Brincadeiras simples para crianças de 3 anos de idade que estimulam o desenvolvimento intelectual

· 8 de dezembro de 2017

As crianças adoram brincar. Por isso, se você tem um filho com 3 anos de idade, é fácil ele achar qualquer brincadeira divertida. No entanto, é bom que como pais, vocês ofereçam aos pequenos brincadeiras simples que lhes divirtam e também lhes ajudem a desenvolver seu intelecto. 

Aqui, vamos ensinar como você pode explorar ao máximo determinadas brincadeiras simples para estimular o desenvolvimento intelectual do seu filho.

É importante saber que o desenvolvimento das crianças se dá em diferentes fases. Neste artigo, vai nos interessar saber como desenvolver o intelecto de uma criança de três anos de idade. Pois bem, nessa idade as crianças começam a pensar com criatividade, quer dizer, começam a raciocinar sobre o que estão fazendo e a refletir sobre o objetivo que querem alcançar.

Mais ou menos aos três anos de idade, a criança vai começar a ter consciência do sentido do tato, portanto, é ideal que utilizemos brincadeiras simples que reforcem as novas habilidades que ela for adquirindo.

As melhores brincadeiras que podemos participar com nossos filhos vão ser exatamente as que estimulam sua criatividade ou aquelas que exigem um pouco de raciocínio. Com base nesses princípios, vamos ver algumas brincadeiras simples que, além dos pequenos adorarem, vão favorecer sua correta educação:

Quebra-cabeças:

Os quebra-cabeças são uma maneira incrível de passar o tempo se divertindo. A idade de três anos é perfeita para começar a resolver com os nossos filhos esses “quebra-cabeças”. No entanto, esses jogos devem ser simples para que a criança não fique frustrada. Essa atividade vai desenvolver nela o hábito de raciocinar, de reconhecer as formas e de memorizar.

O mais recomendável é que as peças tenham no mínimo o tamanho de um papel ofício -se for maior não importa- e que não tenham mais de 10 peças, já que de outra maneira a criança seria incapaz de visualizar a imagem que deve formar. Por último, é preciso ter cores vivas e desenhos bem definidos e acabados.

Os quebra-cabeças podem ser comprados em lojas de brinquedos ou desenhados em casa por nós mesmos. Podemos desenhar ou imprimir em um papel ofício a imagem que nós mais gostamos. Uma forma divertida que surpreenda e que dê vontade de continuar brincando é fazer um quebra-cabeça com uma foto de vocês ou de algum dos brinquedos ou personagens favoritos da criança.

Se for o primeiro quebra-cabeça que a criança vai fazer, o ideal é que você faça junto com ela para que compreenda em que consiste o jogo. Quando já tiver completado o quebra-cabeça, nós deveremos estimular a criança a fazer sozinha.

crianças brincando com cubos, brincadeiras simples

Trabalhos manuais

Como já vimos, o tato é um dos sentidos que as crianças mais vão utilizar nessa idade para conhecer novos objetos. Os trabalhos manuais também vão ajudar a reforçar o espírito criativo que elas têm nessa idade.

Em primeiro lugar, se formos realizar um trabalho manual dentro de casa ou em algum local fechado, é importante que você tenha consciência de que provavelmente vocês vão se sujar. Algumas mães optam por reservar um lugar da casa para esse tipo de atividade.

Em segundo lugar, temos que levar em consideração que as crianças querem colocar tudo na boca, assim nós devemos ficar de olho quando a criança estiver “inspirada”. Existem tintas 100% naturais que podemos comprar, se nosso filho for propenso a morder ou a chupar os brinquedos.

Por último, para não ter problemas com a roupa da criança, o ideal é utilizar “tinta guache”, para não arrancarmos nossos cabelos ao vermos um novo desenho nas calças e camisetas.

Que tipo de trabalhos manuais posso fazer?

Massinha de modelar

As crianças ficam muito entusiasmadas com o tato, as cores, a elasticidade e as infinitas formas das massinhas. Essa é, sem dúvida, a idade da massinha de modelar. Esse material vai ser um dos seus novos brinquedos favoritos nessa fase da vida.

Quando formos comprar a massinha de modelar, vamos perceber que existe uma infinidade de tamanhos, cores e utensílios. Existem moldes e colheres para cortar em formas, carimbos para imprimir em cima da massinha desenhos e diferentes formas, e, até mesmo, manuais para estimular as crianças a construir determinados objetos. O ideal é fazermos um pequeno kit para que a criança descubra e aproveite todas as possibilidades. 

criança brincando com massinha, brincadeiras simples

Desenhar sua própria roupa:

Da mesma forma que existem tintas removíveis da roupa no caso de a criança manchá-la, existe também uma tinta que não pode ser removida. Uma ideia muito divertida é comprar um camiseta branca e utilizar esse tipo de tinta nela. Assim, podemos deixar a criança desenhando no papel o desenho que quiser e, em seguida, ajudá-la a fazer na camisa o que esboçou no papel.

A criança vai se sentir super orgulhosa de sua nova criação. Podemos realizar essa atividade na época do carnaval e, assim, a criança poderá vestir a roupa para ir passear na rua.

Brincadeiras simples a base de reciclagem e utensílios de plástico:

Reciclando, nós ensinamos nosso filho a cuidar do meio ambiente. Podemos ensinar que todos os objetos podem ser reutilizados, transformando-os em brinquedos. Para a criatividade não existem limites, mas aqui damos a você algumas ideias para que você entenda o conceito:

  • Quem não conhece o famoso telefone feito com dois copos de plástico e conectados por um fio? Podemos criar o telefone sem fio e explicar para o nosso filho como brincávamos com esse brinquedo.
  • Os chocalhos. Basta colarmos dois copos cheios de arroz um no outro. Além disso, podemos decorá-los à vontade para personalizar nosso chocalho. E podemos fazer uns chocalhos decorando uma garrafa e enchendo-a com grãos de arroz ou de areia.
  • Além disso podemos fazer uma peruca, recortando uma sacola de plástico em diversas tiras pequenas e mantendo sempre cada uma das laterais da tira unidas.

Divertir-se com seu filho em casa é muito fácil, não se esqueça que seu improviso vai ser a marca que faz a diferença em cada dia.