A importância de ensinar às crianças o valor da sinceridade
Entre o castigo e as pequenas mentiras está dizer a verdade para os nossos filhos. Isso é simples: se para corrigir às vezes castigamos, as crianças vão preferir dizer alguma mentira para escapar dos castigos. Claro que um dos nossos deveres como pais é ensinar às crianças o valor da sinceridade. Além de tudo, isso pode determinar o futuro dos nossos pequenos.
O assunto não é tão simples quanto parece. Ensinar as crianças a serem transparentes não é a mesma coisa que ensinar a amarrar o cadarço. São muitos os fatores que influenciam nos aprendizados valorativos das crianças.
Mas talvez essa seja a lição mais importante. Por isso devemos nos nutrir de paciência e, mesmo que você não acredite, existem algumas dicas úteis para ensinar às crianças o valor da sinceridade.
Por que as crianças mentem?
A primeira coisa que precisamos entender é que as crianças não mentem pelos mesmos motivos que os adultos. Os psicólogos infantis enumeraram as razões pelas quais as crianças se utilizam do recurso da mentira. Conseguir coisas e chamar a atenção são as primeiras opções.
Claro que elas fazem isso sem ter uma moral definida. Outra razão bastante comum é para evitar um castigo por parte dos pais. Talvez esse seja o motivo com o qual devemos ter mais cuidado. Muito rigor pode criar pessoas mentirosas.
Também pode acontecer de as crianças confundirem um pouco a realidade com fatos fantasiosos. Por fim, outro motivo com o qual devemos ter cuidado é a imitação. Se uma pessoa importante começa a mentir, sem dúvida alguma as crianças vão repetir.
Quando começamos a ensinar sobre mentira e verdade?
Outro aspecto importante é que nosso ensinamento sobre valor não pode começar antes dos 3 anos de idade. Na verdade, nesse momento as percepções dos nossos pequenos e seus conceitos ainda não são suficientes. Por essas razões, nosso dever é trabalhar nisso.
Mas quando a criança completar 3 anos, o correto é ser intensivo e cuidadoso em relação ao tema. O segredo reside não apenas no que ensinamos, mas na análise que fazemos do comportamento da criança.
Isso vai nos permitir inicialmente identificar as razões particulares pelas quais a criança está mentindo. Apenas com uma análise objetiva poderemos trabalhar o problema desde o começo da formação do critério da criança.
Mais importante que castigar a mentira é premiar a verdade
O estímulo é positivo para qualquer tipo de aprendizagem infantil. Por isso, quando a criança diz a verdade, o correto é premiar para que ela associe a sinceridade com algo positivo. Isso vai ajudar a criar um ambiente de confiança dentro do núcleo familiar.
E, claro, é preciso repreender quando as mentiras forem ditas, mas nossos castigos e nossas broncas devem ser bem orientados e moderados. Rotular as crianças de mentirosas pode ser muito negativo. Afinal de contas… o objetivo não é fazer nossos filhos confiarem em nós?
O tema da verdade e da mentira vai mais além de uma disciplina ou uma postura moral. Trata-se mais de confiança e apoio mútuo para enfrentar os desafios unidos.
Ensinar às crianças o valor da sinceridade: a importância de dizer a verdade
Com o passar do tempo, a ideia é que as crianças compreendam o valor de dizer a verdade. A primeira coisa é mostrar que dizer mentiras nos impede de ajudá-las da melhor maneira possível. Nesse sentido, ser sincero é dar e sentir proteção.
A questão da confiança é um tema essencial. Se expressarmos nosso orgulho quando confiamos mutuamente e premiarmos essa configuração, elas vão entender a mensagem. Porque, na verdade, se trata de a criança interiorizar que pertence a uma família que a protege.
Além disso, se formos autênticos, elas também serão. Partindo desse pressuposto, devemos evitar que nossos filhos nos escutem dizer mentiras, contradições ou disparates. Os pais são a imagem que as crianças vão seguir. Assim, tudo vai depender, em grande parte, do nosso próprio desempenho.
Ninguém disse que seria simples ensinar às crianças o valor da sinceridade. A verdade é que se perdermos as estribeiras, podemos gerar o efeito completamente oposto. Tolerância, paciência e confiança são nossas melhores armas para atingir esse objetivo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Guilian Vela Soria, G. (2019). El valor de la honestidad en el nivel inicial. http://repositorio.untumbes.edu.pe/handle/UNITUMBES/1623
- Álvarez Valdez, M. M. (2005). El currículum High Scope como apoyo en el desarrollo de las virtudes de orden, sinceridad y obediencia en niños preescolares. https://scripta.up.edu.mx/handle/20.500.12552/2631
- Lantieri, L., Goleman, D., & Bannel, E. P. (2009). Inteligencia emocional infantil y juvenil: ejercicios para cultivar la fortaleza interior en niños y jóvenes. http://588073.stanpersky.de/descargar/588073/Inteligencia%2Bemocional%2Binfantil%2By%2Bjuvenil%253A%2Bejercicios%2Bpara%2Bcultivar%2Bla%2Bfortaleza%2Binterior%2Ben%2Bninos%2By%2Bjovenes.pdf
- Salguero, M. J. C. (2011). Importancia de la inteligencia emocional como contribución al desarrollo integral de los niños/as de educación infantil. Pedagogía magna, (11), 178-188. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3629180.pdf