixe que deem asas à imaginação. Na próxima vez que sairmos, que tal colocar um caderno e alguns lápis de cor na bolsa? Certamente, se o seu filho estiver entediado e você tirar esse caderno da bolsa, ele vai se divertir muito e você não terá que recorrer ao tablet ou celular.

Relaxamento ou yoga

Se você notar que o seu filho está entediado, irritado ou nervoso, você pode praticar ioga com ele. Existem muitos exercícios de ioga para crianças. Além disso, é uma maneira de relaxar, fazer exercício e se divertir.

Outra opção seria colocar uma música ambiente relaxante e deitar na cama para relaxar. Ou, também, vocês podem ler algumas histórias para que a criança se entretenha e relaxe.

Faça a criança rir

Você pode simplesmente fazer cócegas. As crianças adoram essa brincadeira porque podem rir e se divertir com os pais. Essa é mais uma opção que não falha e que podemos ter à mão em qualquer hora e lugar e, assim, não será necessário recorrer às telas.

Pintar livros de colorir para tranquilizar as crianças sem usar um tablet 

Existem inúmeros livros de mandalas ou outros desenhos dos quais os seus filhos podem gostar. Sempre tenha um à mão, pois é um método infalível para quando os pequenos estiverem entediados. Pintar é uma atividade que relaxa, acalma, diverte e estimula a criatividade.

Assim, como você pode ver, é possível tranquilizar as crianças sem um tablet ou celular. Estas são algumas das atividades que você pode utilizar para mantê-las entretidas e acalmá-las, e que também são ótimas para o seu desenvolvimento. Vou colocar algumas delas em prática com o meu filho; isso certamente vai funcionar. O que você acha de experimentar também?